sexta-feira, 19 de novembro de 2010

DIA DA BANDEIRA

Os feriados e as comemorações se sucedem no país dos feriadões.
Mas, que sabem os cidadãos sobre o verdadeiro significado desses feriados nacionais muito bem vindos para quem quer curtir uma folga prolongada em uma praia ou no campo, que ninguém é de ferro? - quase ninguém sabe!
No passado, quando não havia tantos meios de comunicação e de facilidades para se conhecer alguma coisa sobre fatos históricos, por exemplo, e alguém tinha conhecimentos superficiais ( mas tinha!) sobre algum assunto, se dizia que a pessoa tinha "cultura de almanaque", ou "cultura de folhinha" (calendário) repletas de pequenas informações úteis, curiosidades, instrutivas, culturais, históricas, religiosas, cívicas, humorísticas, etc. Estes dois informativos, juntamente com o catecismo e os livros de orações e de cânticos religiosos permitiam ao cidadão comum estar informado e participar de forma ativa nos eventos da sua cidade.
Ninguém vivia àtoa na vida. Todos tinham muito que fazer. Mas, dia de festa cívica ou religiosa, ninguém ficava de fora. Havia desfiles com banda tocando na praça, canto dos Hinos, hasteamento de Bandeiras, discursos de autoridades civis e militares, missas concorridas com quermesses animadas e foguetórios para alegrar mais ainda o ambiente festivo. Transcorria tudo em ambiente saudável e instrutivo para todos - ricos e pobres, estudantes e trabalhadores, crianças, jovens, adultos e idosos; pessoas de todos os níveis, em suas roupas domingueiras festando juntos. Cada uma, em seu nível cultural de entendimento, absorvia ensinamentos numa mesma escola ao céu aberto entre aplausos, cânticos e bandas animadas no alegre e entusiático taratá...tá...tachim...tachim...taratátá!!!
Hoje é dia da Bandeira Nacional!
O povo não vai assistir ao hasteamento do Pavilhão Nacional, nem cantar o Hino "Salve lindo pendão de esperança" (esperança que nunca acabe), nem ouvir discursos, nem ouvir a banda alegremente a tocar, e muito menos haverá desfiles alegres de jovens uniformizados.
Dia 15 próximo passado foi dia da Proclamação da República. Dia de feriadão prolongado! Quem comemorou civicamente a data?
Fico feliz por ter vivido uma infância e uma juventude onde os valores cívicos e religiosos eram praticados, respeitados, vivenciados... por todos os cidadãos...