domingo, 14 de novembro de 2010

A IMPORTÂNCIA DA UNIVERSIDADE

"Um diploma universitário não é um sinal de que se é um produto final, e, sim, de que a pessoa está pronta para a vida". (Rev. Edward A. Malloy)

-
A Universidade abre caminhos. Mostra novos horizontes. Cada um vai trilhar o "seu" caminho e será tão bem sucedido quanto mais empenho puser em metas a conquistar. O estudo não se encerra no dia da Formatura. É exatamente nesse dia que a vida ganha uma nova dimensão oferecendo "n" possibilidades de crescimento profissional e pessoal.
Seja qual for a área escolhida, o jovem deve ter em mente que ao entrar para a Universidade, a meta principal deve ser a do CONHECIMENTO. O diploma será apenas o comprovante de que ele começou a caminhada. Tem agora novas janelas para olhar o mundo e realizar suas conquistas.
O período de descobertas que o jovem tem ao entrar para a Universidade deve ser aproveitado ao máximo. Deve não só ler muito, mas também aprender a discernir entre o que é ético e moral e não pode deixar-se desviar do caminho por falsos valores que lhe queiram impor. Bancos escolares são para aprender conteúdos, realizar pesquisas, desenvolver trabalhos e estudos que levem ao progresso e ao desenvolvimento que beneficiem a todos. Há muita coisa boa no Brasil graças à dedicação e trabalho de abnegados mestres que souberam ensinar pelo exemplo, como deve ser um verdadeiro Mestre.
Jovem, saiba escolher. Diga não a quem lhe queira impor doutrinações politicas ou ideologias. Você tem o direito de conhecer todas as correntes de pensamento, para só depois, optar pelos valores que realmente condizem com o que é ético, moral, próprio de uma sociedade livre e verdadeiramente democrática. A família sempre será o seu suporte. Valorize-a e ajude a transformá-la em um centro de crescimento para todos. Compartilhe mais com os seus.
Lembre-se, jovem universitário, que você é muito importante para se prestar ao serviço de "claque" de certos "lideres" desejosos de ter admiradores ao seu redor.
Estudar deve ter o gostinho do "quero mais"... E será para avida toda. É como começar a ler uma enciclopédia e saborear cada nova informação. Os temas ficam ao gosto de cada um e nada impede de escolher mais de um assunto.
Parabéns, jovens que gostam de estudar. Aproveitem ao máximo essa oportunidade para tornar-se cada dia melhores e fazer da sua vida um exemplo dígno de ser seguido por outros jovens.