sábado, 5 de fevereiro de 2011

DITADORES, DITADURAS E O MUNDO ÁRABE

Dizem que todos temos uma tendência a ser "ditadores", autoritários, querendo concentrar o poder nas mãos...

Os ditadores despóticos, concentradores de todos os poderes do Estado, tem como característica principal a de se julgarem sempre certos. Abraçam um "sonho", um  "ideal", uma filosofia ou crença, seja lá qual for, e não mudam de rumo nem que a lógica lhes prove que não são donos da verdade. É um traço do caráter que determina essa conduta radical, ou será um desequilíbrio mental? Um forte desejo de auto afirmação e dominação sobre os outros leva muitos mandatários concentrar o poder, muitas vezes apoiados na crença de estarem cumprindo uma missão... As motivações que levam uma pessoa a se tornar um ditador são as mais variadas. Uma vez no poder, só o deixam pela deposição, pela morte natural ou assassinato, quando não pelo suicídio como ocorreu com Getúlio Vargas.

A ambição pelo poder tem levado a grandes tragédias humanas. O mapa do mundo atual onde predominam governos com essas características é impressionante. As poucas democracias e governos republicanos com alguns reis exercendo o poder moderador, oscilam entre a pressão das forças ditatoriais querendo dominar, e a força de vontade de manter um rumo coerente com os princípios e valores humanos.

Os países do norte da África e países da península Arábica que são dominados por culturas semelhantes, estão passando por uma agitação popular com tendência a abolir os sistemas ditatoriais vigentes por décadas, com destaque para o Egito, Tunísia, Argélia, Iemen, Jordânia, etc. O "efeito borboleta" foi desencadeado no dia 17/12/2010 quando um jovem tunisiano, em sinal de protesto por lhe terem confiscado o carro de venda de verduras, ateou fogo a si. Esse ato pessoal o transformou em mártir e modelo. A ditadura de Zine el Abidine Ben Ali (23 anos no poder) acabou. Os protestos se multiplicaram numa onda de revoltas sacudindo o mundo árabe. A situação de pobreza e de falta de liberdades básicas é compartilhada pelo maior parte da população do Magreb e Oriente próximo. O povo está desejoso de um novo estilo de governo e a grande maioria do povo da região vê no modelo democrático Turco – o modelo ideal.

Novos ventos e novos rumos... O que o futuro reserva para esses povos que no conjunto tem as mesmas crenças, estilo de vida semelhante, ainda não está definido. Certamente haverá uma reorganização politica e de caráter social, mas abolir costumes e adotar  novos conceitos e padrões de vida será mais difícil. Os conflitos serão inevitáveis.

Ditadura – excesso de autoridade, qualquer regime de governo que cerceie ou suprima as liberdades individuais. É a forma de governo em que todos os poderes se enfeixam nas mãos de um indivíduo, de um grupo, de um partido, de uma assembléia, ou de uma classe.