segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

SAÚDE EM PRIMEIRO LUGAR - ALTERNATIVAS PARA ALGUNS "PROBLEMINHAS"

A SAÚDE EM PRIMEIRO LUGAR - Há alguns anos nos temos dedicado a pesquisa e ao estudo de temas referentes à Saúde, Alimentação e melhoria da qualidade de vida. Ao paticipar da co-autoria dos textos do livro "As Delícias da Cozinha Alternativa" coletamos muitas informações referentes às alternativas de tratamentos corriqueiros para probleminhas que afetam muitas pessoas. Por não serem itens pertinentes ao assunto do livro em questão, guardamos, e hoje estamos partilhando alguns  itens sobre como enfrentar um ou outro "probleminha".

 1-    CRESCIMENTO – Crianças com estatura inferior ao normal para sua idade. Se a criança não sofre de algum distúrbio sério, experimente:

a)    Aumentar o tempo de permanência da criança deitada; dormir após o almoço.

b)    Exercícios leves de alongamento da coluna.

c)    Alimentação rica em frutas, verduras cruas e Mel.

2-    ALERGIAS – Deixe de comer aquilo que você mais gosta!

3-    INSÔNIA – Vai contar carneirinhos? – Não! Experimente algumas simpatias: a) vista o pijama do avesso; b) mude a posição da cama no quarto. Se não for possível, mude você; deite-se ao contrário na cama – os pés na cabeceira...; c) tome um chá de folha de erva cidreira adoçado com mel; ou um suco de maracujá; d) use roupas azuis e mentalize a cor azul.

4-    CALVÍCIE E QUEDA DE CABELO –  A calvície ocorre por falta de irrigação do couro cabeludo. Alguns cuidados como massagear o couro cabeludo, dormir no chão ou em cama dura, caminhar bastante para ativar a circulação, fazer caretas, etc, são algumas recomendações. Há quem recomende o uso de suco de couve para tomar e fazer massagens. Ou, usar água de coco para a massagem do couro cabeludo; lavar a cabeça duas horas após a aplicação. (Obs. Não tomar sol enquanto estiver com o cabelo molhado com a água de coco).

5-    QUEDA de Cabelo por efeito de parasitose – aplicar no local gotas de leite de pinhão do Paraguai.

6-   DESIDRATAÇÃO – Jejum ou monodieta, e hidratação com "Gaspacho" - ( um copo de água, 1 pitada de sal, 1 dente de alho amassado e 1 colher de azeite de oliva, 1 colher de vinagre). Frutas: goiba, banana, maçã ou pêssego.

7-   ALCOOLISMO X TABAGISMO -  a cura pode ser demorada mas não custa experimentar mudando hábitos alimentares. Recomedações de tipos de "cura": - Cura com frutas secas (uvas passas, ameixas, figos); Cura pelos sucos: de laranja, melancia, da maçã. No caso de filhos de pessoas viciadas é altamente recomendada a maçã (cozida, assada, xaropes e ou compotas), melancia e uvas (sucos e a fruta ao natural).

Oportunamente divulgaremos outros itens, como "simpatias" -  na base do: - "não precisa acreditar". Basta fazer.