segunda-feira, 4 de outubro de 2010

RECADO DAS URNAS

Não resta dúvidas que estas eleições estão mandando um recado.
Valeu o movimento pela ficha limpa, mas infelizmente muitos vícios ainda foram cometidos; estes só desaparecerão com muitas mudanças que precisam ser feitas. Esperamos que os primeiros movimentos nessa direção tenham continuidade, especialmente na moralização dos políticos.
Alguns dos recados que já deu para perceber dizem respeito ao abuso de poder de certos meios de formação de opinião.
As previsões dos especialistas deram com os burros n'água. Era difícil de acreditar em todos aqueles números apresentados pelos Institutos de pesquisas. Não nos enganamos quando entendemos que muitos daqueles resultados diários tinham mais de propaganda do que de realidade.
O castelo ruiu ficando provado que não se ganha eleição no grito, com arrogância, mentiras e desrespeito.
O senhor presidente pode até ter toda aquela popularidade que lhe atribuem... Porém, na hora do "eu" ou os "outros" ficou demonstrado que o que estava em jogo era mais que uma comparação de governos - que diga-se de passagem, se não houvesse a infraestrutura do governo anterior, dificilmente teria levado a bom termo o encargo recebido nas urnas.
Certas candidaturas, como a apresentada pelo PR, lamentavelmente deram um tom de deboche na figura do candidato Tiririca. A quem interessava esse disparate? - Se voto de protesto, traduziu o lamentável estado em que se encontra a educação neste país. "-Ao vencedor as batatas".
O segundo turno para presidência e para algumas unidades da federação certamente terão um novo enfoque de programas de interesse nacional.
Esperamos que os institutos que divulgam a opinião "pública" (deles) tenham aprendido a lição. Não se brinca com assunto sério: - Eleição de governantes que deverão representar todos os cidadãos não só a nível nacional como também internacional é um assunto sério e deve ser tratado com o devido respeito.
Cabe ao eleitor ficar atento, e optar pelos mais capazes cuja postura correta, coerente e de seriedade conduzam os destinos do país a um desenvolvimento consistente dando oportunidade a todos de crescer pelo seu próprio esforço.