quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

CONSULTE AS FONTES - NÃO SE DEIXE ENGANAR

Consultar as fontes é importante para não se enganar com a primeira informação. Informações de 2ª, 3ª... mão podem chegar deturpadas, pois: "quem conta um conto aumenta um ponto...", já dizia a sabedoria popular de há muito tempo.
Todos conhecem a brincadeira da "mensagem" passada numa corrente de pessoas. Cada um fala o que ouviu, repete o que entendeu e nem sempre transmite exatamente o verdadeiro conteúdo da mensagem inicial.
Meu avô que era muito observador e crítico nos ensinou que não se deve levantar a bandeira e correr atrás do primeiro que aparecer contando "sua história". Conhecer os dois lados é necessário antes de se tomar partido para não "montar em um porco", como dizia ele.
As novas formas de repassar informações ganharam uma nova dimensão. Extrapolaram a brincadeira do passa-repassa da mensagem em corrente ouvido-boca-ouvido. Agora basta clicar, copiar e colar... É o efeito internético da globalização dando volta ao mundo.
Propalaram tanto a "globalização" que aí está a Wikileads a colocar os segredos das relações diplomáticas internacionais no passa-repassa a nivel global!
Qual o tamanho do alcance político e diplomático que essas revelações terão, só a história poderá dizer.
Este fato vai além de uma tática de "guerra fria". Embora tentem minimizar, o fato tem aspectos de um terremoto nas relações internacionais.
A Cultura da Discrição se faz necessária. A exposição de hoje através do mundo virtual pode ser eternizado na sua replicação. Ou seja, caiu na rede... e a notícia, a fofoca, os comentários, etc., se transformam numa fonte de informação universal vulnerável à disposição de amigos e inimigos.
Tem um outro aspecto. A exposição dos cidadãos gera insegurança, uma vez que surge aí a possibilidade do "poder de controle dos cidadãos". Tudo com um simples clic.
A globalização está se materializando Virtualmente de forma muito mais concreta do que parece!!! Aguardemos. Sempre surgirão novidades na área. E nas focofas ou notícias verdadeiras ou não, também!
Mas, sempre continua sendo oportuno consultar as fontes para não se deixar enganar e "montar em um porco"...