quarta-feira, 23 de março de 2011

EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA - (Martina Sanchez)

EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA - CONCEITOS E IMPORTÂNCIA (Martina Sanchez).

APRESENTAÇÃO

Na década de 1970 foi instituída a disciplina de Educação Moral e Cívica, obrigatória no ensino ginasial (5ª e 6ª séries) nos colégios públicos e particulares. À falta de material didático, como professora da disciplina em questão elaboramos pequenos textos para atender ao currículo proposto, que ora partilhamos com nossos leitores, por entender que todos temos sempre algo a aprender e a ensinar. O conteúdo total das "Lições" vai de 01 a 24 mais anexos. Dividimos os temas de forma didática objetivando deixar ao leitor leigo, ao aluno e aos professores em geral um texto de fácil compreensão.

 

Lição Nº. 1 - CONCEITO E IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA.

1- A palavra "Moral" vem do latim "mores". Significa: conduta, modo de agir, costumes, comportamento.

"Moral é uma ciência que estuda os costumes, ou seja, a conduta do homem". Ela estuda tudo o que o homem faz de acordo com sua vontade.

A Moral nos dá a Lei Moral que nos ordena o que é correto e nos proíbe o que é errado.

Os nossos deveres morais são: pessoais e sociais.

Portanto, através da moral e sua lei, nós vamos determinar a nossa conduta dentro da sociedade em que vivemos.

2- Civismo é o amor à Pátria e o cultivo de suas tradições.

Cada pessoa vivendo em comunidade, cumprindo os seus deveres e aprendendo a engrandecer sua Pátria estará praticando um ato cívico.

3- A disciplina Educação Moral e Cívica foi criada para contribuir para a formação do povo brasileiro.

Sabe-se que para agir bem é necessário conhecer-se bem. Portanto, para ser um bom cidadão é necessário que cada um conheça os seus direitos e seus deveres morais, cívicos e políticos, como cidadão.

O mundo em que vivemos apresenta numerosos problemas. Diariamente temos conhecimento de fatos ocorridos em todas as partes do mundo. Por isso é necessário não só formar o caráter dos jovens, como também orientá-los, esclarecê-los afim de que não se percam os ideais sonhados por nosso povo ao longo dos séculos. O desenvolvimento do Brasil é importante, mas também é dever conservar suas instituições democráticas e cristãs, cujas bases podem ser abaladas pela subversão e pelo terrorismo.

Uma geração mais consciente de suas responsabilidades morais, cívicas e políticas, estará em condições de assumir a defesa da Pátria.

Não perecerá a Nação, nem sua tradição de liberdade e justiça, desde que os seus filhos levem gravados em seus corações estas palavras: - "A Pátria precisa de mim, não faltarei ao seu chamado".

 

Lição Nº.2 - CONCEITO DE HOMEM: ESPÍRITO E MATÉRIA

O homem é o único ser racional da Terra e o mais evoluído. Ele se distingue dos demais animais pelo dom da palavra e pela inteligência.

O homem é formado de duas partes; Uma parte material que é o corpo; e Uma parte espiritual que é a alma.

A parte material (corpo) é formada pelos mesmos elementos que compõe os outros seres vivos: oxigênio, hidrogênio, azoto e carbono.

O corpo material tem função por um determinado período de vida, após o qual morre, dando liberdade à parte espiritual.

A parte espiritual (alma) é a parte imaterial que vive no corpo. É uma parte da Força Divina. O espírito ou alma é imutável e eterno.

O homem tem deveres para com o corpo e para com o espírito.

Os deveres para com o espírito são: dignidade, modéstia, instrução, educação, repouso, etc.

Os deveres para com o corpo são: higiene, repouso, alimentação, saúde, etc.

 

Lição Nº. 3 - RELAÇÕES DA PESSOA: FAMÍLIA E SOCIEDADE

PESSOA - é o ser humano considerado na sua natureza integral racional. O conceito de "pessoa" só se aplica ao ser humano.

Todo ser humano pertence a uma família. A Família é o que se chama de sociedade doméstica.

SOCIEDADE - é um conjunto de pessoas que tem os mesmos interesses e uma finalidade comum. Todos nós vivemos em sociedade.

A Família é a base da Sociedade. Sem família não há sociedade organizada.

A Família em seu sentido restrito é constituída pelo casal (casamento monogâmico) e pelos filhos.

No sentido mais amplo inclui os parentes ascendentes e colaterais.

Parentes são os indivíduos que pertencem à mesma família. De modo geral dividem-se em: a) ascendentes: pais, avós, bisavós, etc. b) desecendentes: filhos, netos, bisnetos, etc. c) consanguíneos: irmãos, tios, sobrinhos, primos, etc. d) afins: sogros, noras, genros, cunhados (as), padrastos, etc. É o tipo de Família Patriarcal que no passado incluía também os criados.

Na Família como em toda e qualquer sociedade há deveres de cada membro para com seu grupo. Dentro de qualquer sociedade e na Família há autoridades. No caso do grupo familiar a autoridade compete aos pais.

Os Deveres familiares provêm das relações entre as pessoas que compõe a Família. Eles são:

1- Deveres recíprocos dos esposos entre si: a) fidelidade conjugal; b) vida em comum; c) assistência mútua; d) sustento, guarda e educação dos filhos.

2- Deveres dos pais para com os filhos: a) sustentá-los; b) protegê-los; c) educá-los (formar-lhes o caráter, corrigi-los).

3- Deveres dos filhos para com os pais: a) amor e respeito; b) obediência; c) gratidão e assistência.

4- Deveres entre irmãos: a) amor fraternal; b) auxílio mútuo.

5- Deveres para com os parentes: a) amizade; b) assistência moral e material.

 

Lição Nº. 4 - DIREITOS E DEVERES DO HOMEM

Todo ser humano possui deveres e direitos dentro da sociedade onde viva. Os deveres e direitos dizem respeito à própria pessoa como ser humano. São eles:

A- DEVERES MORAIS:

1- Deveres para com Deus:

a) Fidelidade aos preceitos da religião adotada;

b) Resignação à vontade Divina;

c) Gratidão aos benefícios recebidos;

d) Aproveitamento dos dons concedidos;

e) Homenagem contínua da inteligência, do espírito, da vontade – orientando-os para os planos do Criador.

2- Deveres para com o próprio corpo:

a) respeito ao próprio corpo;

b) defesa da vida e da saúde;

c) interdição ao vício e ao suicídio.

3- Deveres para com o espírito:

a) Instrução; b) Educação; c) Dignidade.

O conhecimento dos DEVERES leva à formação do caráter da pessoa humana fazendo com que ela seja:

a) discreta; b) responsável; c) honesta; d) trabalhadora; e) corajosa.

4- Deveres para com nossos semelhantes:

a) auxílio e assistência moral e material;

b) respeito a todos os direitos do ser humano – (vida, honra, liberdade, trabalho, propriedade).

c) respeito às autoridades, aos compromissos assumidos, cortesia no trato, guarda de segredos, etc.

B- DIREITOS DO HOMEM

A finalidade de toda sociedade política é a conservação dos direitos naturais do homem. Esses direitos são: liberdade, propriedade, segurança, resistência à opressão, etc.

A doutrina social da Igreja elaborou uma relação dos "Direitos Fundamentais do Homem", e a Assembléia Geral das Nações Unidas, elaborou a Declaração dos Direitos do Homem.

A Constituição brasileira que é a Lei fundamental do País em seu art. 141 diz: "A Constituição assegura aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade dos direitos concernentes à vida, à liberdade, à segurança individual e à propriedade."

 

Lição Nº. 5 - MORAL E RELIGIÃO:

MORAL – é a ciência dos costumes ou dos deveres. A Lei Moral é a norma de conduta imposta pela consciência. Ela indica os deveres morais que são sociais e pessoais.

RELIGIÃO – é o culto a uma divindade. É a crença na existência de um ser supremo como causa, fim ou Lei Universal. O sentimento religioso nasceu com o homem. No princípio ele adorava as forças da Natureza. Como ele não as compreendia, procurava explicá-las com os mitos. É através dos mitos que tentaram explicar a criação do homem e do mundo, a sucessão das estações do ano, etc.

Os povos primitivos que viviam e ainda vivem em pequenos grupos fechados, regulavam e ainda orientam sua vida e conduta através dos ritos ou cerimônias.

Há diversas formas de religião. As mais primitivas são as religiões fetichistas ou animistas e não fazem distinção entre o que é sagrado e o que é profano. Praticam a adoração das forças da natureza.

Com o progresso do homem, ele foi compreendendo os fenômenos naturais e descobriu que as forças que adorava não eram a causa, mas o efeito de uma causa maior. Daí surgiram as diversas religiões.

As religiões se dividem em monoteístas e politeístas.

As religiões monoteístas são aquelas que admitem apenas um Deus. As principais religiões monoteístas são:

a)    Cristianismo – que se divide em:  Catolicismo Romano;  Protestantismo; e  Grega Cismática. Há também as igrejas evangélicas.

b)   Maometismo ou Islamismo.

c)    Mosaísmo ou Judaísmo.

As religiões politeístas são aquelas que admitem mais de uma divindade. As principais religiões politeístas são: a) Hinduísmo ou Bramanismo: b) Budismo; c) Confucionismo; d) Xintoísmo.

 

Lição Nº.6 - FORMAÇÃO RELIGIOSA  - A RELIGIÃO COMO BASE DA MORAL E O RESPEITO A TODAS AS FORMAS DE RELIGIÃO.

A Religiosidade do homem se manifesta na sua crença em uma divindade.

É a tendência natural que o ser humano tem para a adoração daquilo que julga divino e, portanto, superior a ele.

A formação religiosa é feita pela Família, pelas diferentes Igrejas e pela Sociedade em que cada um vive.

A Religião tem sido a determinadora da conduta do homem. Ela funciona como um freio aos excessos na conduta dos homens.

É a Religião, que através da evolução dos mitos estabeleceu um código para a conduta humana, determinando o que é certo e o que é errado.

A Religião procura preparar o homem para uma vida correta através da sua purificação espiritual.

O Budismo, o Maometismo, o Confucionismo, por ex., são conjuntos de princípios filosóficos e morais. O Maometismo surgiu numa época em que reinava a completa anarquia moral.

As Religiões, portanto, sempre procuraram restabelecer os princípios básicos da conduta moral humana, além de apresentar normas de conduta para com uma divindade criadora.

Cada religião interpreta a seu modo a forma de se chegar à perfeição para alcançar uma vida superior no além.

Nós devemos respeitar todas as formas de religião, pois elas são uma forma de identificar o ser humano com o seu Criador: Deus.

Significado da Oração:

Oração é uma prece, reza, súplica a Deus.

Orar a Deus é pensar nele, é aproximar-se dele, é por-se em comunicação com Ele. Através da Oração podemos louvar, pedir e agradecer.

 

Lição Nº. 7 - TRADIÇÕES RELIGIOSAS NO BRASIL

 O Brasil é a maior Nação Católica do mundo.

A primeira religião professada aqui foi trazida pelos descobridores. A primeira manifestação religiosa foi a celebração da 1ª missa por Frei Henrique Soares, ainda no Ilhéu da Coroa Vermelha, antes de pisarem em terra firme.  A segunda missa, já em Porto Seguro, foi rezada em 26 de abril de 1500. Esta nova cerimônia contou com a presença de todos os tripulantes da esquadra de Cabral e de índios tupinambás.

Nas expedições posteriores vieeram padres e frades, missionários diversos que construíram capelas e igrejas nos mais variados pontos da nova terra, iniciando a propagação da fé. Os povoados surgiram junto a essas capelas e igrejinhas erguidas em sinal a santos padroeiros.

Com o tempo os povoados tornaram-se vilas e depois cidades. As gerações se sucederam, mas a fé cristã permaneceu. O brasileiro é de espírito livre, aberto às influências desse espírito religioso que tem suas bases na tradição ocidental da religião cristã.

No Brasil há liberdade de religião. Para cá vieram povos de diversas raças e credos religiosos. A liberdade religiosa é garantida pela Constituição, a Carta Magna da Nação Brasileira.

(continua...)