domingo, 13 de fevereiro de 2011

AS FRUTAS - FONTE DE SAÚDE O ANO INTEIRO

AS FRUTAS  são uma FONTE DE SAÚDE o ANO INTEIRO...

Os antigos conheciam bem os benefícios das frutas e adotavam sistemas de tratamento. Tratamento da Uva, da laranja, cítricos em geral, da maçã, etc. Todas as frutas são dotadas de propriedades medicinais, além de suprir o organismo com sais minerais, vitaminas e outros nutrientes. No Brasil, graças à sua extensão temos muitos e variados tipos de frutas o ano todo.

Vejamos a época de cada uma das mais comuns:

Abacate – safra de outubro a janeiro. É uma fruta gordurosa e pode substituir alimentos como as carnes. De difícil digestão deve ser usada com moderação. Ele tem propriedades laxativas e anti reumáticas.

Abacaxi – entre outubro e janeiro são encontradas as melhores frutas. O abacaxi é ótimo para o verão.

Banana – encontrada em qualquer época do ano. De alto valor nutritivo deve fazer parte da dieta desde a criança ao idoso. Tem propriedade antidiarreica, combate a anemia e é lactigena.

Caju – típica do verão, pode ser utilizada pelas crianças já a partir dos 6 meses de idade. Rica em vitamina C.

Laranja – encontrada em qualquer época do ano. Juntamente com outros cítricos é de largo uso em sucos refrescantes ricos em vitamina C.

Maçã – típica de climas temperados frios hoje já está aclimatada em várias regiões do país, permitindo seu consumo o ano todo. No entanto, a safra de fevereiro tem as melhores frutas. "Uma maçã por dia afasta o médico" – diz o ditado... Seu alto poder higienizador e regenerador faz com que ela exerça amplos benefícios à saúde física e mental.

Mamão – fruta tipicamente nacional, sua safra vai de maio a junho, mas os modernos processos de cultivo permitem seu uso o ano todo. Age como facilitador da digestão.

Manga – a safra da fruta de origem oriental, vai de outubro a janeiro. Por ser uma fruta fibrosa não é aconselhada para crianças de menos de um ano. Nutritiva ela age também como limpadora do organismo ajudando a eliminar as toxinas deixados por alimentos de origem animal.

Melões e Melancias – produzida praticamente todo o ano, os melhores frutos são encontrados de novembro a março. Como toda fruta é um ótimo refresco e medicamento para todas as idades.

Peras – de qualidade são as colhidas de fevereiro a março. Fruta diurética e de fácil digestão.

Uva – a safra principal vai de dezembro a março; porém já há espécies que produzem o ano todo.

A Ameixa, o Figo, o Pêssego e a Nêspera são frutas mais requintadas de verão. A sua produtividade é reduzida a algumas poucas áreas, o que encarece o produto e restringe a pequeno período de uso.

Outras – Goiaba, Jabuticaba, Amora, Morango, Maracujá, Caqui, são frutas também de produção regional e em alguns casos praticamente inexiste nas feiras, como a amora por exemplo.

No Brasil há muitas espécies nativas espalhadas por todas regiões, todas muito ricas e nutritivas.

Fruta todo o dia é o cardápio mais saudável e prático, pois já vem pronto para uso. Bom apetite!