quarta-feira, 17 de novembro de 2010

NOVA IDADE DE OBSCURANTISMO?

Apesar de tantas facilidades de se comunicar, a humanidade caminha para uma nova idade do obscurantismo.
A globalização está a fragmentar a cultura das Nações fazendo com que cada uma dessas culturas perca um pouco de sua identidade caminhando para uma reorganização politica, social e econômica mundial.
Estamos assistindo um momento histórico que não é o Fim do Mundo apocalíptico tão anunciado e sempre adiado. O que está a acontecer é um fim no sentido civilizatório como já ocorreu no passado.
A educação, valorizando generalidades de forma superficial, faz sua parte desestruturadora de valores e conhecimentos sistematizados.
- Acontecerá uma nova era de obscurantismo?
- Não é pessimismo. É o que dá para observar quando setores responsáveis pelos valores culturais e conhecimentos, que são a base e acervo de uma Nação, valorizam a formação ideológica em prejuízo do ensino de conteúdos organizados como deve ser um currículo (geografia, história, gramática, literatura, etc.). Omitir fatos do passado histórico da Nação, por ex., e ressaltar feitos recentes como sendo os valores a serem cultuados por serem "os politicamente corretos" para quem os está ditando, está se tornando uma constante. E, o pior, é que corre-se o risco de sofrer represálias e de ser criminalizado quem ousar pensar diferente e tentar restabelecer a verdade.
O controle social já é uma realidade em muitos países e caminha, avança, ganha terreno em surdina em muitos lugares.
Na Idade média iam para a fogueira aqueles que contrariassem a ciência oficial - na época, ditada pela Igreja. Hoje, o Estado já deu bons exemplos do que é capaz de fazer através do Comunismo soviético-marxista ou maoista. A Coreia do Norte e Cuba são exemplos vivos para quem quiser se informar sobre o poder de dominação dos indivíduos: - "Mãos para trás, caminhar para a frente. Não olhar para os lados. Não ter pensamentos próprios. Obedecer. Ser um número... "
A batalha será longa. Quantos resistirão?
Certamente, a continuar a fragmentação cultural e destruição dos sistemas educativos, o conhecimento voltará a fazer parte de sociedades secretas nas mãos de Sábios que não se curvarão à massificação dos cérebros, e àqueles que resistirem às drogas, às mensagens subreptícias, aos ataques de ordem mental e espiritual. Os dominadores sabem que é através da mente que podem dominar cultivando fantasias de um mundo novo possível - naturalmente ao gosto do donos do poder...
Todo cuidado é pouco. Na Epístola aos Efésios, Paulo dá o seu alerta em "A Armadura de Deus" (6-10 ao 18) de como agir para vencer as trevas e não permitir que o mal domine: "Fortalecimento na Oração".