quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

A POLÍTICA NA SALA DE AULA

Quando Política é confundida com partidos e suas ideologias, seu ensino torna-se mera doutrinação. Isso é típico dos países totalitários, que para manter o poder, os opositores são satanizados e tratados como inimigos, quando na verdade são apenas adversários quanto ao modo de entender os preceitos políticos e sua aplicação no governo em uma sociedade.
Durante o período dos governos militares foi instituído o ensino de "Educação Moral e Cívica" onde, de forma abrangente, eram apresentados conteúdos isentos de sectarismos de qualquer espécie. O aluno recebia a informação. Apenas isso. E é exatamente isso que está faltando no ensino escolar atualmente. Ou seja, falta a abordagem do assunto POLÍTICA tratado como uma ciência. A Política é uma ciência. Ela ensina a arte de bem governar os povos. Consta de um conjunto de objetivos e programas de ação governamental, e de como devem ser executados. Impõe habilidade no trato das relações humanas afim de obter resultados.
A política deve ser exercida por estadistas, de forma imparcial visando o bem comum. Quando cai para o partidarismo ideológico perde o sentido universal, e se transforma numa forma de política menor: - a politicagem que atende interesses pessoais em geral, de forma inescrupulosa, desonesta, corrupta.
O despreparo dos professores associado à massificação do conceito político, confundindo a ciência política com a ideologia partidária, se reflete na vida dos cidadãos em geral. Todos os males de uma Nação tem suas raízes na desinformação.
Afinal, quais são os critérios para se avaliar um político bom profissional, capaz de atuar de forma imparcial, com sabedoria e conhecimento, ao menos das leis do país, por exemplo?
Parece que a função de assessor passou a valer como no passado quando era exercida pelo escravo letrado junto ao Suserano (senhor feudal).
Dizem que a história se repete!...