domingo, 31 de janeiro de 2010

FORUNS: SOCIAIS OU ECONÔMICOS

"As Democracias necessitam, e a América Latina não é uma excessão, instituições fortes, que são as que constituem o Estado de Direito, que proporcionam o equilíbrio de poderes, permitem afastar os governantes corruptos e ineficientes e evitar que se perpetuem no poder, e garantir o respeito a discordar e os direitos das minorias. E nesta questão não basta olhar unicamente em direção à esquerda bolivariana: a repreensão é para todos". - palavras de Benita Ferrero Waldner - comissária europeia - na reunião em Davos -2010 - ao tratar do preparo para a próxima reunião sobre mudanças climática a ser realizada no México.

Muito oportuna a sua fala, no momento em que mais uma vez a cansativa lenga-lenga das esquerdas latino americanas aconteceu com representantes no Forum Social de Porto Alegre em sua 10ª edição, e que só sabem criticar o mundo em que vivem.
São revolucionários ou reformistas que sonham com a construção de um mundo diferente? - Vivem do que? - De verbas sugadas dos cofres públicos (dólares, euros, reais, etc), que estão repletos graças aos impostos arrecadados do trabalho produtivo do liberalismo econômico mundial que eles condenam. O que eles tem a oferecer além de discursos, solgans, reuniões sem proveito algum?
Tornar rotineiro o Foro Social parece confirmar a incapacidade das esquerdas para modificar o mundo. Nada mudou para melhor nestes anos todos. E olha que no Brasil tivemos um presidente que sonha com um mundo possível diferente desse que está aí, mas que ele mesmo é incapaz de abrir mão do que o capitalismo tem de melhor.
Basta olhar para o 'paraíso sovietico' ou 'cubano', e agora o que ocorre na Venezuela de Chávez para saber que o mundo diferente que foi oferecido ao povo se transformou numa prisão onde os direitos e liberdades individuais são ignoradas.
O homem de Porto Alegre, antiglobalização, esquerda radical é o inimigo do homem de Davos defensor da globalização. Enquanto o homem do Forum Social acena com algo possível diferente do que está aí; o outro de Davos faz e acontece, oferecendo oportunidades possíveis, reais, imediatas...
- Globalização? - pelo menos no uso do que é bom e atraente no mundo capitalista já foi aceito por todos. Mesmo sob protestos dos radicais, que também não abrem mão das benesses como sócios-usuários.
FORUNS: Sociais ou Econômicos - meras agendas para jogar conversa fora. O mundo segue a sua rota. Dizem que o mundo dá as voltas que tem que dar.