sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

A ORAÇÃO E EXAME DE CONSCIÊNCIA

"- A Oração tem por função ligar-nos ao que é maior do que o nosso ser" diz Hogen Bays - sacerdote Zen.
Desde a infância aprendi a orar ou rezar como se dizia, e embora tenho sido às vezes um pouco displicente, sempre renovo as minhas convicções religiosas cada vez mais à luz da razão.
Um pequeno artigo chamou minha atenção: "Oração para os descrentes", que diz:
- E, se você não acredita em Deus, mas mesmo assim sente vontade de rezar? -Explica que essa contradição tem sua razão, pois todos nós temos necessidade de ligar-nos com algo ou alguém que sugere um porto seguro, de paz e tranquilidade... Apresenta uma sugestão de se ter uma "metta" ou prática da oração da bondade terna:
"- Sente-se, acalme seu espírito e diga: - 'Que eu me livre do medo. Que eu me livre do sofrimento. Que eu seja feliz. Que eu seja cheio de bondade terna'. Repita a oração por uma pessoa que você ama. Depois faça o mesmo por uma pessoa que você não conhece. E, depois, por uma pessoa de quem você não gosta."
Essas pequenas atitudes vão nutrir em sua alma as sementes da bondade e do amor que depois se irradiam, para todos, inclusive para você.
Outra prática antiga é o "Exame de Consciência" criado por Santo Inácio de Loyola, fundador da Ordem dos Jesuítas no século XVI. Consiste numa reflexão sobre os fatos vividos nas últimas 12 ou 24 horas. À medida que vai revendo os fatos que se passam como num filme em sua mente, procure identificar em que momento sentiu a presença de Deus. Ex: Foi um sorriso de alguém? - Viu uma criança? - Sentiu a beleza de uma flor? ou a harmonia de um som que lhe trouxe lembranças agradáveis? - São esses pequenos detalhes que despertam a memória para o divino em nós. Para encerrar a experiência dizer "obrigado" é a melhor forma de concluir esses momentos de reflexão.
Cultivar a gentileza não requer atos heróicos ou um planejamento estratégico. Basta um simples gesto como o de agradecer quando alguém nos atende, fazer um elogio, dizer um bom dia, etc, já melhora o ambiente e o convívio com outras pessoas, mesmo aquelas que a princípio não nos parecem simpáticas.
Uma oração pode ser a realização de uma tarefa com amor e dedicação. Pratique.