sábado, 2 de outubro de 2010

EDUCAÇÃO - "NÓS DEVERIAMOS NOS ENVERGONHAR..."(?)

EDUCAÇÃO - "Nós deveríamos nos envergonhar..."(?)
- Transformamos em pergunta o que um artigo coloca como afirmativa, pois
as notícias sobre (des) educação continuam no mesmo tom: - "A tendência é que a qualidade das Escolas de Ensino Médio só piore"... - "Falta mão de obra qualificada..." - "Alunos universitários não sabem ler e escrever..." - "Os índices de analfabetismo continuam altos ...", etc, etc, etc...

Com o alto índice de analfabetos funcionais votando, e os analfabetos políticos continuam sendo candidatos elegíveis... temos, sim, muito de que nos envergonhar! A começar, por exemplo, pelos fichas sujas em todos os gêneros, números e graus.
O exemplo vem de cima!!!
Dizer que o voto em certos candidatos será voto de protesto não vai resolver nada se as autoridades que representam a Lei e aí estão para fazer cumprir o que é correto continuarem se omitindo e titubeando a cada novo escândalo.
Nós não só nos envergonhamos como nos sentimos indignada com o desmonte do ensino feito no Brasil nestes últimos vinte anos. Tem sido um trabalho metódico, planejado que inclui doutrinação politica em detrimento da qualidade do ensino e dos valores éticos e morais imprescindíveis.
Todos sabem que não basta o aluno aprender a juntar letras e formar palavras. Tem que aprender o significado do que lê; interpretar o verdadeiro sentido do que está escrito.
Há algum tempo enviamos um e-mail às autoridades do ensino, quando o Ministro da Educação justificou o baixo índice de aproveitamento escolar usando mais uma vez o batido slogan de que "somos país de terceiro mundo". O aluno precisa conhecer a língua pátria, e um bom dicionário ajuda, e muito, nesse aprendizado. Num jogo de empurra recebemos respostas dizendo que é outro o órgão o responsável... que nos comunicássemos lá. Ninguém assumiu a responsabilidade.
Porém, antes do dicionário existe uma condição básica para que o processo de aprendizagem se realize - é o aluno estar motivado a prender e principalmente querer aprender.
Em nossa experiência pessoal sempre fomos uma atenta observadora - tanto no tempo de estudante, como posteriormente como professora - verificamos que:
1- em muitas famílias falta o tradicional hábito do estudo, ou seja, "não é costume", e
2- em outros casos o estudo era colocado como "coisa de branco" - como já relatamos em outros artigos postados neste blog.
Essas posturas refletem bem a multiplicidade de origens de culturas em nosso país. Basta observar e conhecer a história de povoamento do imenso território nacional. Onde predominam os "brancos", os "negros", "os índios", os "mestiços", os "orientais"? - esse é o mapa a ser considerado em primeiro lugar. Não será a politica de "bolsas" que vai melhorar o aprendizado. A nosso ver, essa é uma politica de constrangimento própria de autoridades prepotentes na base do "eu pago!"
É preciso reciclar muita coisa neste país. Inclusive os senhores políticos, pois muita coisa que não vai bem é responsabilidade deles, e não é de hoje.
FALTA MOTIVAÇÃO E SOBRA DESRESPEITO PELO INDIVÍDUO.