sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

PROGRESSO COM TEMPO PARA VIVER

Devemos buscar no passado as melhores regras do bem viver, para aplicar no presente, e criar condições de ter tempo para nós em primeiro lugar, sem descuidar das obrigações.
O tempo que cada um pode e deve dedicar a si é tão importante quanto o trabalho produtivo que garante a subsistência pessoal e evita ser um peso para a sociedade.
É possível buscar no passado hábitos saudáveis e acrescentar-lhes as conquistas atuais, sem perder de vista o equilíbrio em tudo.
Hoje há uma corrida contra o tempo associada à superficialidade no trato das coisas do conhecimento, por ex., que vive-se na realidade um faz de conta...
Os gestores da coisa pública olham mais para os próprios interesses corporativos do que para as reais necessidades dos cidadãos. Falam um discurso (em geral escrito por assessores...) e uma vez no poder, a prática é outra. Tudo se torna transitório, negociável, descartável.. O tempo passa, o cidadão esquece, se adapta, tenta sobreviver, e quando protesta recebe mais um brinquedinho para "distrair" e ocupar as cabeças. Cria-se uma sensação de estar vivendo "o progresso!!!"
Impressiona a "atividade" estressante, especialmente das crianças e jovens do mundo moderno.
Não é saudosismo, não. Mas era muito mais saudável "fazer a siesta" após o almoço. Fez parte de nossa infância e prosseguiu até hoje. Consideramos a "Siesta" um hábito saudável do bem viver com qualidade de vida!
Aqui vai uma sugestão: - substituir o famigerado horário de verão pelo saudável hábito de repousar após o almoço. Haveria uma reorganização dos turnos de trabalho com economia de energia, melhoria das condições de vida do trabalhador, e, consequentemente, melhor produtividade. É tudo uma questão de saber gerenciar o tempo.
Nada contra quem quiser praticar o: - ande, corra, mexa-se, etc. Mas, uma reorganização do estilo de vida dos cidadãos se faz necessária . Os antigos praticavam a "siesta" e viviam mais do que os afobados e estressados de hoje; muitos países ainda adotam o seu uso no verão.
Qualidade de vida em primeiro lugar.