sexta-feira, 15 de outubro de 2010

AGENDA DE VALORES?

SERÁ UMA NOVA FORMA DE PENSAR O MEIO AMBIENTE, ou simplesmente mais um discurso de políticos em campanha eleitoral?
Cada vez que lembro aquela afirmativa de que um dia o paraíso vai reinar na terra, me pergunto:
- Se tudo que um homem é capaz de idealizar outro é capaz de realizar, o que falta para o milagre do paraíso terrestre acontecer?
A moderna sociedade industrial que tem por objetivo elevar o "padrão de vida" das pessoas tem feito decrescer essa qualidade de vida para todos os cidadãos. Há um limite para os avanços e recuos nas ações o que vai permitir um equilíbrio benéfico, e esse limite não tem sido respeitado. A filosofia materialista feroz e competitiva, e os radicalismos de toda espécie, tem levado a resultados degradantes, ao caos social e a situação do salve-se quem puder.
Ouvimos falar em criar uma agenda de valores. Parece que querem na verdade é reforçar conceitos que desrespeitam os verdadeiros valores e os direitos dos cidadãos.
No Brasil, por exemplo, com um estado laico em guerra aberta contra os valores éticos e morais milenares das religiões e de diversas correntes filosóficas, que espécie de "valores" serão priorizados? - Os colocados no PNDH3 elaborado pelo governo atual com a aprovação do senhor presidente que assinou sem ler? - Só para lembrara alguns itens: 1- legalização do aborto, 2- casamento entre pessoas do mesmo sexo; 3- censura à imprensa; 4- desrespeito à propriedade; 5- revanchismo contra os militares que cumpriram sua missão de defesa da pátria; 6- proibição de símbolos religiosos em local público, etc, etc, etc...
Falam em ecologia, agricultura orgânica, reflorestamento, preservação de mananciais entre outras amenidades, porém o ser humano não está nesse contexto. Falta um elo entre o universo urbano e o rural. Falta um projeto de âmbito nacional, a ação prática, objetiva, como por ex., uma política de esvaziamento dos grandes centros urbanos e a criação de núcleos rurais no estilo de agro vilas - ou seja, a verdadeira volta à vida natural, simples, de valorização humana.
O ser humano na ordem da Criação foi o último a ocupar um espaço no planeta terra. Como criança grande ainda tem muito para aprender. Basta ter vontade.
A EDUCAÇÃO. MAIS UMA VEZ A EDUCAÇÃO SE FAZ NECESSÁRIA E URGENTE.

"O Sábio evita o excesso, a extravagância e a indulgência"
.