terça-feira, 28 de setembro de 2010

É PRIMAVERA EM "PINDORAMA"

É Primavera em terra das palmeiras - PINDORAMA! - Terra de Santa Cruz, Mundo Novo, BRASIL!!!
Estação das flores em festa de cores, formas, aromas perfumosos.
O clima de deserto (no Brasil central) é ignorado... É Primavera! Flores estão por todos os lados em profusão de cores tropicais, alegres, festivas, saudando os passantes e alegrando os jardins e parques rodeados de asfalto e poluição...
Vejo pela janela a teimosia das azaléias, das sibipirunas, das primaveras e também das palmeiras sob sol causticante agitando-se à menor aragem.
Terra das palmeiras! - Pindorama! - como diziam os nativos à época do descobrimento.
"Coqueirais"por toda parte...
Essa foi também a paisagem da minha infância. Palmeiras-coqueiros sempre presentes. E o sabor de ontem volta no doce aroma das cocadas de hoje. As de ontem, mais saborosas que as de hoje, pelo sabor de infância feliz.
No meio do campo lá estavam imponentes. Redutos de toda fauna alegre e barulhenta: maritacas, araras, periquitos, sabiás, bem-te-vis, tico-ticos entre muitos outros alados.
E, também estão lá na frente da Igreja Matriz de São Sebastião - praça Ataliba Leonel - Piraju. Eram tão pequenas quando foram plantadas; hoje - altaneiras palmeiras reais a competir com a torre da Igreja e com os sinos festivos... Porte elegante, real a emoldurar um símbolo maior.
É primavera. Pelo país afora, terra das Palmeiras, elas se multiplicam em variedade e beleza: coqueiros - palmeiras - babaçus (pindoba ou coco-de- macaco) - carbaúbas, guabirobas, coco-da-baía, coquinho-babá, jeribá, jequitá, palmito, açaís... Não importa. São referências nas veredas da vida. São símbolos de postura altaneira de um povo que nasceu para ser livre, forte, altaneiro mesmo nos momentos mais difíceis.
É Primavera! Tempo de renovar. Tempo de levantar a cabeça. Tempo de reconquistar o espaço que cada brasileiro merece ter pelo seu esforço, dedicação, patriotismo e participação na construção nacional.