sexta-feira, 29 de outubro de 2010

ESTIMULE A MEMÓRIA - ATIVE SEUS NEURÔNIOS

Com tanta informação martelando a cabeça o dia todo, a tendência das pessoas é se acomodarem e caírem numa rotina estressante. Começam a falhar as conexões e a misturar os canais...
O melhor para romper com esse condicionamento é mudar as atividades mentais para estimular a memória, enquanto ativa os seus neurônios.
- Complicado? Nem um pouco.
Existem exercícios fáceis e até divertidos para entrar em forma e melhorar a atividade mental.
Há um exercício que aprendi ainda nos tempos escolares com o professor de latim que corrigia os exercícios dos cadernos mantendo-os invertidos.
Então vamos lá:
1- Ginástica para os olhos - inverta o livro ou a revista que estiver lendo, por pelo menos 3 minutos. E, aproveite para fazer um pisca-pisca lubrificando os olhos. Resultados positivos: - o cérebro é estimulado para se adaptar à nova forma de ver as letras e as palavras; - a visão é obrigada a ler sílaba por sílaba disciplinando a leitura e corrigindo a forma de olhar, vendo um pedacinho da palavra de cada vez.
2-Dançar - faz bem não só ao corpo, mas também para a mente. E, quanto mais complexa for a dança, maiores serão os estímulos cerebrais. Tango, balé, dança de salão são as mais recomendadas.
3- Estudar música - é como dançar, pois solfejar equivale a dançar e vice versa; correspondem a uma contagem de tempo musical o que obriga o cérebro a se disciplinar. Tudo muito além do dois prá cá, dois prá lá!.
4- Estudar aquelas disciplinas escolares outra vez? - Sempre há algo novo para se atualizar. A disciplina na prática de novos estudos ajuda a rejuvenescer, pois a tendência é a de parar no tempo. Astronomia? História? Arte? Literatura? - quanta novidade há em qualquer uma delas...
5- Jogos - palavras cruzadas - charadas - malabares (que tal?) - Não tenha medo de aprender algo novo.
Isto é científico: "30 minutos dedicados a uma atividade comum - como cuidar de um jardim, limpar a casa, brincar com as crianças, caminhar, etc..., melhoram o ânimo e a saúde física de seu coração pois elas elevam a frequência cardíaca."
Se você está deprimida, seja qual for o motivo, com três intervalos rápidos de uma atividade física melhora sua disposição. Experimente. Não custa nada e o retorno é certo!!!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

VOCÊ GOSTA DE CAMINHAR? - MANDAMENTOS PARA UMA BOA CAMINHADA

Caminhar ao ar livre é o mais fácil exercício para ter uma boa saúde. Algumas regrinhas básicas devem ser seguidas para tirar o maior proveito possível.
Vejamos alguns conselhos de especialistas no assunto:
1- Forma de Pisar - coloque primeiro o calcanhar no chão, depois a sola e por último a ponta dos dedos. Com isso evita o impacto que desgasta as articulações e provoca dores.
2- Velocidade - muitos pensam que sair correndo é o melhor. Porém, o melhor é aumentar o número de passos mais curtos ao invez de aumentar o tamanho da passada. Passos mais largos aumentam o esforço dos quadris e provocam distensões na virilha.
3- Posição dos pés - mantê-los paralelos, evitando voltá-los para dentro ou para fora. A postura dos pés paralelos dá maior equilíbrio à coluna vertebral corrigindo a postura.
4- Olhar onde pisa - mas, sem abaixar muito a cabeça. Abaixar a cabeça compromete a respiração pois bloqueia a passagem do ar para os pulmões que ficam mais comprimidos.
5- Os braços - devem ficar flexionados em ângulo de 90° e em movimento. Isso ajuda a acelerar a frequência cardíaca, melhora o equilíbrio e evita o inchaço das mãos.
6- Joelhos - procure levantar os joelhos cada vez que muda o passo. Diminui a tensão muscular da panturrilha e aumenta a flexibilidade das juntas, tirando aquele ar de "soldadinho de chumbo"!
Se não consegue ir para a rua ou um parque para caminhadas, realize alguns exercícios em casa como subir e descer escadas dispensando o elevador, por ex., ande dentro da casa corrigindo a postura enquanto realiza tarefas domésticas e evite ficar sentado muito tempo.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

REFLEXÕES OPORTUNAS

"A primeira lição que a leitura ensina é como ficar sozinho". (J. Franzen)

"Para quem quer ter sucesso, basta meditar. Deus acaba nos dizendo o que as pessoas precisam".

"Dizer NÃO exige mais coragem do que dizer SIM" (Tom Hancks).

"Todos estamos matriculados na escola da vida, onde o Mestre é o tempo". (Cora Coralina)

"Não leva mais tempo ver o lado bom da vida do que ver o lado ruim.Comecemos pelo lado bom e deixemos o lado ruim ... Ok?"

"Apenas os seus verdadeiros amigos lhe dirão que seu rosto está sujo" (Proverbio Siciliano).

"A mente serena do sábio é um espelho do Céu e da Terra - o espelho de todas as coisas". (Chuang Tsé)

"Aquele que busca aprendizagem crescerá a cada novo dia" (L. Tsé).

"Não Ação" corresponde a saber deixar que tudo flua naturalmente como deve ser, de forma que sua natureza seja satisfeita".

"Toda longa caminhada começa com o primeiro passo. Se desejas realizar algo, comece já. Não deixes para depois..."

terça-feira, 26 de outubro de 2010

"A OBSTINAÇÃO LEVA AO INFORTÚNIO"

Incrível como o I Ching tem respostas claras e cristalinas quando consultado de forma simples, direta e objetiva.
Ao perguntar sobre os rumos das eleições atuais tivemos como resposta o Hexagrama de n°21 - MORDER.
Não vamos dar nossa interpretação. Deixamos ao leitor as suas deduções.
Em "Imagem" lemos: " Os obstáculos na vida social aumentam quando há falta de clareza nos códigos penais e negligência em executá-los. Só se pode fortalecer as leis tornando-as claras e executando-as com presteza e decisão"!
NO COMENTÁRIO FINAL temos uma citação de Confúcio. Diz ele: "
"Se o bem não se acumula, não será suficiente para tornar um homem famoso. Se o mal não se acumula, não será suficiente para destruí-lo. O HOMEM INFERIOR julga, então, que o bem nas pequenas coisas não tem valor e por isso as negligencia. Ele julga que os males menores não o prejudicam o por isso não os evita. Assim, acumulam-se as faltas até que já não se podem ocultar, e sua culpa torna-se tão grande que já não pode ser explicada".
A obstinação leva naturalmente ao infortúnio...

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

FANTASMAS EM BRASÍLIA

Não estamos falando dos funcionários públicos "fantasmas", porém muito vivos. Nem das empresas "fantasmas" que recebem polpudas somas bem "reais".
Falamos daqueles fantasmas que passeiam pelos castelos medievais e casarões antigos e que deixaram de ser um privilégio desses locais antigos para também comparecer em ambientes mais modernos como por exemplo o Palácio da Alvorada em Brasília.
Encontramos uma antiga edição da revista "Manchete" (30/08/1997) onde o jornalista Carlos Chagas, num artigo intitulado "Análise", relata alguns fatos que já tínhamos ouvido falar e que tomáramos como lendas urbanas...
Um dos locais que receberia visitas noturnas do ex-presidente Castello Branco é a Biblioteca do Palácio da Alvorada, motivo pelo qual, José Sarney quando presidente da república não ia lá durante a noite, em hipótese alguma.
O Gal. Ernesto Geisel também não se arriscava a sair do 2º andar, à noite, pois segundo informações, JK costumava fazer vistorias no Palácio...
O Congresso também receberia visitantes noturnos. Vigias juravam que após o apagar das luzes eram ouvidos discursos inteiros vindos do Plenário da Câmara. Nomes citados: Gustavo Capanema, Pedro Aleixo, Anacleto L. Cardoso entre outros ex-parlamentares; todos cobrando a presença dos parlamentares às 2ª e 6ª feiras quando ninguém comparece. Diz que durante as sessões costuma-se ouvir ordens de votação vindas de várias direções... Até o Dep. Michel Temer, segundo assessores, mais de uma vez, ao tentar ocupar a cadeira da presidência a teria encontrado ocupada pelo Dr. Ulisses Guimarães.
Entre outras aparições, o autor do artigo cita a presença de ex-ministro da Fazenda M. Henrique Simonsen deixando mensagens escritas em tinta vermelha na parede da sala de reuniões da equipe econômica, com críticas à politica de privatizações...
Além, as Estátuas dos Profetas sairiam a desfilar pela esplanada em protesto contra a falta de respeito; e, até D. Pedro II compareceria em busca de seu sucessor para lhe passar o cetro e a coroa imperial!!!
Perguntado sobre o assunto dos fantasmas no Palácio da Alvorada, FHC não quisera falar no assunto, desconversando e alegando que não andava pelo Palácio à noite, pois não sofria de insônia.
Lembramos que sintomaticamente o ex-presidente F. Collor escolheu para morar na "Casa da Dinda" do outro lado do lago. O atual presidente Lula parece que pouco tem estado por lá. Preferiu sair voando pelo mundo: 200 viagens para outros países com 385 noites fora do Brasil, e, naturalmente muito mais fora de Brasília e do Palácio.
Haverá troca de inquilinos. Mudarão também os fantasmas?
- Quem lhes dará as boas vindas?

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

CULTIVANDO O JARDIM

Entre lírios e crisântemos
hoje coloquei uma roseira em flor,
para em cada pétala perfumada
oferecer um mimo de amor.
Tem margaridas ao lado de semprevivas
alegrando os dias ensolarados primaveris;
primaveris são as azaléias e acácias...
Num canto especial - a violeta saudosa
relembrando quem já se foi.
Cravos, beijos dobrados e palmas coloridas
fazendo a festa da luz em cada flor.
-São "ONZE-HORAS"! - pontual a badalar pequena rósea;
são pétalas a desabrochar na hora solar.
No meu jardim pensamento tem muito espaço.
Nele coloco frondosos flamboyans; brincos de princesa;
Ipês amarelos e roxos, angicos de sombra aconchegante.
Tem pássaros a tagarelar.
Tem pequenos insetos e muitas borboletas coloridas;
e mais cigarras, grilos e quem mais lá quiser morar.
Tem lindas crianças brincando de pega,
qual beija-flores em busca de mais uma flor.
Vão e vem.. Vem e vão. Tudo é alegria e festa!!!
A cada dia renovo meu jardim.
Sempre cabe mais uma flor.
Mais um pensamento bonito
a dizer: - BOM DIA !!!


"Somos todos semeadores. Plantemos sempre sementes do bem".

terça-feira, 19 de outubro de 2010

ÁGUA - SÍMBOLO DA ORIGEM DO PRÓPRIO UNIVERSO

Água é Vida. É símbolo das origens do próprio Universo. Tudo muito claro como água limpa!
As chuvas chegaram. Ora tempestuosas; ora tranquilas. É vida nova em constante renovação...
Tão simples! ÁGUA = H²O. Ela está em tudo e em todos. Está nas rochas, no solo, no sub-solo, no ar, nas montanhas, nas florestas, na caatinga, em todos os seres vivos - incluso no homem - e, até nos desertos tórridos. A água flui pelos rios caudalosos e pelos pequenos fiapos dentre as rochas num doce marulhar cristalino, límpido e cheio de vitalidade. Caminha para lagos, mares e grandes oceanos - refúgio de incontáveis gotinhas...
As chuvas renovam o ar. As nuvens brincam ao sabor dos ventos distribuindo a umidade que sobe da superfície da terra graças ao calor e à circulação do ar.
Água, parte líquida do globo também se metamorfoseia em cristais de gelo refrescante, seja de forma natural ou por obra e arte do homem. E, na arte de brincar com a natureza, o homem já inventou água em pó! - onde cada partícula de água é cercada por sílica modificada que impede que as gotas se juntem e formem novamente líquido. Esta novidade serve para armazenar CO² e o gaz metano.
E a natureza em sua eterna renovação, lá nas profundezas continua a produzir água juvenil.
Em sua arte de extrair água, vai às fontes, vai ao subsolo e vai também às encostas secas da cordilheira dos andes, por exemplo, onde instalou uma engenhoca simples a que chama de "trampa"nuvens. Consiste de uma tela de grade larga colocada nos locais por onde passam nuvens que vem do mar em direção ao interior do continente, mas que ainda não tem umidade suficiente para produzir chuva. Ao passar pela tela formam-se gotículas que escorrem para um reservatório (grandes tanques). A quantidade de água assim conseguida num dia é suficiente para consumo dos moradores locais e para irrigação de pequenas culturas de subsistência. Tudo com água leve da melhor qualidade!
O homem sempre soube adaptar-se à natureza. É isso que ele deve fazer.
Finalmente já começamos a ouvir essa palavra mágica: ADAPTAÇÃO. Adaptação às novas condições climáticas que sempre ocorreram no planeta Terra e que vão continuar ocorrendo.
"O deserto vai virar mar"; o mar vai mudar de lugar; as geleiras dali vão derreter e mudarão de lugar naturalmente. Rios secarão; outros aparecerão. Florestas serão substituídas por campos e campos por florestas, etc, etc, etc.
Adaptação do homem às mudanças. Essa é o que os governos devem priorizar. Basta usar de bom senso no uso da água para que a renovação em seu ciclo eterno de geradora de vida continue favorável para todos.
Tudo é tão claro com água. Como "Água limpa!" - como diria a Emília de Monteiro Lobato.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O "MARITAQUÊS" NA TERRA DOS PAPAGAIOS

"Terra dos Papagaios" foi uma das primeiras denominações dadas ao Brasil após a descoberta por haver muitos papagaios lindos, barulhentos, coloridos, de rica plumagem decorativa.
Papagaios, araras, maritacas, periquitos ainda fazem a festa no país tropical. Não só nas matas, mas também nas grandes cidades, apesar de tudo.
Aqui na cidade grande, nestas tardes primaveris lindas, barulhentas maritacas dão o ar da graça nas árvores do quintal do condomínio próximo a um parque, em pleno coração da cidade. Chegam em bando. Devem fazer parte de uma família... Discutem. Contam novidades. Algumas em grande agitação gritam alertas do alto do telhado enquanto outras passeiam pelos fios da antena de TV. Será que sua percepção... - não; não creio que elas captem as vibrações do sinal de TV. Mas que ficam alvoroçadas, ficam...
Deve ser imaginação! É primavera. Tempo de renovação. Deve ser isso. Apenas isso. Afinal, não entendo "maritaquês".
--------------------------------------------
E na Terra dos Papagaios estamos em plena campanha eleitoral.
Igual ao alvoroço de maritacas soam as propagandas. Ora gritam. Falam. Acusam. Atacam. É o caos . Uma confusão:- mente-desmente-mente... numa demonstração de paranóia e de falta de bom senso. Que triste figura a de alguns políticos! - Memória, memória minha. Nunca se viu campanha politica com esta...

Onde os verdadeiros interesses nacionais?
Bom. Estamos na Terra dos Papagaios. Fazer o quê?
Dia 31 essa papagueação vai ser varrida do ar. Olha a bruxa aí!
Restarão as alegres maritacas a tagarelar nas árvores lá no fundo do quintal.
Isso sim que dá gosto de ouvir. É "Maritaquês" puro!

domingo, 17 de outubro de 2010

SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade - palavra mágica do discurso politico correto. Corretíssimo!!!
Sabemos que há bons projetos em andamento e modelos de sustentabilidade que podem ser seguidos e copiados, em especial aqueles se espelham na sustentabilidade de há mais de 60 anos vividos por muitos cidadãos de antes do anti-progresso poluidor ganhar destaque.
Falamos da época em que a população rural era dominante e em que a vida era voltada para o meio rural onde a palavra sustentabilidade ainda não era conhecida, mas praticada. Era a regra!
Na pequena propriedade familiar havia de tudo para consumo e o excedente era vendido gerando renda. Tudo era útil e era aproveitado de forma inteligente. A palha do café, do arroz, do milho, etc.. ia direto para produzir adubo orgânico utilizado na renovação dos solos devidamente cuidados no sistema de rotação de culturas e de terras. O "progresso" chegou e hoje a folha da cana de açúcar, por exemplo, ou é queimada, ou vai para gerar combustível...e no solo são aplicados adubos químicos poluidores.
60 anos atrás o fogão era a lenha. Inclusive nas cidades. Chegou o fogão a gás e junto o alumínio das panelas. Lembro o desagrado que foi aquela imposição do consumo industrial. As panelas de ferro foram aposentadas. Hoje acrescenta-se ferro aos alimentos artificialmente o que não é saudável para todos.
Naquele tempo quase não havia carros. Caminhava-se. Carro era para levar doente a hospital.
Os alimentos eram produzidos ecologicamente corretos. A palavra ecologia não era conhecida da mesma forma que a palavra sustentabilidade. A carne era verde, os produtos eram todos orgânicos, os ovos eram todos caipira, amarelinhos, o leite ia direto do produtor para o consumidor; a manteiga era feita em casa, as verduras colhidas na horta na hora de usar. Comia-se bem. Não havia fome. E muito menos obesos!
Tenho pena das gerações atuais atulhadas em favelas, ou em apartamentos - que na época eram destinados apenas a maiores de 18 anos. E que dizer das crianças e jovens que hoje são levadas a ajudar a coletar lixo plástico das ruas, das praias, dos rios? - Ontem, nós alunos, inclusive os meninos, aprendíamos a fabricar cestos e sacolas de corda, barbante, tecido para uso em casa.
Quanta diferença! - Palavra que tenho saudade do tempo em que dava para fazer caderno para estudar em casa com o papel de embrulho da loja. Meu primeiro caderno onde aprendi a escrever e fazer continhas e a tabuada, foi confeccionado por minha mãe com papel de embrulho amarelo claro, devidamente alisado com o ferro de passar (a brasas) e costurado na máquina singer onde ela fazia a roupa da família - não havia roupas prontas nas lojas... tudo era feito em casa. Hoje temos tantas facilidades que sobra tempo para fazer nada, como a vida vazia e sem objetivos de muitos jovens que acabam presos de vícios.
Existe saída para todo esse caos.
Não creio que esse sistema politico que ora domina não só o Brasil, mas do mundo globalizado dos "direitos" em detrimento dos deveres de cada um venha a resolver em curto prazo esse problema da sustentabilidade.
FALTA UMA POLITICA para mudar hábitos e tudo depende de não contrariar interesses. É possível a volta aos bons e saudáveis costumes. Hoje faz-se turismo ecológico rural para saborear comida caseira feita em fogão a lenha e em panelas de ferro, com produtos orgânicos!!! Para respirar ar puro, fazer caminhadas nas trilhas. Redescobrir os sons da natureza...
Pode-se fazer a volta à sustentabilidade através de criação de agro vilas auto-sustentáveis, ou de unidades rurais de subsistência.
Falam em escolas para formação profissional. Gostaria de ver muitos projetos práticos de escolas rurais onde famílias inteiras pudessem se integrar e reaprender como viver de forma sustentável à moda do passado recente. Isso nada tem a ver com a tal reforma agrária que não sai do papel.

Afinal, não é condenando o errado que o paraíso vai se estabelecer na terra. Ele não vai cair do céu, que eu saiba...

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

AGENDA DE VALORES?

SERÁ UMA NOVA FORMA DE PENSAR O MEIO AMBIENTE, ou simplesmente mais um discurso de políticos em campanha eleitoral?
Cada vez que lembro aquela afirmativa de que um dia o paraíso vai reinar na terra, me pergunto:
- Se tudo que um homem é capaz de idealizar outro é capaz de realizar, o que falta para o milagre do paraíso terrestre acontecer?
A moderna sociedade industrial que tem por objetivo elevar o "padrão de vida" das pessoas tem feito decrescer essa qualidade de vida para todos os cidadãos. Há um limite para os avanços e recuos nas ações o que vai permitir um equilíbrio benéfico, e esse limite não tem sido respeitado. A filosofia materialista feroz e competitiva, e os radicalismos de toda espécie, tem levado a resultados degradantes, ao caos social e a situação do salve-se quem puder.
Ouvimos falar em criar uma agenda de valores. Parece que querem na verdade é reforçar conceitos que desrespeitam os verdadeiros valores e os direitos dos cidadãos.
No Brasil, por exemplo, com um estado laico em guerra aberta contra os valores éticos e morais milenares das religiões e de diversas correntes filosóficas, que espécie de "valores" serão priorizados? - Os colocados no PNDH3 elaborado pelo governo atual com a aprovação do senhor presidente que assinou sem ler? - Só para lembrara alguns itens: 1- legalização do aborto, 2- casamento entre pessoas do mesmo sexo; 3- censura à imprensa; 4- desrespeito à propriedade; 5- revanchismo contra os militares que cumpriram sua missão de defesa da pátria; 6- proibição de símbolos religiosos em local público, etc, etc, etc...
Falam em ecologia, agricultura orgânica, reflorestamento, preservação de mananciais entre outras amenidades, porém o ser humano não está nesse contexto. Falta um elo entre o universo urbano e o rural. Falta um projeto de âmbito nacional, a ação prática, objetiva, como por ex., uma política de esvaziamento dos grandes centros urbanos e a criação de núcleos rurais no estilo de agro vilas - ou seja, a verdadeira volta à vida natural, simples, de valorização humana.
O ser humano na ordem da Criação foi o último a ocupar um espaço no planeta terra. Como criança grande ainda tem muito para aprender. Basta ter vontade.
A EDUCAÇÃO. MAIS UMA VEZ A EDUCAÇÃO SE FAZ NECESSÁRIA E URGENTE.

"O Sábio evita o excesso, a extravagância e a indulgência"
.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O LADO BONITO DA VIDA

Às vezes sou acusada de ser "alheia", ou seja, apenas "estar" e não mergulhar nas ondas dos acontecimentos.
Deve ser uma atitude mais inconsciente de proteção, ou talvez a intuição de que tudo aquilo como é mostrado não pode ser a regra e que devemos olhar o outro lado ao invés de ficar cultivando o lado negativo da vida.
Cada vez que nos chega uma mensagem com nuvens negras sobre o futuro da humanidade, prefiro deletar. A última que chegou foi a gota d'água! Ou melhor dizendo, era um tsunami tétrico sobre o fim da água no planeta. Fico a pensar como deve sofrer uma pessoa que não consegue ver nada de bom para o futuro do planeta e da humanidade. E, ainda coloca sua inteligência para fazer terrorismo ecológico! Não seria mais racional, inteligente, lógico e mais humano colocar em prática medidas que revertam a poluição das águas, a destruição da natureza, etc. Ensinar práticas ecológicas de recuperação do meio ambiente dando o exemplo. Ninguém é tão pobre que não possa cuidar do pedacinho do planeta que ocupa.
A vida tem muitas nuances lindas. Vão desde o raio de luz solar entrando pela telha quebrada do barraco até a linda jardineira em cima do muro, passando pelo vaso humilde com uma simples florzinha. E o que dizer da emoção e do sorriso de uma criança?
Tudo são gotas. De vida. De sonhos. De beleza a nossa disposição.
Shooo... shooo... shooo ... Chega dessa poluição malévola e deprimente de pessoas de mal com a vida!
Não É só a floresta Amazônica que deve ser preservada.
Comece cada um reciclando sUas idéias, seu comportamento, suas ações.
A vida não é só escuridão. HÁ MUITA LUZ PARA TODOS!!!

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

CHILE - A SAGRAÇÃO DA VIDA

Amanhece no Chile.
A contagem dos salvos da mina no deserto do Atacama é progressiva, segura, certa, vitoriosa...
É a vitória da vida!
E, lá das profundezas da terra sai o resultado da maior riqueza que uma mina já produziu: - Vidas humanas!!!
É extremamente gratificante saber que num deserto renasce a vida.
É muito reconfortante ver a alegria e a emoção do reencontro.
É tão bom saber que o homem é capaz de se superar e vencer todas as adversidades com fé em suas crenças e valores.
Essa é a maior lição de vida que não podemos deixar de registrar.
Das entranhas da terra, o povo chileno recebe a grande dádiva - a dádiva da vida. A maior riqueza que alguém poderia extrair de uma mina!!! - VIDAS HUMANAS!!!
Parabéns a todos que contribuíram para essa vitória que é de um cidadão, de uma família, de um povo, ou seja de todos os seres humanos que acreditam, que tem fé e não esmorecem diante das adversidades.
Este é um novo dia para todos nós.
Gratidão é o sentimento que também temos o dever de expressar juntamente com as suas famílias e amigos.
Esta lição marca uma nova etapa para cada um em particular.
Boa sorte a todos.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

12-10-2010 - DIA DA CONSAGRAÇÃO DA MÃE NO FILHO

Hoje é dia de Festa pois é dia da Criança.
Também é dia da MÃE, aquela que vela pelo mundo.
Dia de consagração - dia de Nossa Senhora Aparecida - a Mãe de todos nós. Aparecida, um dia, para proteção do Brasil e de toda a Nação brasileira.
A Virgem Negra de Aparecida, cheia de graças, santa da devoção familiar a iluminar os caminhos, a dar forças nos momentos difíceis, a restaurar a fé na vida, nas pessoas, no mundo, na continuidade apesar de todas as dificuldades, num crescente iniciático indescritível.
- Virgem da América, na figura de Maria Imaculada Conceição. Ou na Virgem de Guadalupe que disse: - "Não se preocupe. Não estou eu aqui?"; e a todas as Virgens do mundo da devoção pedimos: "Livrai-nos das tentações, protegei-nos e abençoai-nos."
Elo divino entre céu e terra, símbolo da renovação da vida não só física, mas também espiritual promovendo a paz e o amor na alegria do Espírito Santo.
Tudo fica mais fácil. Mais simples. Mais leve quando deixamos que Ela nos ajude.
-"Obrigada por Vossa proteção e ajuda agora e sempre. Estende Vosso manto sobre nós e dai-nos Vossa bênção. Amém!"
Hoje também se comemora o dia da criança. Que cada uma receba a sua bênção particular...

sábado, 9 de outubro de 2010

PELA EDUCAÇÃO & ABSTINÊNCIA - OU PELO ABORTO.

- Quando começa a vida?
- Quem tem direito de interromper o curso da formação física, que abriga um ser espiritual semelhante a ele, impedindo que venha a nascer?
Só uma educação plena para orientar cada cidadão sobre seus deveres como cidadão consciente pode sanar o caos em que a sociedade está mergulhando. E não será essa educação que hoje é ministrada pelas escolas, inclusive com distribuição de camisinhas a adolescentes, à revelia dos pais que, por qualquer motivo, são ameaçados de perda da guarda dos filhos.
Educação em primeiríssimo lugar... Em segundo, terceiro, quarto..... até o infinito!!! Educação!
A ABSTINÊNCIA sexual, por exemplo, parece que se tornou um tabu falar nela. Ela ainda é o método mais honesto, decente, ético, moral, seguro de se evitar uma gravidez indesejada.
Porém, qual não foi a surpresa desagradável ao saber que um líder religioso - o bispo E. Macedo - alegou que o aborto viria a resolver o problema diminuindo assim o número de menores abandonados vivendo na miséria e em lixões!!! Será que ele nunca ouviu falar em abstinência sexual? Onde está o espírito cristão de solidariedade humana? - Não se corrige um êrro com outro maior.
A legalização com a descriminalização do aborto é uma sentença de morte aplicada a um ser que já existe e não pode se defender... E, de certa forma, também é a legalização da prostituição da mulher, pois poderá usar seu corpo como quiser... Só pessoas que se preocupam com a satisfação dos baixos instintos (pensam com o baixo ventre: comida e sexo) é que podem aprovar uma aberração dessas. Uma vez aprovado, o aborto funcionará como um "cala consciência" para toda e qualquer prática abusiva contra a mulher - e haja leis para protegê-la.
O assunto é ético, é moral, social, religioso inerente ao ser humano. Não podemos ficar em silêncio. É preciso falar.
Aproveito para contar resumidamente um relato verídico, impressionante, a respeito de uma criança de 5 anos. Uma garotinha sensível, carinhosa e vivaz aproximou-se da mãe e disse que queria muito de ser sua filha. A mãe a abraçou e respondeu: - Você é minha filha. A menina disse: - "É que da outra vez não deu. Quando eu percebi já estava indo, não deu para ficar"(sic).
A mãe que havia sofrido um aborto espontâneo de uma menina com poucos meses de gravidez ficou estarrecida. O fato havia sido superado rapidamente pela nova gravidez bem sucedida que lhe havia dado aquela linda menina tão carinhosa.
Não sou espírita, mas já estudei a ciência espírita e outras correntes de pensamento.
Aqui fica nosso registro que espero seja útil ao menos para uma reflexão de todos aquele que acham que podem decidir sobre os destinos alheios.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O FOGO - SEUS MISTÉRIOS

Enquanto os "silfos", leves e soltos rodopiam no ar levando vida, o fogo, na figura das "salamandras" vai transformando, renovando tudo num ritual voraz, incontrolável, multiplicando-se em volteios pelos campos afora..
Alimenta-se do seu companheiro - o vento inconstante e perdulário. Exaustivos, ambos - fogo e vento - purificam, regeneram, convidam à reflexão.
Entre os cristãos, o fogo novo, símbolo do Ressuscitado é celebrado na noite de Páscoa; no Pentecostes, sob a forma de línguas ou labaredas, num êxtase espiritual, ocorre a comunicação do Espírito Santo promovendo experiências místicas individuais de fortes emoções.
Presente em muitas religiões e seitas, em templos e rituais, o simbolismo ígneo é respeitado, cultuado e festejado.
Descido dos céus, faz parte da origem da terra. Destrói e renova.. Aterroriza e causa admiração.
E a fumaça que dele se desprende em direção aos céus é um elo de ligação. É o ato final do desprendimento leve do mundo material numa elevação espiritual. As cinzas que restam são a nova terra a se renovar... - para o bem, ou para o mal...
Luz e sombras.
Chama votiva, ou labareda incontrolável.
Fogo ardente é chama que se eleva ao sabor dos ventos.
Vento, sopro divino, de divindades inquietas, suportes da criação.
Fogo e Vento - eternos transformadores em ação.

ABORTO - DEFESA DA VIDA E DO MEIO AMBIENTE

A polêmica levantada nos últimos tempos sobre o aborto, sendo que muitos se sentem "autoridade" para opinar e decidir sobre o nascimento ou não de um ser seu semelhante, nos fez parar para analisar o tema "aborto".
O movimento de volta à natureza dos anos 60/70 foi o começo do protesto sobre os rumos da civilização e o desejo de uma vida livre. Tudo o que é novo tem seu lado positivo mas, também apresenta traços negativos enquanto processo de mudança e auto afirmação do indivíduo.
Os estudos de filosofias orientais também ganharam impulso no ocidente a partir dessa época.
- "Aquele que busca aprendizagem crescerá a cada novo dia; Aquele que busca o TAO decrescerá a cada novo dia"- (Lao Tsé).
Em paralelo, o materialismo desestruturador da mente ganhou terreno, e hoje, "meio ambiente" passou a ser o "deus" a ser venerado, respeitado, defendido, protegido, preservado, etc... E, ai de quem contrariar os ecologistas politicamente corretos!
O curioso é que seria de esperar que, justamente os ambientalistas também defendessem a vida humana. No entanto, não só defendem o aborto, como também defendem a legalização e o uso de drogas que são uma forma de agressão ao ser humano. Afinal, o que eles tem contra os seres humanos que poderão vir a nascer, da mesma forma como eles nasceram?
Falam em livre arbítrio. Eles também tiveram o livre arbítrio de buscar o conhecimento que leva ao crescimento individual pleno; porém, optaram pela meia verdade materialista.
Já que falamos em filosofias orientais, aproveitamos para deixar aos defensores do aborto, ou àqueles que ainda não tem opinião formada, os seguintes "Koans" para meditarem:
1- "Qual era seu pensamento a respeito do aborto antes de vc. nascer?"
2- "O que vc. estaria fazendo agora se tivesse sido abortado?"
A iluminação é um "insight" repentino, pessoal, que não dá para traduzir em palavras.
Meditem, leiam, estudem, não encerrem seu entendimento.
Lembrem-se que todas as diferentes formas de vida são importantes, inclusive a humana!!!



segunda-feira, 4 de outubro de 2010

RECADO DAS URNAS

Não resta dúvidas que estas eleições estão mandando um recado.
Valeu o movimento pela ficha limpa, mas infelizmente muitos vícios ainda foram cometidos; estes só desaparecerão com muitas mudanças que precisam ser feitas. Esperamos que os primeiros movimentos nessa direção tenham continuidade, especialmente na moralização dos políticos.
Alguns dos recados que já deu para perceber dizem respeito ao abuso de poder de certos meios de formação de opinião.
As previsões dos especialistas deram com os burros n'água. Era difícil de acreditar em todos aqueles números apresentados pelos Institutos de pesquisas. Não nos enganamos quando entendemos que muitos daqueles resultados diários tinham mais de propaganda do que de realidade.
O castelo ruiu ficando provado que não se ganha eleição no grito, com arrogância, mentiras e desrespeito.
O senhor presidente pode até ter toda aquela popularidade que lhe atribuem... Porém, na hora do "eu" ou os "outros" ficou demonstrado que o que estava em jogo era mais que uma comparação de governos - que diga-se de passagem, se não houvesse a infraestrutura do governo anterior, dificilmente teria levado a bom termo o encargo recebido nas urnas.
Certas candidaturas, como a apresentada pelo PR, lamentavelmente deram um tom de deboche na figura do candidato Tiririca. A quem interessava esse disparate? - Se voto de protesto, traduziu o lamentável estado em que se encontra a educação neste país. "-Ao vencedor as batatas".
O segundo turno para presidência e para algumas unidades da federação certamente terão um novo enfoque de programas de interesse nacional.
Esperamos que os institutos que divulgam a opinião "pública" (deles) tenham aprendido a lição. Não se brinca com assunto sério: - Eleição de governantes que deverão representar todos os cidadãos não só a nível nacional como também internacional é um assunto sério e deve ser tratado com o devido respeito.
Cabe ao eleitor ficar atento, e optar pelos mais capazes cuja postura correta, coerente e de seriedade conduzam os destinos do país a um desenvolvimento consistente dando oportunidade a todos de crescer pelo seu próprio esforço.

sábado, 2 de outubro de 2010

EDUCAÇÃO - "NÓS DEVERIAMOS NOS ENVERGONHAR..."(?)

EDUCAÇÃO - "Nós deveríamos nos envergonhar..."(?)
- Transformamos em pergunta o que um artigo coloca como afirmativa, pois
as notícias sobre (des) educação continuam no mesmo tom: - "A tendência é que a qualidade das Escolas de Ensino Médio só piore"... - "Falta mão de obra qualificada..." - "Alunos universitários não sabem ler e escrever..." - "Os índices de analfabetismo continuam altos ...", etc, etc, etc...

Com o alto índice de analfabetos funcionais votando, e os analfabetos políticos continuam sendo candidatos elegíveis... temos, sim, muito de que nos envergonhar! A começar, por exemplo, pelos fichas sujas em todos os gêneros, números e graus.
O exemplo vem de cima!!!
Dizer que o voto em certos candidatos será voto de protesto não vai resolver nada se as autoridades que representam a Lei e aí estão para fazer cumprir o que é correto continuarem se omitindo e titubeando a cada novo escândalo.
Nós não só nos envergonhamos como nos sentimos indignada com o desmonte do ensino feito no Brasil nestes últimos vinte anos. Tem sido um trabalho metódico, planejado que inclui doutrinação politica em detrimento da qualidade do ensino e dos valores éticos e morais imprescindíveis.
Todos sabem que não basta o aluno aprender a juntar letras e formar palavras. Tem que aprender o significado do que lê; interpretar o verdadeiro sentido do que está escrito.
Há algum tempo enviamos um e-mail às autoridades do ensino, quando o Ministro da Educação justificou o baixo índice de aproveitamento escolar usando mais uma vez o batido slogan de que "somos país de terceiro mundo". O aluno precisa conhecer a língua pátria, e um bom dicionário ajuda, e muito, nesse aprendizado. Num jogo de empurra recebemos respostas dizendo que é outro o órgão o responsável... que nos comunicássemos lá. Ninguém assumiu a responsabilidade.
Porém, antes do dicionário existe uma condição básica para que o processo de aprendizagem se realize - é o aluno estar motivado a prender e principalmente querer aprender.
Em nossa experiência pessoal sempre fomos uma atenta observadora - tanto no tempo de estudante, como posteriormente como professora - verificamos que:
1- em muitas famílias falta o tradicional hábito do estudo, ou seja, "não é costume", e
2- em outros casos o estudo era colocado como "coisa de branco" - como já relatamos em outros artigos postados neste blog.
Essas posturas refletem bem a multiplicidade de origens de culturas em nosso país. Basta observar e conhecer a história de povoamento do imenso território nacional. Onde predominam os "brancos", os "negros", "os índios", os "mestiços", os "orientais"? - esse é o mapa a ser considerado em primeiro lugar. Não será a politica de "bolsas" que vai melhorar o aprendizado. A nosso ver, essa é uma politica de constrangimento própria de autoridades prepotentes na base do "eu pago!"
É preciso reciclar muita coisa neste país. Inclusive os senhores políticos, pois muita coisa que não vai bem é responsabilidade deles, e não é de hoje.
FALTA MOTIVAÇÃO E SOBRA DESRESPEITO PELO INDIVÍDUO.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

MAGIA DO VENTO

Vento, ar em movimento movimentando a vida e os pensamentos...
Ele vai e vem. Corre de um lado para outro como moleque levado. Sopra, silva, ruge feroz. Afaga e brinca de esconde esconde...Renova os ambientes pesados, distribui aromas, leva poeiras, traz chuvas, dispersa pequenas sementes aladas - promessas de vida a se renovar...
Vai e vem. Bate na porta. Bate as janelas. Corre pelos telhados...
Amontoa nuvens lá nos céus. Esfiapa outras tantas.
Rasga florestas, atormenta campinas. Agita as folhas das árvores e transforma em balanço os galhos floridos de festa primaveril.
Revolve as ondas no mar, enquanto passeia despreocupado por aí.
É o vento, livre a correr mundo e fazer surpresas.
Foi ele, o vento, quem ontem, numa lufada inesperada me presenteou com uma frágil e delicada semente - fiapo de vida. A vida latente de gigante e frondosa "Paineira"!
E, nas asas do vento, lá fui eu de volta à terra natal e revi, ali bem perto de casa a bela e gigante paineira, vestida de rosa, toda faceira com galhos voltados para os céus a espera de, num passe de mágica, dispersar ao vento os alvos fiapos - promessas...
Revejo por momentos o vale que, a cada novo ano se tornava mais belo com sua frondosa presença. Não estava só. Não muito distante, na curva da estrada, como a aguardar o passante, outras belas e frondosas paineiras, vestidas de gala, reinavam imponentes, coloridas, convidativas, a espera de sua missão cumprir: a de alegrar, de embelezar, abrigar e a de dispersar ao vento os fiapos de sonhos de um novo amanhã.
E o vento brincalhão, depois desta reinação, levou para longe a pequena semente que eu segurava nas mãos...

-"Paineira" - (chorisa speciosa) - também conhecida como barriguda. Grande árvore brasileira de tronco grosso e forte, folhas digitadas e enormes flores róseas, altamente ornamentais; do fruto fornece a paina - fibras macias sedosas, parecidas com algodão utilizadas na indústria.