quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O RISO - (AGORA PODE) - E AS "VACAS SAGRADAS!

Todos temos virtudes e defeitos. Um dos meus defeitos é o de não conter o riso quando acho graça em alguma coisa. Ainda estudante, numa aula de história da educação, o professor perdeu a paciência com a classe e apelou para uma reprimenda em regra. Em certo momento da zanga ele disse:..."Nós, as Vacas Sagradas do Magistério!..." - Não ouvi mais nada. A associação que passou pela mente como um relâmpago desencadeou o riso. Impossível não rir.
O professor apanhado de surpresa, me olhou fixamente enquanto a classe, em suspenso, aguardava que, no mínimo, eu fosse posta para fora da sala. No entanto, o professor se recompôs, contornou a mesa e voltando-se para a sala, meio sorrido, deu continuidade à aula. Pouco antes do término da aula, ele, num meio pedido de desculpas, lembrou à classe, que como professores(as), no futuro deveríamos vigiar nossa linguagem para não provocar o riso dos alunos e assim manter o respeito e a autoridade perante a classe. Pela expressão que ele fizera ao nos fitar, suponho que entendera o motivo de nosso riso fora de hora. Ele nos conhecia desde criança e sabia que meu pai criava vacas...
Comparar-se a "Vacas Sagradas" era realmente motivo de riso para quem conhecia o animal de 4 patas, dois chifres, hábito de ruminar, etc... e que ainda pouco sabia ou entendia de filosofias e costumes de outros povos.
Hoje, quando vemos os "camaleões da hora política" comportando-se com se "Vacas Sagradas" fossem, não tenho vontade de rir.
Tenho pena das novas gerações que estão sendo confiscadas em seu direito à liberdade, à informação correta, e até ao sagrado direito de ter pensamentos e opiniões próprias. E, tudo isso através de metódico sistema de práticas autoritárias, num desvirtuamento gradativo e crescente dos valores éticos e morais, impondo o comportamento do "politicamente correto", entre outras práticas abusivas de poder.
-"Qualquer poder concedido ao Estado será utilizado inapropriadamente - é uma questão de tempo".
Assistiremos impassíveis à estatização dos indivíduos a exemplo do que já ocorre em outros países?
Realmente não dá para rir diante de faladores inconsequentes a misturar conceitos, inverter valores, desrespeitar a Constituição de forma sistemática.
Rir, agora pode!!! - Esperamos que o sagrado direito de se expressar, seja falando, seja rindo, reverta esta situação deprimente em que a política nacional está mergulhada.
Basta de TENHENHEM no masque!