terça-feira, 21 de setembro de 2010

VOTO SECRETO - PREVISÕES&PROGNÓSTICOS

As pessoa são extremamente curiosas. Não se contentam em viver o momento presente e deixar que o tempo flua normalmente. Querem saltar etapas e saber por antecipação os eventos futuros. Ou influir neles.
Assistimos a um processo de "pesquisas de opinião" que tentam criar por antecipação o resultado de uma eleição. Isto apesar de saber, que por lei, o voto é secreto! Quais são as reais probabilidades de acerto? - dizem que sempre há uma margem de erro.
O que podemos constatar é que o acerto vai depender do poder de convencimento do eleitor votante de que a maioria já decidiu quem vai ganhar. Cientifico ou não estão jogando com sentimentos, pois as pessoas sempre querem ganhar, fazer parte dos vitoriosos, sentir-se parte do grupo, enfim, a grande maioria se comporta como "manada"... Portanto a "previsão" e/ou o "prognóstico"tornam-se verdadeiros porque o cidadão agiu de forma induzida a apoiar determinado candidato, seja ele quem for.
Um "acontecimento imbecil", no entanto, pode mudar o rumo das coisas. Ele age como o estampido que provoca um "estouro da boiada". Ou seja, ocorre uma mudança brusca na opinião, pelo despertar da letargia, levando a acontecimentos imprevisíveis a curto e a longo prazo.
Fazer previsões, nem as meteorológicas são seguras. Lembramos de uma pequena história contada por antropólogos sobre hábitos de nativos americanos de realizar a "dança da chuva":

"Contam que, durante um longo período de seca, os nativos de uma aldeia pediram ao chefe que realizasse a "dança da chuva". Este, não muito inspirado, e possivelmente esquecido dos detalhes do antigo ritual acabou cedendo e realizando a dança. Após a cerimonia, recomendou aos nativos da aldeia que colocassem as vasilhas para coletar a água da chuva. À noite, inseguro com o sucesso da empreitada, disfarçou-se e fugiu. Nas vizinhanças da aldeia, no alto da montanha havia um posto meteorológico. Parou e perguntou ao meteorologista de plantão:
- Poderia me dizer se vai chover nos próximos dias?
- Sim! Vai chover com certeza. - respondeu ele.
- Como você sabe? -quis saber.
- Os índios da aldeia lá do vale colocaram hoje suas vasilhas para coletar a água da chuva."
As "vasilhas" para coletar as águas das chuvas eleitorais estão prontas. O voto é secreto! - Ou não é?
Aguardemos para ver qual será o resultado da "dança" e do convencimento da opinião pública.
Lembrem-se: O VOTO É SECRETO!!!
E esperamos que as urnas realmente sejam dignas de confiança...