domingo, 5 de dezembro de 2010

ACLIMATAR-SE - MUDAR DE ESTILO DE VIDA

A Royal Society agora diz: "não dá para saber como e quando o clima vai mudar... no futuro".
Eu já sabia. Já falei mais de uma vez que "os climas tem um mecanismo próprio que independe da ação do homem".
É verdade que o homem sofre as consequências de sua falta de adaptação e uso do meio ambiente, bem como do abuso em relação ao modo como explora os recursos naturais e de como vai descartando tudo o que é supérfluo, e portanto, desnecessário...
O anti-progresso que se instalou no planeta em nome de "qualidade de vida" não passa de um engodo, pois muitos produtos são produzidos na base do descartável - "use e jogue fora"!
O alarde sobre o aquecimento global alternando com as notícias de fortes nevascas na Europa não faz sentido. Meus pais e avós que vieram como imigrantes (1910/1911) da "meseta" espanhola comentavam sobre os "seis meses de inverno e seis meses de inferno" característicos do clima local, com catastróficos derretimentos de gelos na primavera e tempestades torrenciais nos verões... Nada mudou. A Europa está localizada na Zona Temperada Norte; tem duas estações bem definidas. Sofre a influência das massas polares do Ártico, das correntes marinhas, dos ventos, da continentalidade, etc...
A aclimatação sempre foi praticada com a adequação de casas, vestimentas, alimentação, estilo de vida, etc., tudo em função do meio ambiente!!! As casas antigas em geral eram amplas, bem ventiladas, telha francesa, jardins ao redor, piso em madeira ou em tijolo; algumas com fontes em pátios internos ao estilo mediterrâneo. O branco colonizador, quando veio para os trópicos sofreu amargamente os efeitos do calor... tentou se adaptar. Só que atualmente, com muito mais tecnologia, os prédios em concreto, muitos praticamente sem ventilação, e muitos outros necessitando de iluminação artificial mesmo durante o dia, além do ar condicionado, dão uma extenção da falta de critérios na ocupação dos espaços.
Reciclar é necessário. Não só os descartáveis. Reciclar cabeças e conceitos de moradia também é um item a considerar.
Tá frio... tá quente... tá quente... tá frio... Sempre foi assim. O que não era assim como hoje, é o corre-corre de milhões de carros, as toneladas de lixo produzido pelos milhões e milhões de cidadãos atirados à cultura do desperdício, etc.
Será que humanidade emburreceu?
Mudar de estilo de vida é possível e necessário. Continuar com está é comodismo demais.