terça-feira, 21 de dezembro de 2010

CRUZEIROS MARÍTIMOS

Um sonho por realizar?
Fiquei com pena dos turistas que tiveram frustrada a viagem de fim de ano em Cruzeiro Marítimo Rio-Salvador. Tudo por causa do "ar condicionado"(?). Foi ai que relembrei o inesquecível Cruzeiro que fizemos pelo litoral: Santos - Rio - Recife/Olinda - Belém, rio Amazonas até Manaus - volta: Santarém, Belém - Fortaleza - Salvador - Rio de Janeiro - Santos. Foi de 1º a 31 de Janeiro/1971. Navio: Rosa da Fonseca. Posso garantir que valeu cada centavo pago.
Dizer que não houve problemas seria faltar com a verdade. Nada é perfeito. O primeiro probleminha foi exatamente com o "ar condicionado" - quebrou na saída do Rio de Janeiro. Nada que abalasse os mais de 400 turistas. Ninguém pensou em desistir. Todos enfrentaram com bom humor os 3 dias sem o conforto do ar condicionado que foi consertado em Recife. Salvo os camarotes do deque inferior todos viajaram com as escotilhas abertas. O convés e as piscinas foram amplamente usadas o tempo todo. O único inconveninte, a nosso ver, foi o mar agitado pelo vento e chuva na região dos Abrolhos. No mais, foi apreciar o lindo e imenso mar, aproveitar a brisa marinha, observar o céu maravilhoso e aproveitar as festas por tudo e para todos!
Chegar a Belém foi descobrir um mundo novo - a porta da Amazônia... Nem o pequeno contratempo com o transatlântico batendo num banco de areia ao contornar o arquipélago de Marajó, onde o navio ameaçou adernar, abalou os turistas. Foi um susto que depois se transformou em mais uma história de viagem. Viagem que prosseguiu pelo rio-mar - o Amazonas! imponente. Ver o encontro das águas; passear pela mata de várzea junto ao rio Negro, as compras em Manaus, etc...
Na volta, já em Fortaleza, outro pequeno contratempo: a maré baixa reteve o navio preso na areia - falta de calado. Dois rebocadores e uma hora de trabalho, e tudo voltou ao normal. Mar imenso verde, lindo com jangadas a balançar ao sabor das ondas.... E chegamos a Salvador. De volta ao Rio de Janeiro e finalmente desembarcamos de volta emSantos!
Salvo um ou outro passageiro descontente, só vimos solidariedade, alegria, muita festa, e diversão entre os turistas e bom atendimento por parte de toda tripulação.
E dizer que o tal de "ar condicionado" poderia ter estragado aquele passeio inesquecível! Deixar de apreciar e sentir a imensidão do mar, ver um Brasil cheio de vida, luz e cores... Felizmente, naquela época, o tal de ar condicionado ainda não havia feito a cabeça das pessoas e não era item imprescindível para realizar um Cruzeiro Marítimo!!!