terça-feira, 19 de outubro de 2010

ÁGUA - SÍMBOLO DA ORIGEM DO PRÓPRIO UNIVERSO

Água é Vida. É símbolo das origens do próprio Universo. Tudo muito claro como água limpa!
As chuvas chegaram. Ora tempestuosas; ora tranquilas. É vida nova em constante renovação...
Tão simples! ÁGUA = H²O. Ela está em tudo e em todos. Está nas rochas, no solo, no sub-solo, no ar, nas montanhas, nas florestas, na caatinga, em todos os seres vivos - incluso no homem - e, até nos desertos tórridos. A água flui pelos rios caudalosos e pelos pequenos fiapos dentre as rochas num doce marulhar cristalino, límpido e cheio de vitalidade. Caminha para lagos, mares e grandes oceanos - refúgio de incontáveis gotinhas...
As chuvas renovam o ar. As nuvens brincam ao sabor dos ventos distribuindo a umidade que sobe da superfície da terra graças ao calor e à circulação do ar.
Água, parte líquida do globo também se metamorfoseia em cristais de gelo refrescante, seja de forma natural ou por obra e arte do homem. E, na arte de brincar com a natureza, o homem já inventou água em pó! - onde cada partícula de água é cercada por sílica modificada que impede que as gotas se juntem e formem novamente líquido. Esta novidade serve para armazenar CO² e o gaz metano.
E a natureza em sua eterna renovação, lá nas profundezas continua a produzir água juvenil.
Em sua arte de extrair água, vai às fontes, vai ao subsolo e vai também às encostas secas da cordilheira dos andes, por exemplo, onde instalou uma engenhoca simples a que chama de "trampa"nuvens. Consiste de uma tela de grade larga colocada nos locais por onde passam nuvens que vem do mar em direção ao interior do continente, mas que ainda não tem umidade suficiente para produzir chuva. Ao passar pela tela formam-se gotículas que escorrem para um reservatório (grandes tanques). A quantidade de água assim conseguida num dia é suficiente para consumo dos moradores locais e para irrigação de pequenas culturas de subsistência. Tudo com água leve da melhor qualidade!
O homem sempre soube adaptar-se à natureza. É isso que ele deve fazer.
Finalmente já começamos a ouvir essa palavra mágica: ADAPTAÇÃO. Adaptação às novas condições climáticas que sempre ocorreram no planeta Terra e que vão continuar ocorrendo.
"O deserto vai virar mar"; o mar vai mudar de lugar; as geleiras dali vão derreter e mudarão de lugar naturalmente. Rios secarão; outros aparecerão. Florestas serão substituídas por campos e campos por florestas, etc, etc, etc.
Adaptação do homem às mudanças. Essa é o que os governos devem priorizar. Basta usar de bom senso no uso da água para que a renovação em seu ciclo eterno de geradora de vida continue favorável para todos.
Tudo é tão claro com água. Como "Água limpa!" - como diria a Emília de Monteiro Lobato.