quinta-feira, 28 de outubro de 2010

VOCÊ GOSTA DE CAMINHAR? - MANDAMENTOS PARA UMA BOA CAMINHADA

Caminhar ao ar livre é o mais fácil exercício para ter uma boa saúde. Algumas regrinhas básicas devem ser seguidas para tirar o maior proveito possível.
Vejamos alguns conselhos de especialistas no assunto:
1- Forma de Pisar - coloque primeiro o calcanhar no chão, depois a sola e por último a ponta dos dedos. Com isso evita o impacto que desgasta as articulações e provoca dores.
2- Velocidade - muitos pensam que sair correndo é o melhor. Porém, o melhor é aumentar o número de passos mais curtos ao invez de aumentar o tamanho da passada. Passos mais largos aumentam o esforço dos quadris e provocam distensões na virilha.
3- Posição dos pés - mantê-los paralelos, evitando voltá-los para dentro ou para fora. A postura dos pés paralelos dá maior equilíbrio à coluna vertebral corrigindo a postura.
4- Olhar onde pisa - mas, sem abaixar muito a cabeça. Abaixar a cabeça compromete a respiração pois bloqueia a passagem do ar para os pulmões que ficam mais comprimidos.
5- Os braços - devem ficar flexionados em ângulo de 90° e em movimento. Isso ajuda a acelerar a frequência cardíaca, melhora o equilíbrio e evita o inchaço das mãos.
6- Joelhos - procure levantar os joelhos cada vez que muda o passo. Diminui a tensão muscular da panturrilha e aumenta a flexibilidade das juntas, tirando aquele ar de "soldadinho de chumbo"!
Se não consegue ir para a rua ou um parque para caminhadas, realize alguns exercícios em casa como subir e descer escadas dispensando o elevador, por ex., ande dentro da casa corrigindo a postura enquanto realiza tarefas domésticas e evite ficar sentado muito tempo.