terça-feira, 9 de novembro de 2010

VERDADES QUE DEVEM SER DITAS - DITADURA

O período de 1964 a 1986 registra a presença de governos militares o Brasil, a que se convencionou chamar de "Ditadura", e, que nós, entendemos como um período de restabelecimento da ordem e de preservação das instituições. Os quatro governos de militares que se sucederam na época, foram devidamente reconhecidos internacionalmente, e, nenhum Presidente fez menção de permanecer no cargo ditatorialmente, cumprindo rigorosamente o estabelecido para seu mandato por eleição indireta.
Quando ouvimos falar sobre os "horrores" do período, se não tivessemos vivido a época, pensaríamos que no Brasil não havia liberdades. Não é bem assim. Na verdade houve um governo representado pelas Forças Armadas imbuídas de sua responsabilidade Constitucional de preservação e defesa da Nação brasileira combatendo grupos de agitadores, desordeiros e terroristas que queriam impor o comunismo à força, pela luta armada, que foram devidamente rechaçados. Estes grupos eram formados por: 1- Os "intelectuais", provocadores e oportunistas que se aproveitaram para deixar o Brasil e ir viver como "exilados políticos" mesmo quando nada havia contra eles. Estes, aproveitaram para estudar, frequentar círculos políticos e culturais da época, fazer nome, e após o fim da ditadura voltaram muito bem tratados, bem vestidos, saudáveis ... 2- E os mais radicais, reacionários, guerrilheiros que partiram para a luta com armas nas mãos, no estilo cubano onde se haviam inspirado e formado. Estes sofreram represálias duras pelos atos de terrorismo que praticaram contra a ordem e a Lei. Esses dois grupos representam uma parcela mínima da sociedade brasileira.
A sociedade brasileira, ou seja, a grande maioria da população formada de milhões de cidadãos de bem permaneceram no Brasil fiéis às suas obrigações e convicções. Todos trabalhando honestamente e ajudando a construir a Nação Brasileira. Desde o trabalhador braçal ao grande empresário; da mãe de família aos jovens estudantes e todos os profissionais de todas as áreas, todos mesmo, permaneceram aqui no Brasil trabalhando, estudando, contribuindo para que o Brasil continuasse no rumo da Ordem e do Progresso sem serem molestados . Éramos livres para ir e vir. Para trabalhar. Viajar. Não havia os riscos de balas perdidas como hoje que atingem até crianças dentro de salas de aula. Não havia a violência da "democracia" do faz de conta atual... Essa é a verdade que deve ser dita.
Quanto à "Censura", houve sim, uma boa vigilância em relação aos agitadores que queriam criar a instabilidade social. Porém, também deve ser dito - e isto nos foi relatado por uma pessoa que participou em Brasília da Comissão civil para analisar filmes e peças de teatro - que alguns dos "responsáveis", querendo mostrar serviço, muitas vezes cortavam trechos de textos ou de filmes, que na verdade nada tinham a ser censurado, caindo a responsabilidade na conta da "ditadura militar"...
Como se chegou à Ditadura? - Falaremos sobre o assunto no próximo texto. Tudo faz parte de um contexto maior da história.