domingo, 10 de janeiro de 2010

SEJA MAIS UM A PRATICAR SAÚDE

Sempre que nos propomos a mudar alguma coisa em nossas vidas, procuramos não só informações novas, mas também o que outras pessoas tem a nos ensinar pela sua experiência.
Sempre há algo novo a aprender, a conhecer. Mesmo que esse "algo novo" tenha muitos anos de existência, como é o caso da Yoga- (ver "Yoga para Executivos" -Yoga Mínima - de Mário Sanchez). Acontece que ninguém nasce com o conhecimento acumulado das gerações passadas. Cada um tem que aprender por si.
Esse conhecimento, felizmente é transmitido às novas gerações através dos Mestres e dos livros. Mesmo atualmente em que o conhecimento vem sendo resumido, reduzido, e, até mesmo contestado por uma classe onde a ignorância faz parte de seu currículo, cada um que realmente deseje conhecer algo novo para uso próprio, basta procurar que vai achar.
Por exemplo: - Vivemos uma época de descaso das autoridades em relação à saúde pública. Vemos centenas e centenas de pessoas presas a filas de espera morrendo sem saber que em suas próprias mãos corre uma Energia Invisível que se aplicada a si ou a outras pessoas vai operar milagres, aliviando dores, estimulando energias, melhorando as condições de saúde. Basta friccionar uma mão contra a outra vigorosamente e aplicar sobre os olhos, por exemplo, não só aliviando as tensões como clareando a vista. Isso sem falar nos inúmeros pontos de energia que podem ser ativados por massagens, sedação, pressão...
Além das mãos, temos os órgãos de respiração: não só as narinas levam o AR até os pulmões. A pele também. Uma boa e completa respiração frente a uma janela ou ao ar livre, não só oxigena, como também limpa as toxinas acumuladas no organismo.
Roupas adequadas ao clima também são uma forma de arear o organismo. A sabedoria dos antigos imigrantes ao chegar ao Brasil, como nossa avó, condenava o uso do algodão nas vestimentas por considerá-lo pouco saudável... E por falar em vestimentas, o radicalismo em certos casos impede entender por exemplo que as amplas roupas usadas no oriente, região de desertos, não passa de uma adaptação às condições climáticas de calor escaldante durante o dia, e de noites enregelantes pela dispersão do calor.

A ÁGUA, todos ouvem falar que se deve tomar muita água para hidratar. Como beber essa água? - Ao goles, em pequenas porções. Mas, nem sempre a pessoa consegue engolir tudo o que os entendidos consideram ideal para manter o organismo hidratado. Para não saturar o organismo e até causar uma perigosa "bebedeira", basta ir molhando o corpo com água fria, a começar pela testa, nuca, braços, antebraços, pernas, pés.... A pele absorve a água que por sua vez vai completar a hidratação do organismo. Simples!!!
E assim, muitas coisas simples podem ajudar a cada um a melhorar suas condições de saúde.
Um problema que está se tornando uma recorrente é o da obesidade. -Dietas? - Não! - Simplesmente fechar a boca às porcarias vendidas aos gulosos que comem pelos olhos.
Lembrem-se: "toda comida me é permitida, mesmo que nem toda ela me seja conveniente"...
Inteligência foi dada para ser usada. Se há alimentos que não são convenientes, conclue-se que eles não devem ser ingeridos. A Genética está a provar que o verdadeiro alimento é aquele que exige o mínimo para ser absorvido e fornece o máximo de energia ao organismo".
- Não morra pela boca!!!