domingo, 7 de novembro de 2010

ENEM -2010 - OUTRA VEZ?

Havia feito o propósito de não ficar falando mais de certos assuntos, como por exemplo o ENEM - e o emburrecimento na educação.
Mas, outro erro que só desestabiliza emocionalmente o alunos, já é demais. Temos que falar.
Errar é humano, mas persistir em erros, exatamente quando se trata de Educação, o problema é muito mais grave. E não venham culpar a gráfica e os revisores pelas falhas deste último triste espetáculo. Se eles são incompetentes é por que são o resultado do sistema que aí está.
Enquanto se perdem em teorias e tentando reinventar a roda, o verdadeiro interessado no processo educativo, ou seja, o aluno é relegado para um "número estatístico" para o governo apresentar ao mundo. Pois sim!.
As estatísticas não dizem nada quando se trata de avaliar conhecimentos, pois estão sendo avaliados indivíduos pela média de algo proposto como sendo o essencial.
Hoje, alunos universitários tem um nível de conhecimentos gerais inferiores aos de alunos de 4ª série primária dos anos 50!
O Sistema Educacional através dos seus representantes reflete o desmonte que foi feito na educação nos últimos tempos. A base de tudo está nos primeiros anos do ensino. E nem professores adequados estão sendo formados para tal. Diploma Universitário para dar aula na primeira fase de nada vale se não vier acompanhado dos devidos conhecimentos. Uma professorinha normalista tinha essa formação que hoje não é dada mais. PRIORIZOU-SE O DIPLOMA E NÃO O CONHECIMENTO.
Cartão vermelho para mais esta "falha" do ENEM. Ou melhor, para os responsáveis por mais esse erro.
Aliás, é como dizem os jovens: "O problema está entre a cadeira e a mesa..." - para bom entendedor não temos que explicar!