quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

INDAGAÇÕES

Ser ou não ser!? - To be, or not to be?
Esta é a grande questão.
Já filosofava Shakespeare há muito tempo...
- Quem sou? - de onde venho? - para onde vou?
- Sei não, sei não... - é a resposta em coro.

Faço parte deste mundo incoerente
a correr para o futuro,
como apressada corre toda gente.
- De onde vem? para onde vão?
- Sei não... sei não... é a resposta persistente.

Consultei os astros, no céu a girar;
os búzios e a numerologia;
cartas, e todas as magias:
- De onde venho, para onde vou?
Ninguém soube explicar!
- sabem, não... sabem não...

Um dia descobri o símbolo do infinito,
em meu nome inscrito: dois círculos a girar, a girar...
Girar como tudo o mais gira sistematicamente;
Também gira rumo ao infinito... lá vai.

Meu coração em fogo sideral, água-terra-ar!
Pergunto, ninguém responde:
-Quem sou no contexto Universal?
- Sabem não... sabem não.
Continuo a indagar...
e a caminhar!

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

"RIOS VOADORES"

Acaba de passar mais um "rio voador" - com raios, trovões, muita chuva chegando à galope carregada pelo vento. Choveu! - lavou a cidade refrescando o ar. Deve ter caido granizo nas redondezas; o cheiro está no ar....
É verão. Novos "rios voadores" surgirão no céu escuro a qualquer hora do dia ou da noite. É a natureza em ação.
Em nossa vida já observamos muitas vezes esse fenômeno de chuvas torrenciais durante o período de maior calor. Só recentemente é que ouvimos essa denominação atribuida ao rápido deslocamento de grandes massas de ar úmido que atravessam o país sistematicamente todos os anos. Essas imensas massas de ar carregadas de umidade seguem um mecanismo determinado por vários fatores de ordem planetária e ambientais, seja locais ou regionais.
Sua abrangência é quilométrica. O volume de água transportado por esses "rios voadores" pode ser superior ao de um rio de grande vazão como o rio Amazonas, por exemplo.
Graças a um piloto inglês, naturalizado brasileiro - Gérard Moss, - hoje já se sabe de onde sai tanta água e como se desloca indo cair aos cântaros sobre nossas cabeças; são essas chuvas que provocam inundações repentinas criando rios instantâneos na superfície (estradas, ruas) e que causam tragédias onde o homem desavisado se instalou e lhe sofre as consequências.
Os "rios voadores" - são jatos de ar que carregam a umidade de Norte a Sul do Brasil; são responsáveis por grande parte das chuvas que caem no Sudeste e no Sul ao se chocarem com as massas de ar frio da região.
Enquanto isso, lá no hemisfério norte, apesar de toda a neurose de "aquecimento global" não para de cair neve às toneladas... E dizer que ainda há os que acham que os humanos são os responsáveis por essas mega ocorrências climáticas! Faltam informações inclusive aos cientistas. E, mais uma vez, as autoridades do Rio de Janeiro deverão recorrer à magia para garantir tempo bom para as festas da virada sem pensar nas consequências do que possam advir. Lembram do que ocorreu no ano passado?

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

"O ACASO"

A coisas não acontecem de improviso.
Primeiro se eternizam na voz do acaso
conforme o "script" oficial;
E, se repetem como se tudo fosse original:
- uma cor, um som, uma emoção;
São lembranças eternas, gravadas nos corações!

Um dia qualquer, de Janeiro a Dezembro -
"Ano Domine" - ao acaso.
sem pedir licença, chegaste, bem me lembro.
Qual criança de bem com a vida
com os deuses parecias confabular.
O mundo ficou mais bonito com tanta ternura no ar.

Aprendi, à minha vida, coisas boas acrescentar;
Brinquedo de criança, brincando de esconde-esconde.
Guardei comigo, preciosos momentos de encantamento e amor.
Guardei-os como um botão em flor a desabrochar.
E, para todos os dias poder com alegria, a vida brindar.

No giro das horas de um dia qualquer
"Ano Domine" - ao acaso...
A voz do Acaso, em nota oficial,
Editará outras tantas coisas boas
Perpetuando a alegria de meu viver.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

NADA DE PESSIMISMO

De tanto ouvir autoelogios das sumidades constituídas, corremos o risco de começar a acreditar que um mar de rosas domina o cenário nacional.
Que bom seria!
Mas, meias verdades, não podem encobrir a realidade. É tempo de festas e de comemorações, por isso, nada de pessimismos... O que ficou por fazer foi muito além do que deveria ter sido realizado em relação aos compromissos assumidos pelos senhores do poder.
Popularidade em alta não é sinônimo de que tudo vai bem, infelizmente.
Ontem ao ouvir uma chamada do "Brasil para Todos" - propaganda governamental - que falava de que ninguém mais precisa deixar o país, numa alusão aos "exilados"..., ficou no ar a dúvida: - E os milhões de brasileiros que foram obrigados nestas últimas décadas a emigrar para outros países em busca de trabalho e de uma renda dígna? - E os empresários que se mudaram para o exterior para poder produzir? - E os técnicos e tantas outras pessoas que saíram por não ter perspectivas aqui em seu país?
Falta mão de obra especializada? - esta é a contradição gritante. Enquanto, das 12,7 milhões de famílias beneficiadas pelo "bolsa família", 5,3 milhões ainda vivem em condições miseráveis, apesar de receberem o benefício. Cerca de 50 milhões de cidadãos são assassinados ao ano. O consumo de drogas aumenta a cada dia. A ação nos morros do Rio de Janeiro merecem aplausos; tudo, no entanto, poderia ter sido evitado para que se chegasse ao estado caótico das favelas - e não é só no Rio. Faltou pulso adminstrativo, vontade política, responsabilidade social, etc.
É com tristeza que vemos a alta cultura desaparecer do país. Até a USP, a melhor Universidade do Brasil, sofre a decadência, efeito da vulgarização dos títulos em detrimento do conhecimento. Até o nobre título de doutor com defesa de tese já perdeu o sentido.
Mas, como disse: - nada de pessimismo. É preciso olhar a realidade como ela se apresenta se queremos reavaliar e renovar as metas e objetivos para um progresso em todos os setores. Apesar da estagnação imposta pela educação.
Há dois "Brasis" - Um que patina; e Outro, que trabalha, produz, estuda e que não se deixa arrastar pelo marasmo da incompetência. É este o que garante à Nação brasileira manter-se de cabeça erguida, com dignidade e com orgulho de sua brasilidade.
Sempre tive orgulho de meu país e de contribuir com meu trabalho pelo bem da Nação.
Que cada um cumpra com o seu dever. É o mínimo que se pode esperar de um bom cidadão!

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

MISTÉRIOS DA MENTE HUMANA

Tudo é mistério até que a ciência desvenda as maravilhas do Universo.
A mente humana é uma caixinha de surpresas fantástica. Às vezes ela funciona de forma tão surpreendente que levamos sustos, tudo porque não conhecemos a sua verdadeira dimensão.
Relendo "Autobiografia de um Yogue Contemporâneo"(Paramahansa Yogananda) - encontramos uma explicação a uma pergunta que nos ocorreu há muito tempo. Diz o autor:
- "A mente humana, quando liberta das perturbações da "estática" da inquietude, tem o poder de realizar todas as funções dos complicados aparelhos de rádio - enviando e recebendo pensamentos ou deixando de sintonizar os indesejáveis. Assim como a potência de uma estação radiodifusora é regulada pela energia elétrica que pode utilizar, a eficiência de um rádio humano depende do grau de força de vontade de cada pessoa".
Ou seja, o pensamento é uma força como a eletricidade ou a gravitação. Se o usarmos de forma correta e dirigido para o bem poderemos operar verdadeiros milagres.
Assim muitas pessoas se assustam com fenômenos produzidos por elas mesmas.
Valeria a pena dedicar um pouco mais de atenção aos pensamentos e seus efeitos sobre nós e nossos semelhantes.
Cuidar para não se intrometer, nem em pensamentos, em lugares e ambientes nocivos que podem causar desequilíbrios de ordem física ao encontrar com outros "pensamentos" materializados não muito amigáveis...
Sempre estamos recebendo novos suprimentos de energia cósmica, especialmente ao dormir; é desse suprimento que depende nossa vida, o qual deve ser administrado de forma inteligente e correta para nosso crescimento.
"Somente Deus dá conselho sem erro"!

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

CRUZEIROS MARÍTIMOS

Um sonho por realizar?
Fiquei com pena dos turistas que tiveram frustrada a viagem de fim de ano em Cruzeiro Marítimo Rio-Salvador. Tudo por causa do "ar condicionado"(?). Foi ai que relembrei o inesquecível Cruzeiro que fizemos pelo litoral: Santos - Rio - Recife/Olinda - Belém, rio Amazonas até Manaus - volta: Santarém, Belém - Fortaleza - Salvador - Rio de Janeiro - Santos. Foi de 1º a 31 de Janeiro/1971. Navio: Rosa da Fonseca. Posso garantir que valeu cada centavo pago.
Dizer que não houve problemas seria faltar com a verdade. Nada é perfeito. O primeiro probleminha foi exatamente com o "ar condicionado" - quebrou na saída do Rio de Janeiro. Nada que abalasse os mais de 400 turistas. Ninguém pensou em desistir. Todos enfrentaram com bom humor os 3 dias sem o conforto do ar condicionado que foi consertado em Recife. Salvo os camarotes do deque inferior todos viajaram com as escotilhas abertas. O convés e as piscinas foram amplamente usadas o tempo todo. O único inconveninte, a nosso ver, foi o mar agitado pelo vento e chuva na região dos Abrolhos. No mais, foi apreciar o lindo e imenso mar, aproveitar a brisa marinha, observar o céu maravilhoso e aproveitar as festas por tudo e para todos!
Chegar a Belém foi descobrir um mundo novo - a porta da Amazônia... Nem o pequeno contratempo com o transatlântico batendo num banco de areia ao contornar o arquipélago de Marajó, onde o navio ameaçou adernar, abalou os turistas. Foi um susto que depois se transformou em mais uma história de viagem. Viagem que prosseguiu pelo rio-mar - o Amazonas! imponente. Ver o encontro das águas; passear pela mata de várzea junto ao rio Negro, as compras em Manaus, etc...
Na volta, já em Fortaleza, outro pequeno contratempo: a maré baixa reteve o navio preso na areia - falta de calado. Dois rebocadores e uma hora de trabalho, e tudo voltou ao normal. Mar imenso verde, lindo com jangadas a balançar ao sabor das ondas.... E chegamos a Salvador. De volta ao Rio de Janeiro e finalmente desembarcamos de volta emSantos!
Salvo um ou outro passageiro descontente, só vimos solidariedade, alegria, muita festa, e diversão entre os turistas e bom atendimento por parte de toda tripulação.
E dizer que o tal de "ar condicionado" poderia ter estragado aquele passeio inesquecível! Deixar de apreciar e sentir a imensidão do mar, ver um Brasil cheio de vida, luz e cores... Felizmente, naquela época, o tal de ar condicionado ainda não havia feito a cabeça das pessoas e não era item imprescindível para realizar um Cruzeiro Marítimo!!!

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL & BOAS FESTAS

FELIZ NATAL!
BOAS FESTAS!!!
(2010-2011) -
No espírito de confraternização deste final de ano, e de renovação das esperanças por um Ano Novo de muitas alegrias,
Nossos melhores votos de muita Paz, Harmonia e Felicidade...
É o que desejamos a Você e a todas as pessoas que durante este ano estiveram conosco.
E àquelas pessoas a quem não foi possível dar um retorno às suas mensagens, aproveitamos para agradecer o carinho e a atenção que nos dispensaram.
Que o Ano Novo traga bênçãos e muita paz a todos!
Fraternalmente.
Martina
GO - Dezembro 2010.

"- Somos todos semeadores. Plantemos sempre as sementes do bem".

domingo, 19 de dezembro de 2010

VERDADE OU MENTIRA?

Êta festa boa demais da conta lá no arraial!
Povão animado.
Compadre Tião e Nhá Zefa recebem um convidado especial: - o doutor político.
- Veja quem compareceu! - Te falei, minha véia!?
- Verdade, Tião...
E a festa de arromba com sanfoneiro da cidade, rola animada no terreiro. Até o doutor e a muié dele, firmes no rastapé. Rojão sobe. Estoura. Cai chuva de estrelas. Dr. aproveita para fazer o discurso. Chove promessa de montão!
Trovão estoura lá longe. Tião avisa: - Relamipô pros lado do fundão...
Nhá Zefa diz: - Verdade. Vai ser um toró de dar gosto!
- Seu Tião, Nhá Zefa. Tô indo! Outro dia eu volto - despediu-se o doutor político e a muié, levantando poeira com o carrão.
Choveu. Todo mundo feliz. Até que um dia a seca voltou. O doutor politico, não. Seca não falha. Já o doutor...
CompadreTião e Nhá Zefa conversam um dedinho de prosa:
- Seca danada, muié...
- Verdade, meu véio.
- O doutô prometeu arresorvê os problema do sertão...
- Verdade...
- Ele deu sorte. Inté choveu...
- Choveu pruque tinha que chuvê, mei véio.
- Ele prometeu vortá... - insistiu Tião.
- Vorta! - Na próxima eleição... Agora ele já tá garantido no emprego... salário bãããão!!! bem mais gordo que os porco que ôce cria... He..he..he...
- Uhhhhmmmm...
- Verdade ou mentira?
- ......
- Tu num aprende não , meu véio?
Tião puxa um cochilo... Dr. tá longe!!!

sábado, 18 de dezembro de 2010

HUMANOS SEREMOS ...

"Humanos seremos, enquanto repeitarmos nossa natureza humana".
- Qual o real bem resultante para a humanidade de tudo o que foi feito ou dito durante 2010, tanto a nível nacional, como internacional?
- A propaganda diz uma coisa. A realidade aponta para outra. Ou seja, a vida continua como sempre foi: - cheia de contradições. Entre o dizer e o fazer há um grande abismo. A grande visibilidade de certas realidades do ser humano, que sempre existiram, nos últimos tempos ganhou uma dimensão muito grande, e o pior, apareceu de forma agressiva, violenta, de forma deseducativa, como por exemplo, o comportamento de autoridades defendendo a "legalização do crime para acabar com ele". Tudo isso é muito preocupante. Faz refletir sobre o futuro que aguarda às novas gerações. Perdeu-se o senso de responsabilidade.
Todo direito pressupõe um dever. Só vimos o levantar das bandeiras dos direitos em todos os setores que se arvoram em "ter direitos comportamentais diferenciados" seja de ordem social, político-ideológico, sexual, racial, ou corporativo de qualquer nível, etc, incluindo o crime organizado que já cravou suas raízes no coração da "democracia à moda..." - Onde ficam os deveres? Caminhamos para a generalização da amoralidade que tentam impingir às crianças e adolescentes cada vez mais expostos a sanha de descerebrados.
Nem tudo está perdido. Falamos do que é mais visível e aparece como uma chaga na sociedade. Há muitas pessoas de bem fazendo o seu trabalho e essa é a esperança de novos dias mais promissores.
Humanos seremos, enquanto respeitarmos nossa natureza humana. E não custa repetir: - todo direito pressupõe um dever.
Temos o livre arbítrio. Vamos usá-lo para fazer o que corresponde ao bem e à verdade da natureza humana.
2010 está terminando. Os efeitos "borboleta" do que se agitou e se colocou em evidência terá resultados ainda não avaliados.
No Brasil fala-se muito em nova classe "C". Porém não se fala da classe dos "inimputáveis" - aqueles que estão acima da lei. Ora a lei...
É com essa realidade que mina as estruturas da sociedade, que vislumbramos o 2011.
Toda vigilância é pouca. Sem pessimismo, mas com muito realismo, aguardemos.
O futuro promete!

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

A ORAÇÃO E EXAME DE CONSCIÊNCIA

"- A Oração tem por função ligar-nos ao que é maior do que o nosso ser" diz Hogen Bays - sacerdote Zen.
Desde a infância aprendi a orar ou rezar como se dizia, e embora tenho sido às vezes um pouco displicente, sempre renovo as minhas convicções religiosas cada vez mais à luz da razão.
Um pequeno artigo chamou minha atenção: "Oração para os descrentes", que diz:
- E, se você não acredita em Deus, mas mesmo assim sente vontade de rezar? -Explica que essa contradição tem sua razão, pois todos nós temos necessidade de ligar-nos com algo ou alguém que sugere um porto seguro, de paz e tranquilidade... Apresenta uma sugestão de se ter uma "metta" ou prática da oração da bondade terna:
"- Sente-se, acalme seu espírito e diga: - 'Que eu me livre do medo. Que eu me livre do sofrimento. Que eu seja feliz. Que eu seja cheio de bondade terna'. Repita a oração por uma pessoa que você ama. Depois faça o mesmo por uma pessoa que você não conhece. E, depois, por uma pessoa de quem você não gosta."
Essas pequenas atitudes vão nutrir em sua alma as sementes da bondade e do amor que depois se irradiam, para todos, inclusive para você.
Outra prática antiga é o "Exame de Consciência" criado por Santo Inácio de Loyola, fundador da Ordem dos Jesuítas no século XVI. Consiste numa reflexão sobre os fatos vividos nas últimas 12 ou 24 horas. À medida que vai revendo os fatos que se passam como num filme em sua mente, procure identificar em que momento sentiu a presença de Deus. Ex: Foi um sorriso de alguém? - Viu uma criança? - Sentiu a beleza de uma flor? ou a harmonia de um som que lhe trouxe lembranças agradáveis? - São esses pequenos detalhes que despertam a memória para o divino em nós. Para encerrar a experiência dizer "obrigado" é a melhor forma de concluir esses momentos de reflexão.
Cultivar a gentileza não requer atos heróicos ou um planejamento estratégico. Basta um simples gesto como o de agradecer quando alguém nos atende, fazer um elogio, dizer um bom dia, etc, já melhora o ambiente e o convívio com outras pessoas, mesmo aquelas que a princípio não nos parecem simpáticas.
Uma oração pode ser a realização de uma tarefa com amor e dedicação. Pratique.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

"PANORAMA"

Hoy:
- Ajena... - recuerdos..
En lejanos reflejos de fuego...
se mueren nel olvido de las tinieblas.
Aislada, al largo de la vida,
dejé deshojar el tiempo
sin contestar, ni temblar.
Cenizas,
Páramos,
Soledad.

Ayer:
Mirada de pantera;
- oveja y leona - baila con resplandor
en la mirada.
!Ah! que furor...
Lábios impotentes de herir, sonrien.
Aunque quisieran herir,
no podian.
Impetu vacio,
muerto entre sospiros
y confidentes sonidos...
Recuerdos,
Sueños,
Soledad.

?Mañana?
- Mirada ajena (?)
Nueva vida a empezar.
Recuerdos a olvidar.
Rosas blancas a cultivar
nel jardin Universal,
a armonizar:
- Luz, flores
y amores!

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

PARA VIVENCIAR

- "Quando você trabalha com amor, o seu lado de dentro cria o seu lado de fora. Quando você trabalha com medo, o seu lado de fora cria o seu lado de dentro"! ( D. Melchiezedek).

- "Todas as tuas palavras de cada dia se relacionam umas com as outras. Se queres um dia de paz, que tuas primeiras palavras do dia sejam de agradecimento e de paz - elas é que vão desencadear tudo o mais no decorrer do dia..."

- "Suprimento é dar. Dar sem esperar recompensa."- "Eu sou invisível; o meu suprimento é invisível e eu o levo comigo para onde for."

- "Quando o homem fecha os lábios, Deus começa a falar."

- "Use sempre os olhos do coração que está aí dentro de você. Ele sente, vê, compreende e espera por uma atitude sua para agir..."

- "A paciência é uma das raras qualidades do homem, base de todos os prazeres e de todo o poder. A esperança deixa de ser felicidade quando a impaciência a acompanha. Prestar atenção ao presente é mais importante do que esperar pelo porvir gerando impaciência, e, consequentemente, a infelicidade."

-" Gratidão pela vida, pelo que desfrutamos aqui e agora, gera um sentimento de harmonia. Quando agimos com gratidão, nos sentimos bem com os outros e conosco; somos mais auto confiantes, pois sentimos estar mais perto da fonte cósmica, aquela doadora das gotas de energia e inteligência infinita com que todos os seres são beneficiados. Inclusive você!"

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

ALFABETIZAÇÃO OU EDUCAÇÃO DIFUSA...

Afinal, qual a vantagem de ser alfabetizado neste país?
- Alfabetização é mais do que saber identificar as letras e juntá-las em palavras. É muito mais do que saber ler e escrever. É o domínio do idioma falado, o que parece não ser o forte dos burocratas ocupados em ditar regras para a educação nestas últimas décadas.
Não falamos isso por conta da recém eleição do sr. Abelardo (Tiririca) para deputado estadual e a forma de avaliação adotada para considerá-lo alfabetizado. Falamos pelo que acompanhamos em relação às medidas tomadas exatamente nos órgãos governamentais que cuidam da Educação. Ainda não conseguem distinguir entre educação e instrução. Já ouviram o galo cantar.
No entanto, ignoram o que seja um currículo escolar. Admitem ser necessário, mas segundo as novas regras ditadas pelo CNE estão deixando ao cargo das escolas e sistemas de ensino elaborar os currículos.
Esquecem que um currículo de conteúdos sistematizados deve ser Universal.
O Brasil com mais de 192 milhões de habitantes e um território de 8,5 milhões de km² precisa de um currículo único básico se queremos que todos tenham as mesmas oportunidades de aprendizagem de conteúdos para serem avaliados num exame Nacional.
Um currículo básico inclui: Língua Portuguesa e Literatura, Matemática, Geografia, História, Ciências, Música, Desenho, Educação Física, etc...
Quanto à recomendação (forte) de não reprovação (retenção) de alunos até o 3º ano do ensino fundamental, não vai melhorar em nada o aprendizado individual. Há necessidade de mudar o conceito de reprovação. E, se o aprendizado foi insuficiente, a culpa NÃO é só da escola!!! Toda criança sabe seus limites; precisa de tempos diferentes para elaborar o aprendizado. E é isso que deve ser proporcionado sem traumas, mas como um desafio a ser vencido.
Democratizar o ensino não é criar mecanismos para aprovar. É ensinar de forma simples, direta, objetiva...
Ditar regras é fácil. Na prática a teoria é outra. Para não alongar fica a pergunta:
- Qual é a real experiência dentro de sala de aula, em alfabetização, no dia-a-dia, a dos signatários das regras ora ditadas?
E: - Continuaremos a ter uma educação difusa "genérica" de superficialidades , ou um ensino de conteúdos universais específicos, sistematizados ministrados gradativamente a nível nacional?

domingo, 12 de dezembro de 2010

É DEZEMBRO. É TEMPO DE FESTAS...

Dezembro chegou acelerado, e segue veloz rumo a novas conquistas, realizações de novos objetivos. Novas esperanças a acenar lá no horizonte!
É tempo de festas e de desfrutar de momentos agradáveis junto à família e dos amigos em confraternizações, felicitações... Com votos por um tempo melhor...
O tempo - contagem terra - marca o fim de uma etapa. É hora para uma pausa. Pausa para meditar. Reavaliar nossos passos: - Fizemos o melhor? - Poderíamos ter feito mais por nós, pelos nossos semelhantes?
Há sempre a sensação de que algo ficou para trás, sem ser uma perda. A expectativa pelo novo, que nem sempre será de vitórias, exige tomadas de decisões. Corremos sempre em busca de algo novo!
O show de luzes, cores, sons, formas, aromas, e tudo o mais que foi inventado para alegrar as festividades de fim de ano dão um toque especial a esta época. O que mais importa agora é viver alguns momentos felizes.
Esta época é como chegar ao topo da montanha e olhar para o horizonte luminoso, repleto de esperanças, ali ao nosso alcance. E, como não dá para voar, a não ser em pensamentos, toquemos os sinos de todas as catedrais da vida. Louvemos a harmonia que reina à sombra do caos. Ergamos um brinde por tudo o que há de bom e belo em cada ser. Sejamos otimistas, mesmo que os arautos apregoem o contrário. Tudo faz parte do show da vida. O grande show que não custa nada. Faça de conta que a varinha mágica da Fada, desta vez vai funcionar.
Está em cada um de nós realizar desejos.
Que eles o sejam. Agora e sempre.
Amém!

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

PROGRESSO COM TEMPO PARA VIVER

Devemos buscar no passado as melhores regras do bem viver, para aplicar no presente, e criar condições de ter tempo para nós em primeiro lugar, sem descuidar das obrigações.
O tempo que cada um pode e deve dedicar a si é tão importante quanto o trabalho produtivo que garante a subsistência pessoal e evita ser um peso para a sociedade.
É possível buscar no passado hábitos saudáveis e acrescentar-lhes as conquistas atuais, sem perder de vista o equilíbrio em tudo.
Hoje há uma corrida contra o tempo associada à superficialidade no trato das coisas do conhecimento, por ex., que vive-se na realidade um faz de conta...
Os gestores da coisa pública olham mais para os próprios interesses corporativos do que para as reais necessidades dos cidadãos. Falam um discurso (em geral escrito por assessores...) e uma vez no poder, a prática é outra. Tudo se torna transitório, negociável, descartável.. O tempo passa, o cidadão esquece, se adapta, tenta sobreviver, e quando protesta recebe mais um brinquedinho para "distrair" e ocupar as cabeças. Cria-se uma sensação de estar vivendo "o progresso!!!"
Impressiona a "atividade" estressante, especialmente das crianças e jovens do mundo moderno.
Não é saudosismo, não. Mas era muito mais saudável "fazer a siesta" após o almoço. Fez parte de nossa infância e prosseguiu até hoje. Consideramos a "Siesta" um hábito saudável do bem viver com qualidade de vida!
Aqui vai uma sugestão: - substituir o famigerado horário de verão pelo saudável hábito de repousar após o almoço. Haveria uma reorganização dos turnos de trabalho com economia de energia, melhoria das condições de vida do trabalhador, e, consequentemente, melhor produtividade. É tudo uma questão de saber gerenciar o tempo.
Nada contra quem quiser praticar o: - ande, corra, mexa-se, etc. Mas, uma reorganização do estilo de vida dos cidadãos se faz necessária . Os antigos praticavam a "siesta" e viviam mais do que os afobados e estressados de hoje; muitos países ainda adotam o seu uso no verão.
Qualidade de vida em primeiro lugar.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

A POLÍTICA NA SALA DE AULA

Quando Política é confundida com partidos e suas ideologias, seu ensino torna-se mera doutrinação. Isso é típico dos países totalitários, que para manter o poder, os opositores são satanizados e tratados como inimigos, quando na verdade são apenas adversários quanto ao modo de entender os preceitos políticos e sua aplicação no governo em uma sociedade.
Durante o período dos governos militares foi instituído o ensino de "Educação Moral e Cívica" onde, de forma abrangente, eram apresentados conteúdos isentos de sectarismos de qualquer espécie. O aluno recebia a informação. Apenas isso. E é exatamente isso que está faltando no ensino escolar atualmente. Ou seja, falta a abordagem do assunto POLÍTICA tratado como uma ciência. A Política é uma ciência. Ela ensina a arte de bem governar os povos. Consta de um conjunto de objetivos e programas de ação governamental, e de como devem ser executados. Impõe habilidade no trato das relações humanas afim de obter resultados.
A política deve ser exercida por estadistas, de forma imparcial visando o bem comum. Quando cai para o partidarismo ideológico perde o sentido universal, e se transforma numa forma de política menor: - a politicagem que atende interesses pessoais em geral, de forma inescrupulosa, desonesta, corrupta.
O despreparo dos professores associado à massificação do conceito político, confundindo a ciência política com a ideologia partidária, se reflete na vida dos cidadãos em geral. Todos os males de uma Nação tem suas raízes na desinformação.
Afinal, quais são os critérios para se avaliar um político bom profissional, capaz de atuar de forma imparcial, com sabedoria e conhecimento, ao menos das leis do país, por exemplo?
Parece que a função de assessor passou a valer como no passado quando era exercida pelo escravo letrado junto ao Suserano (senhor feudal).
Dizem que a história se repete!...

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

CONSULTE AS FONTES - NÃO SE DEIXE ENGANAR

Consultar as fontes é importante para não se enganar com a primeira informação. Informações de 2ª, 3ª... mão podem chegar deturpadas, pois: "quem conta um conto aumenta um ponto...", já dizia a sabedoria popular de há muito tempo.
Todos conhecem a brincadeira da "mensagem" passada numa corrente de pessoas. Cada um fala o que ouviu, repete o que entendeu e nem sempre transmite exatamente o verdadeiro conteúdo da mensagem inicial.
Meu avô que era muito observador e crítico nos ensinou que não se deve levantar a bandeira e correr atrás do primeiro que aparecer contando "sua história". Conhecer os dois lados é necessário antes de se tomar partido para não "montar em um porco", como dizia ele.
As novas formas de repassar informações ganharam uma nova dimensão. Extrapolaram a brincadeira do passa-repassa da mensagem em corrente ouvido-boca-ouvido. Agora basta clicar, copiar e colar... É o efeito internético da globalização dando volta ao mundo.
Propalaram tanto a "globalização" que aí está a Wikileads a colocar os segredos das relações diplomáticas internacionais no passa-repassa a nivel global!
Qual o tamanho do alcance político e diplomático que essas revelações terão, só a história poderá dizer.
Este fato vai além de uma tática de "guerra fria". Embora tentem minimizar, o fato tem aspectos de um terremoto nas relações internacionais.
A Cultura da Discrição se faz necessária. A exposição de hoje através do mundo virtual pode ser eternizado na sua replicação. Ou seja, caiu na rede... e a notícia, a fofoca, os comentários, etc., se transformam numa fonte de informação universal vulnerável à disposição de amigos e inimigos.
Tem um outro aspecto. A exposição dos cidadãos gera insegurança, uma vez que surge aí a possibilidade do "poder de controle dos cidadãos". Tudo com um simples clic.
A globalização está se materializando Virtualmente de forma muito mais concreta do que parece!!! Aguardemos. Sempre surgirão novidades na área. E nas focofas ou notícias verdadeiras ou não, também!
Mas, sempre continua sendo oportuno consultar as fontes para não se deixar enganar e "montar em um porco"...

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

LEGALIZAÇÃO DAS DROGAS - UMA TEMERIDADE

Legalizar o uso das drogas "leves" é uma temeridade. Autoridades opinando sobre a legalização do uso das drogas é simplesmente reconhecer a falta de autoridade para tratar do assunto e jogar o problema sob o tapete. Justamente agora que o combate ao vício e ao tráfico tem mobilizado a opinião pública de forma a preservar as comunidades de modo geral do mal que tem sofrido com a violência e o desrespeito para com sua juventude, em particular, é que deveria haver bom senso nas declarações dessas autoridades.
No disse-que-me-disse jornalístico fala-se que as UPPs serão uma forma civilizada de convivência do uso de drogas, sem a violência que tem dominado nos morros.
Essa situação me fez lembrar do primeiro filme de ficção com robôs que há tempos assisti: - Ratos mecânicos começaram a atacar uma propriedade destruindo tudo. O dono da propriedade deu início ao combate à praga, até que se deu conta que não eram ratos comuns. Fabricou então um poderoso alçapão com ímãs que atraía os ratos que surgiam do nada. À medida que os sugava, eram triturados. Foi uma guerra. Quando a batalha parecia vencida, do nada surgiu um ratinho, depois outro e mais outro... Com um agravante: eram mais resistentes à ação destrutiva da grande máquina sugadora...
"Espanaram o morro" - a expressão não é minha, mas faz sentido no momento atual.
Drogas são drogas e uma escalada no uso de drogas das mais leves para as mais pesadas é uma questão de tempo. As tragédias que se sucedem, e que nem todas são colocadas na mídia, são o atestado de que legalizar o uso de um tipo não exclui o uso de outras drogas.
Neste caso não há diálogo. Traficantes reaparecerão como os ratinhos mecânicos da ficção...
Não tem solução? - quem conhece um pouco do gênero humano poderá ter alguma esperança de que algum dia o mal será erradicado?
Ao menos vamos continuar tentando. Impossível não é!

domingo, 5 de dezembro de 2010

ACLIMATAR-SE - MUDAR DE ESTILO DE VIDA

A Royal Society agora diz: "não dá para saber como e quando o clima vai mudar... no futuro".
Eu já sabia. Já falei mais de uma vez que "os climas tem um mecanismo próprio que independe da ação do homem".
É verdade que o homem sofre as consequências de sua falta de adaptação e uso do meio ambiente, bem como do abuso em relação ao modo como explora os recursos naturais e de como vai descartando tudo o que é supérfluo, e portanto, desnecessário...
O anti-progresso que se instalou no planeta em nome de "qualidade de vida" não passa de um engodo, pois muitos produtos são produzidos na base do descartável - "use e jogue fora"!
O alarde sobre o aquecimento global alternando com as notícias de fortes nevascas na Europa não faz sentido. Meus pais e avós que vieram como imigrantes (1910/1911) da "meseta" espanhola comentavam sobre os "seis meses de inverno e seis meses de inferno" característicos do clima local, com catastróficos derretimentos de gelos na primavera e tempestades torrenciais nos verões... Nada mudou. A Europa está localizada na Zona Temperada Norte; tem duas estações bem definidas. Sofre a influência das massas polares do Ártico, das correntes marinhas, dos ventos, da continentalidade, etc...
A aclimatação sempre foi praticada com a adequação de casas, vestimentas, alimentação, estilo de vida, etc., tudo em função do meio ambiente!!! As casas antigas em geral eram amplas, bem ventiladas, telha francesa, jardins ao redor, piso em madeira ou em tijolo; algumas com fontes em pátios internos ao estilo mediterrâneo. O branco colonizador, quando veio para os trópicos sofreu amargamente os efeitos do calor... tentou se adaptar. Só que atualmente, com muito mais tecnologia, os prédios em concreto, muitos praticamente sem ventilação, e muitos outros necessitando de iluminação artificial mesmo durante o dia, além do ar condicionado, dão uma extenção da falta de critérios na ocupação dos espaços.
Reciclar é necessário. Não só os descartáveis. Reciclar cabeças e conceitos de moradia também é um item a considerar.
Tá frio... tá quente... tá quente... tá frio... Sempre foi assim. O que não era assim como hoje, é o corre-corre de milhões de carros, as toneladas de lixo produzido pelos milhões e milhões de cidadãos atirados à cultura do desperdício, etc.
Será que humanidade emburreceu?
Mudar de estilo de vida é possível e necessário. Continuar com está é comodismo demais.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

BRASIL - O PRESENTE CHEGOU ONTEM!

Gigante pela própria natureza é o Brasil cantado em prosa e verso desde a "descoberta" que ainda não terminou.
Olhar fixo no passado, qual cordão umbilical ainda por cortar. São os vínculos com a mãe-metrópole, que por sua vez, ainda de olhar lânguido ama o filho que já caminha por seus pés. São elos com as pátrias de tantos povos que em seu berço esplêndido acolheu. Culturas milenares; tradições que são legado nosso por herança natural e indiscutível.
Seja qual for o caminho que cada um percorreu na história da civilização, hoje são o presente que chegou. Parece que foi ontem.
Gigante, sim! - Grandioso também. Em tudo. Até na megalomania de alguns filhos seus.
E por falar em filhos, há os da terra. Aqueles, que num passado remoto, chegaram primeiro. E, que pela grandiosidade das terras, se ocuparam em passear por elas, como se paraíso fosse. Paraíso é!.
Paraíso também exige regras, leis, ordem, respeito. Se houver mania de grandeza, que seja ela pelo bem maior da Nação.
Que a falta de sobriedade de uns, a intolerância de outros, a ganância de muitos e a soberba dos que se exaltam a si próprios, não comprometam os rumos da Liberdade e da verdadeira Democracia.
A maturidade é o capacitador do "ser grande"!
- Brasil, país do futuro! - Já é hora de viver o presente. Ele chegou ontem! Ele era o futuro que você não viu. Chegou, passou... Acorda!

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

DESEJO SECRETO DE UMA CANETA

- "Sou uma caneta. Dependo de você para escrever o meu recado. Até hoje escrevi tudo o que você quiz que eu escrevesse sem se importar em saber se eu estava de acordo. Hoje tomo a liberdade de olhe dizer que discordo do muito que por minha pena passou.
Confeso que estou por um fio...
Aproveito para lhe dizer que tenho um desejo há muito tempo acalentado.
Ele é simples e fácil de ser realizado: - Só quero que gastem o meu tempo para o mundo melhorar.
Vamos, pois combinar. De ora em diante quero só escrever:
- Livro de grande sabedoria;
- Cartas de amor e felicidade;
- Muitas mensagens de paz e harmonia;
- Poemas de terna amizade e de beleza encantadora;
- Recordações dos bons tempos vividos sem medo de viver;
- Histórias! Muitas!... do mais puro e sincero amor!
Perfeitamente dispensável é tudo mais... Deixemos esse mais (menos) que descanse em paz nos porões do tempo sem tempo para acontecer.
Nossa gratidão a todos que entenderem e satisfazerem este meu simples e sincero desejo."