sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

CULTIVAR ORQUÍDEAS É FÁCIL

Quem não se encanta com uma bela flor? - As Orquídeas são das mais belas e a variedade imensa - com 1.800 gêneros e 30.000 espécies. O Brasil tem grande número de espécies nativas que podem ser apreciadas e também cultivas.
Aqui vão algumas dicas e informações da Secretaria da Agricultura - e Instituto de Botânica de S.P. para quem quiser praticar o cultivo de belas orquídeas em seu jardim.

TRATOS CULTURAIS
- Recipiente: deverá ser de barro e raso com muitos furos ou simples com um só furo e o seu tamanho proporcional ao da planta. Vasos muito grandes prejudicam, pois terá excesso de água e dificultam o enraizamento.
- Substratos: basicamente xaxim desfibrado (nunca xaxim em pó). Xaxim em placa, sphagnum (musgo branco), cascas de árvores (ipê, pinheiro, etc.), carvão vegetal e cascalho também podem ser usados, dependendo da espécie.
- Quando se usa o vaso alto, com um furo, 1/3 dele deve ser preenchido com cacos de telha ou cascalho para facilitar a drenagem.
- Plantio: o bulbo mais velho deve ficar junto à parede do vaso, permitindo assim o crescimento da planta em direção ao lado oposto. Não apertar demais o xaxim e amparar a planta com um tutor, para facilitar o enraizamento e porte ereto. Após o plantio o vaso deve ser preferencialmente pendurado através de um tripé.
- Propagação vegetativa: quando se dividir uma planta adulta, fazê-lo sempre de modo que fiquem mais de 3 (três) bulbos em cada muda. Eliminar as raízes velhas ou mortas. A melhor época para a retirada de mudas é em geral de 2 a 3 meses após a floração, quando se inicia o brotamento.
- Irrigação - nunca molhar demais a planta. As orquídeas toleram melhor a estiagem que as regas constantes. Só se deve regá-las quando o substrato estiver completamente seco.

ABRIGO:
Pode ser um ripado ou telado para o controle de iluminação. O local deve ser arejado, ensolarado e livre de ventos canalizados.
Para a construção de ripados recomenda-se:
- altura média de 2,50m na cumieira, com estrutura básica de caibros de peroba;
- na cobertura, as ripas devem ficar dispostas ao longo da direção norte-sul e os vãos entre elas deve ser de 3,0cm.
- as laterais também podem ser ripas ou telas e parte de alvenaria.
- no caso de telado os vãos entre as ripas poderão ser de 1,5m a 2,0m apenas para fixar a tela.
- a tela de nylon indicada é a encontrada no mercado sob o nome de "sombrite", com 50 ou 60% de sombreamento (tela preta).

ADUBAÇÃO:
Não há regra para aplicação de adubo em orquídeas.
- a adubação deverá ser feita em doses pequenas e intercaladas, geralmente no período em que a planta esteja produzindo raízes e brotos novos.
- o adubo mais frequentemente usado é o químico solúvel (tipo hiponex, super Ouro verde ou similar), aplicado em pulverizações foliares. A preparação da solução deve seguir as instruções do fabricante.

PRAGAS E DOENÇAS:
- Pulgões, cochonilhas e fungos - pulverização trimestral com preparados como o indicado por especialistas ( 20cc de malatol, 20gr de dithane M-45 e 10l de água).
- Lesmas e caracóis: iscas - (rodimol, por ex.).
- Em casos de ataques intenso de cochonilhas deve-se acrescentar 5cc de óleo mineral tipo agrocitrus ou outros encontrados em casas de jardinagem.
- Caso as plantas sejam poucas não se justifica o uso de defensivos tóxicos. Pode usar métodos mais simples como o uso de uma escova para raspar as cochonilhas...