segunda-feira, 20 de setembro de 2010

REFORMA POLITICA

Reforma política urgente!
Cada país tem suas origens históricas, sua formação étnica-cultural, suas referências filosófico-religiosas e um espaço territorial diversificado onde se desenvolvem todas as atividades econômicas que dão sustentação à Nação.
Se por um lado, Nação é o conjunto de pessoas que vivem em mesmo território organizado politicamente, por outro, a Nação está acima de qualquer indivíduo/cidadão desse mesmo país. E é essa característica que deve ser respeitada em qualquer forma de governo eleito para reger os destinos do povo.
Pressupõe-se que um governo implica numa política pública austera, impessoal, profissional visando o bem comum.
Ao não mais diferenciar governo de partido político cria-se uma situação extremamente grave.
Partido é para expor idéias politicas que serão ou não aceitas pelos eleitores ao exercer o seu direito de escolher entre diferentes filosofias a que melhor lhes parecer. Quando isso não ocorre, e um único partido se quer impor por exclusão dos demais, mesmo que se rotule de "democrático", será uma ditadura mal disfarçada.
Urge uma reforma politica onde: - a diversidade de opiniões seja respeitada pelos detentores do poder; - as instituições sejam valorizadas; - e, principalmente as Leis sejam cumpridas na íntegra por todos, pois todos são iguais perante a lei!
Urge também revitalizar o nacionalismo e exaltar o verdadeiro sentimento de amor ao torrão natal. Vivenciar no dia a dia o respeito mútuo.
Somos uma nação multi-étnico-cultural única! Isso é um patrimônio nosso.
Ainda faltam as verdadeira raízes nacionais a muitos indivíduos que, aqui nascidos, se comportam como se estivessem vivendo a contragosto, e que numa espécie de auto-discriminação não escondem a dificuldade que tem em eles próprios conviver com o diferente.
Educação integral é o que está faltando ao povo em geral e aos senhores políticos em particular. Temos batido na tecla da educação, pois ela é a única que pode realmente mudar a situação caótica a que se tem chegado no Brasil. No blog anterior falamos de oferecer a oportunidade ao analfabeto votante a oportunidade de ele fazer algo mais por si próprio, ou seja, em quatro anos de estudos aprender o básico : ler e escrever, mas também estudar a formação histórica, cultural, econômica, além naturalmente de reforçar o sentimento de civismo pátrio.
Sempre é tempo para aprender e mudar para melhor. Proceder a uma reforma pessoal também é de suma importância.
Que a reforma politica não seja apenas um disfarce para continuar tudo como está...