quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A POLITICA NO DIVÃ - HORA DE REFLEXÃO

Chegamos ao final da campanha eleitoral sem que o debate politico tenha ocorrido. Esta campanha superou as expectativas de qualquer ficcionista. Tornou-se um "prato cheio" para os estudiosos da mente e do comportamento humano!Um psicólogo ou um psicoterapeuta poderiam ajudar a entender o que aconteceu com os partidos políticos, com os candidatos e os militantes...
O poder tende a corromper o carater das pessoas e dos partidos políticos, pois à medida que se acomodam em postos e cargos perdem a noção do que é correto e pode, e o que não é correto e portanto não pode, por contrariar as normas Democráticas.
O espetáculo (triste) oscilou em alguns momentos entre a esquizofrenia paranóica e a irresponsabilidade da loucura de conveniência passando por atitudes de mau caratismo e irresponsabilidade explícita. Uma lástima...
Entendemos que os representantes da Nação, em qualquer nível de representatividade devem ter senso de responsabilidade, auto-crítica, ser ético, ter caráter, ser respeitoso consigo e com os seus semelhantes; é o mínimo que se espera, seja de um candidato ou de um cabo eleitoral.
Quanto a escolha de candidatos pelos partidos deverá preencher requisitos que incluam não só a ficha limpa e/ou folha corrida, o conhecimento das Leis (CONSTITUIÇÃO), ter uma formação compatível com o cargo que deseja concorrer, além de ter equilíbrio psicológico comprovado. Caso contrário jamais se dará um salto de qualidade na politica nacional.
O descontrucionismo das verdades distorcendo fatos querendo apagar realidades e a omissão de parte da história pessoal ou da Nação ao relatar o detalhe que interessa em detrimento da verdade, as contradições de comportamento e de posições de pensamento demonstram a imaturidade politica, a falta de respeito não só por si próprios, como pelos adversários e para com os cidadãos que querem representar.
Um regime democrático implica em: alternância de poder, respeito pelos direitos de todos os cidadãos, humildade para servir a Nação (e não servir-se dela), dignidade, imparcialidade, retidão nas palavras e nos atos, entre muitas outras normas de convivência harmoniosa e exemplar que devem reger a vida dos cidadãos em uma sociedade.
"Toda Nação acaba ficando parecida com quem a governa!"
Se queremos uma nação mais rica em valores, estes dever ser cultivados no sentido de elevar o seu nível.
Se o exemplo dos "lideres" tem vícios arraigados, ao invés de melhorar, a Nação acaba se nivelando por baixo numa auto depreciação e permissividades perigosas.
Que as lições desta campanha norteiem os futuros homens e mulheres governantes.
A reflexão é necessária. O divã é o melhor lugar no momento para essa reflexão sem medo de mergulhar no subconsciente e trazer à luz os problemas que sufocam a cada um que usou o momento político para atirar pedras a torto e a direita nos adversários.
- Quem ganhou?
- Quem perdeu?
- Ainda é cedo para dizer apesar da velocidade, nunca antes vista, as urnas terem dado o resultado quase que antes do começo da votação!!!
Tudo merece uma análise mais profunda.
Boa sorte a todos os brasileiros que de boa fé compareceram esperando por um mundo melhor...
Que o bom Deus abençoe a todos nós, inclusive aos que não crêem.