domingo, 13 de março de 2011

É TEMPO DE ORAÇÃO.

É tempo de reflexão e de Oração. Estamos na Quaresma - período de 40 dias que vão da 4ª feira de Cinzas até o Domingo de Páscoa - em que a Igreja Católica e os Ortodoxos dedicam à penitência  e oração.
O ritual da oração e da penitência, da expiação das transgressões às leis religiosas, que são regras de bem viver em harmonia consigo e com nossos semelhantes, para muitos tem-se transformado em mera formalidade social e religiosa, cumprida  automaticamente.
A Oração é um canal aberto de comunicação livre, com o personagem mais importante do Universo. Não importa o nome que nós lhe demos. Ele sempre nos escuta. A Oração é uma forma de manter-se espiritualmente desperto.
Na verdade, a vida deveria ser uma "Oração"... No convívio diário, no entanto, nem a vida se constitui em uma Oração, como muitas vezes nos esquecemos de dedicar alguns momentos do dia a orar, rezar, bendizer, abençoar e agradecer pela vida e pelas coisas boas que ela nos proporciona. O sentimento é antes de tudo um ato de oração, mais do que as palavras e os atos.
Em nossa tradição religiosa ocidental ela é o baluarte contra o império do mal.
"Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus Mandamentos; porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e de paz." (Prov.3,2).