sexta-feira, 22 de outubro de 2010

FANTASMAS EM BRASÍLIA

Não estamos falando dos funcionários públicos "fantasmas", porém muito vivos. Nem das empresas "fantasmas" que recebem polpudas somas bem "reais".
Falamos daqueles fantasmas que passeiam pelos castelos medievais e casarões antigos e que deixaram de ser um privilégio desses locais antigos para também comparecer em ambientes mais modernos como por exemplo o Palácio da Alvorada em Brasília.
Encontramos uma antiga edição da revista "Manchete" (30/08/1997) onde o jornalista Carlos Chagas, num artigo intitulado "Análise", relata alguns fatos que já tínhamos ouvido falar e que tomáramos como lendas urbanas...
Um dos locais que receberia visitas noturnas do ex-presidente Castello Branco é a Biblioteca do Palácio da Alvorada, motivo pelo qual, José Sarney quando presidente da república não ia lá durante a noite, em hipótese alguma.
O Gal. Ernesto Geisel também não se arriscava a sair do 2º andar, à noite, pois segundo informações, JK costumava fazer vistorias no Palácio...
O Congresso também receberia visitantes noturnos. Vigias juravam que após o apagar das luzes eram ouvidos discursos inteiros vindos do Plenário da Câmara. Nomes citados: Gustavo Capanema, Pedro Aleixo, Anacleto L. Cardoso entre outros ex-parlamentares; todos cobrando a presença dos parlamentares às 2ª e 6ª feiras quando ninguém comparece. Diz que durante as sessões costuma-se ouvir ordens de votação vindas de várias direções... Até o Dep. Michel Temer, segundo assessores, mais de uma vez, ao tentar ocupar a cadeira da presidência a teria encontrado ocupada pelo Dr. Ulisses Guimarães.
Entre outras aparições, o autor do artigo cita a presença de ex-ministro da Fazenda M. Henrique Simonsen deixando mensagens escritas em tinta vermelha na parede da sala de reuniões da equipe econômica, com críticas à politica de privatizações...
Além, as Estátuas dos Profetas sairiam a desfilar pela esplanada em protesto contra a falta de respeito; e, até D. Pedro II compareceria em busca de seu sucessor para lhe passar o cetro e a coroa imperial!!!
Perguntado sobre o assunto dos fantasmas no Palácio da Alvorada, FHC não quisera falar no assunto, desconversando e alegando que não andava pelo Palácio à noite, pois não sofria de insônia.
Lembramos que sintomaticamente o ex-presidente F. Collor escolheu para morar na "Casa da Dinda" do outro lado do lago. O atual presidente Lula parece que pouco tem estado por lá. Preferiu sair voando pelo mundo: 200 viagens para outros países com 385 noites fora do Brasil, e, naturalmente muito mais fora de Brasília e do Palácio.
Haverá troca de inquilinos. Mudarão também os fantasmas?
- Quem lhes dará as boas vindas?