sexta-feira, 29 de outubro de 2010

ESTIMULE A MEMÓRIA - ATIVE SEUS NEURÔNIOS

Com tanta informação martelando a cabeça o dia todo, a tendência das pessoas é se acomodarem e caírem numa rotina estressante. Começam a falhar as conexões e a misturar os canais...
O melhor para romper com esse condicionamento é mudar as atividades mentais para estimular a memória, enquanto ativa os seus neurônios.
- Complicado? Nem um pouco.
Existem exercícios fáceis e até divertidos para entrar em forma e melhorar a atividade mental.
Há um exercício que aprendi ainda nos tempos escolares com o professor de latim que corrigia os exercícios dos cadernos mantendo-os invertidos.
Então vamos lá:
1- Ginástica para os olhos - inverta o livro ou a revista que estiver lendo, por pelo menos 3 minutos. E, aproveite para fazer um pisca-pisca lubrificando os olhos. Resultados positivos: - o cérebro é estimulado para se adaptar à nova forma de ver as letras e as palavras; - a visão é obrigada a ler sílaba por sílaba disciplinando a leitura e corrigindo a forma de olhar, vendo um pedacinho da palavra de cada vez.
2-Dançar - faz bem não só ao corpo, mas também para a mente. E, quanto mais complexa for a dança, maiores serão os estímulos cerebrais. Tango, balé, dança de salão são as mais recomendadas.
3- Estudar música - é como dançar, pois solfejar equivale a dançar e vice versa; correspondem a uma contagem de tempo musical o que obriga o cérebro a se disciplinar. Tudo muito além do dois prá cá, dois prá lá!.
4- Estudar aquelas disciplinas escolares outra vez? - Sempre há algo novo para se atualizar. A disciplina na prática de novos estudos ajuda a rejuvenescer, pois a tendência é a de parar no tempo. Astronomia? História? Arte? Literatura? - quanta novidade há em qualquer uma delas...
5- Jogos - palavras cruzadas - charadas - malabares (que tal?) - Não tenha medo de aprender algo novo.
Isto é científico: "30 minutos dedicados a uma atividade comum - como cuidar de um jardim, limpar a casa, brincar com as crianças, caminhar, etc..., melhoram o ânimo e a saúde física de seu coração pois elas elevam a frequência cardíaca."
Se você está deprimida, seja qual for o motivo, com três intervalos rápidos de uma atividade física melhora sua disposição. Experimente. Não custa nada e o retorno é certo!!!