segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

LEGALIZAÇÃO DAS DROGAS - UMA TEMERIDADE

Legalizar o uso das drogas "leves" é uma temeridade. Autoridades opinando sobre a legalização do uso das drogas é simplesmente reconhecer a falta de autoridade para tratar do assunto e jogar o problema sob o tapete. Justamente agora que o combate ao vício e ao tráfico tem mobilizado a opinião pública de forma a preservar as comunidades de modo geral do mal que tem sofrido com a violência e o desrespeito para com sua juventude, em particular, é que deveria haver bom senso nas declarações dessas autoridades.
No disse-que-me-disse jornalístico fala-se que as UPPs serão uma forma civilizada de convivência do uso de drogas, sem a violência que tem dominado nos morros.
Essa situação me fez lembrar do primeiro filme de ficção com robôs que há tempos assisti: - Ratos mecânicos começaram a atacar uma propriedade destruindo tudo. O dono da propriedade deu início ao combate à praga, até que se deu conta que não eram ratos comuns. Fabricou então um poderoso alçapão com ímãs que atraía os ratos que surgiam do nada. À medida que os sugava, eram triturados. Foi uma guerra. Quando a batalha parecia vencida, do nada surgiu um ratinho, depois outro e mais outro... Com um agravante: eram mais resistentes à ação destrutiva da grande máquina sugadora...
"Espanaram o morro" - a expressão não é minha, mas faz sentido no momento atual.
Drogas são drogas e uma escalada no uso de drogas das mais leves para as mais pesadas é uma questão de tempo. As tragédias que se sucedem, e que nem todas são colocadas na mídia, são o atestado de que legalizar o uso de um tipo não exclui o uso de outras drogas.
Neste caso não há diálogo. Traficantes reaparecerão como os ratinhos mecânicos da ficção...
Não tem solução? - quem conhece um pouco do gênero humano poderá ter alguma esperança de que algum dia o mal será erradicado?
Ao menos vamos continuar tentando. Impossível não é!