quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

LANÇANDO MODA: CHAPÉUS E SOMBRINHAS

No antigamente, não muito antigo, era moda o uso do chapéu (masculino e feminino) e a sobrinha. É só olhar os filmes da década de 1940/50, por exemplo. Mas não era só no cinema, não. No dia a dia, as pessoas usavam chapéus e sombrinhas. Na minha infância para ir à escola desde a chácara onde morava, à pé, sem as mordomias de transporte motorizado, caminhava uma longa distância sob o sol tropical, escaldante! Usava chapéu ou sombrinha. Já fazia calor naquele tempo - o forte calor não é excluividade do momento atual em que os "entendidos" falam em aquecimento global... E como fazia calor!. Também chovia muito, com inundações e tudo o mais. Guarda-chuva em ação.
Por onde andam os estilistas modistas que esqueceram dos chapéus e das sombrinhas? - Afinal, vivemos num país tropical, onde chove, faz calor de torrar e de derreter asfalto das ruas - quando este passou a substituir os calçamentos de paralelepipedos - como já enfrentamos há mais de 40 anos.
Criar moda dentro de salas com ar condicionado dá nisso... Esquecem da realidade do mundo lá de fora.
Uso de Chapéu e Sombrinha é moda útil que também tem seu charme!
Havia também os lenços de cabeça - em geral  de seda, charmosos. Sem esquecer do uso do leque, da ventarola, "abanico"... tudo muito prático e que funcionava num dia calorento.
Os hábitos mudaram com a introdução de outras "comodidades" não tão cômodas como parecem ser, haja vista uma sala fechada com o "ar" condicionado pifado, ou a falta de energia para a ventilador, por exemplo.
Enfrentar a rua com sol a pino, com um chapéu na cabeça ou uma sombrinha na mão, ainda pode ser uma alternativa elegante  para enfrentar o tradicional clima tropical... É só lançar a moda.