quinta-feira, 11 de novembro de 2010

SINCRONICIDADE

SINCRONICIDADE - ou fatos sincrônicos são aqueles que ocorrem ao mesmo tempo.
O exemplo clássico é o do escaravelho. Mas, no dia a dia, às vezes somos surpreendidos por fatos que surgem à nossa frente, independente de tempo e de espaço, de forma sincrônica.
Ontem recebi uma sequência de fotos maravilhosas dos campos floridos de tulipas na Holanda. Obra e arte do homem trabalhando em harmonia com a Natureza. Lembrei que no Brasil, por obra e arte de imigrantes holandeses, também há lindo campos de cultivo de flores tão lindas quanto os campos mostrados nas fotos. Instantes depois, no contraponto vimos outras imagens não tão bonitas. Elas mostravam a canga pedrogosa laterítica do solo semiárido nordestino. Involuntariamente um vínculo se estabeleceu. Qual a mensagem? - Por ironia do destino - e a história não nos deixa esquecer - no passado os holandeses estiveram lá no nordeste...
O lugar é a gente que faz.
Se queremos um jardim, plantemos flores. Se queremos cascatas marulhantes, preservemos as fontes. Se queremos ar puro, não poluamos o ar. Se desejamos paz e harmonia, evitemos os confrontos que são próprios dos violentos e dos espíritos embrutecidos.
O mundo está carente de bons pensamentos, boas obras, e também faltam "mágicos" construtores de jardins. Não precisam ser campos de tulipas. Flores são flores.