domingo, 19 de setembro de 2010

ANALFABETO FUNCIONAL - ANALFABETO VOTA?

Analfabeto Funcional, ou: - Analfabeto Vota?
- VOTA! é um direito.
Fala-se muito sobre os índices de analfabetismo, bem como o caso do analfabeto funcional. Como acabar com esse problema cronico?
Temos uma sugestão:
- Cada eleitor analfabeto, ou analfabeto funcional, deverá ser convidado a em 4 anos (quatro anos) aprender não só a ler e escrever, como também aprender as noções elementares de aritmética. Deverá também aprender sobre a formação histórica nacional, a geografia não só os aspéctos físicos para aprender sobre meio ambiente, como também a parte humana, econômica e social. Atenção especial sobre cultura filosófica e religiosa, tudo sem doutrinação de qualquer espécie. E, principalmente reforçar conceitos de Civismo, Patriotismo, despertar o verdadeiro sentimento de fraternidade e respeito mútuo.
Consideramos quatro anos um tempo suficiente para quem não teve a oportunidade na infância de frequentar escola aprender o suficiente para passar por um processo de avaliação e ter assim seu título de eleitor revalidado. Assim teremos pessoas mais conscientes de seus direitos e deveres para, em as futuras eleições, poderem com orgulho, realmente exercer seu direito à cidadania, pois saberão distiguir quem é quem, por ex., quem cumpre as leis, quem respeita a Constituição, o que é a verdadeira Democracia, etc.
Recusar um pequeno sacrifício desses, decididamente é querer continuar a fazer parte dos "coitadinhos do 3º mundo".
Cabe aos órgãos competentes promover condições para que a sociedade tenha essa oportunidade de transformar todos os analfabetos funcionais ou não, em cidadãos por inteiro. A dívida está aí e é mútua. Deve ser paga pelos órgãos governamentais e pelos cidadãos que cumprirão seus direitos ao voto e o dever de se esforçar por melhorar sua condição perante a sociedade.
O desafio está lançado!