quinta-feira, 16 de julho de 2009

PROBLEMAS NOVOS? - VELHAS SOLUÇÕES



- Problemas Novos?
- Velhas soluções funcionam muito bem.
O toque de recolher que está movimentando a opinião pública em diversas cidades interioranas era um velho e salutar hábito há mais de sessenta anos.
A praça da cidade em frente à Igreja Matriz, ao lado do cinema e de sorveterias, ficava fervilhando de jovens nos fins de semana e nos feriados e dias festivos da cidade.
Alegres, felizes, brincavam, conversavam, namoravam, caminhavam pelos passeios agradáveis da praça bem cuidada, ao som de músicas transmitidas pelo alto-falante do coreto central. Enquanto isso os pais, sentados em bancos do jardim, conversavam com outras famílias amigas. Entre um bate-papo, um sorvete, ou um saquinho de pipocas quentinhas feitas na hora, o tempo passava num ambiente cordial e de boa convivência social.
Ao toque do relógio da Igreja seguido da pré-música do boa noite, os jovens e crianças procuravam seus pais ou responsáveis; quando os primeiros acordes da música de despedida soavam, cada grupo familiar já estava se despedindo dos amigos e saindo por um dos diversos passeios da praça. Tudo em paz, sem protestos ou choramingas.
O juiz de menores que normalmente fazia plantão na porta do cinema era estimado e respeitado. Eram raríssimas as vezes que ele presisava intervir.
Bons tempos aqueles. A praça da minha infância e juventude está lá. Linda! Vazia... O encanto foi quebrado quando a TV sem pedir licença invadiu os lares introduzindo uma nova linguagem e hábitos que passaram a desestruturar as cabecinhas e os comportamentos.
Nos últimos tempos, não só os pais começaram a perder a autoridade e o controle sobre crianças e jovens. O resultado aí está. Famílias desestruturadas; os pais não sabem por onde andam os filhos nem com quem andam ou o que fazem; professores sendo agredidos. Os jovens deixados à própria sorte para que pais e professores não venham a ser punidos pelo estatuto da criança e do adolescente, numa verdadeira inversão de valores.
Parabéns aos que num lampejo de bom senso resolveram tomar em suas mãos a responsabilidade de oferecer uma oportunidade às crianças e jovens de levarem uma vida mais saudável, regrada, recuperando assim seu verdadeiro lugar junto à família na sociedade em que vivem.
Disciplina com Amor - isso é o que nossas crianças e jovens necessitam.
Certos tipos de proibições e regras são a melhor prova de carinho, de respeito e amor que se pode lhes oferecer.
PARABÉNS E BOA SORTE!