sexta-feira, 25 de março de 2011

EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA - BRASIL - A TERRA - O HOMEM - VULTOS NACIONAIS

Dando continuidade aos textos sobre o tema "Educação Moral e Cívica" apresentamos neste post às Lições de Nº 10 - uma visão sobre o Brasil (características físcas, sociais e econômicas); nº11 - O homem - a Formação Étnica da População; e nº 12 - "Vultos Nacionais" destacando personalidades que de alguma forma contribuiram no seu tempo histórico para a formação da Nação brasileira.              

 

Lição Nº. 10

BRASIL: - A TERRA – CARACTERÍSTICAS FÍSICAS, SOCIAIS E ECONÔMICAS.

O Brasil é um dos maiores países do mundo. Apenas 4 países do mundo são maiores que o Brasil (Rússia, Canadá, Estados Unidos e China). Com seus 8 e meio milhões de km² ocupa metade da América do Sul. Devido a essa grande extensão territorial, apresenta inúmeras diferenciações geográficas.

ASPÉCTOS FÍSICOS –

a)    Relevo dominado por um extenso planalto de patamares sucessivos, e vastas planícies sedimentares. Não há altas montanhas, nem desertos.

b)   O clima - devido à sua posição geográfica temos uma extensa área de clima equatorial, uma de climas tropicais e áreas de climas temperados.

c)     Paisagens Vegetais – destacam-se as grandes florestas equatoriais, o cerrado, paisagens florestais tropicais e até as paisagens de clima semi-árido no nordeste onde predomina a caatinga.

d)   Hidrografia – diversas bacias hidrográficas de importância nacional e regional: a bacia Amazônica, Tocantins-Araguaia, Paraná, São Francisco, além de outras menores e dos rios temporários no nordeste.

Felizmente os contrastes verificados nos aspectos físicos não chegam a criar lugares onde a vida seja impossível. Não há vulcões em atividade, os sismos localizados são de pequena monta e os furacões são esporádicos – ocorrendo fortes tempestades tropicais em áreas restritas.

 

ASPECTOS SOCIAIS E ECONÔMICOS

O Brasil é um país jovem, em plena formação. Por isso ainda apresenta contrastes, com áreas muito desenvolvidas ao lado de outras onde o  desenvolvimento ainda não chegou.

Devido a essas diferenciações físicas e de ordem econômica e social, o país foi dividido em cinco regiões naturais:

1-    Região Norte – formada pelo Amapá, Acre, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins;

2-   Região Nordeste – formada pelo Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e o território de Fernando de Noronha.

3-   Região Centro-Oeste – formada pelo Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.

4-   Região Sudeste – formada por Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo.

5-   Região Sul – formada pelo Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A região mais desenvolvida que apresenta maior número de habitantes e as maiores cidades do Brasil é a região Sudeste. Essa diferenciação deve-se ao tipo de economia e de povoamento migratório (europeus, asiáticos e outros povos) que para lá se deslocou desde o início da ocupação do território.

A Região Norte e Centro Oeste são as menos povoadas. Só a partir da década de 1960 é que começaram a receber grande número de migrantes devido à construção de Brasília, a abertura de estradas, descoberta de jazidas minerais e a criação de Agrovilas pelo INCRA.

A região nordeste é a que apresenta maiores problemas econômicos e sociais, especialmente as áreas atingidas pelas secas. Porém possui grandes recursos minerais e de combustíveis fósseis.

A região sul é a menor em extensão territorial, mas devido ao tipo de povoamento se destaca das outras regiões pelo desenvolvimento.

 

Lição Nº.11

O HOMEM – A FORMAÇÃO ÉTNICA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

No Brasil houve dois períodos de formação da população.

O primeiro período vai desde o início da colonização até o fim do século XVIII. Neste período vieram os portugueses (colonos), os negros (escravos) ocorrendo a mestiçagem entre o branco, o negro e o índio nativo.

A partir do início do século XIX, até a atualidade temos o segundo período. É nele que vieram em grande número os imigrantes europeus e asiáticos, pois havia sido proibida a entrada de escravos.

A população brasileira é formada por 4 grupos étnicos: a) o branco (54%); b) mestiços (34%); c) negros (10%); d) amarelos (2%), segundo dados de 1970.

1-    BRANCOS – vieram da Europa. Destacam-se os portugueses, italianos, espanhóis, alemães, poloneses, etc.

O português veio como colono e contribuiu na nossa formação de modo marcante. Dele recebemos: a língua, a cultura ocidental, a religião, as instituições e os costumes.

O italiano veio como imigrante (1870) para trabalhar na agricultura cafeeira. Sua contribuição foi grande, pois trouxe novos métodos industriais, novos costumes, influenciou na linguagem, na cultura e fundou cidades.

O espanhol veio como imigrante no século XIX, porém já havia exercido alguma influencia durante o domínio espanhol no Brasil (1580 a 1640).

Os alemães vieram como colonos imigrantes estabelecendo-se no Rio de Janeiro, Espírito Santo e no sul do país. Influíram no tipo de habitação, na cultura regional e fundaram cidades.

Os poloneses se instalaram no Paraná principalmente, criando uma nova paisagem.

2-   OS NEGROS – foram trazidos da África, como escravos, para trabalhar nas lavouras e serviços domésticos.

Os principais grupos de negros foram: os sudaneses e os bantos. Os sudaneses vieram da Guiné e eram mais adiantados sendo que seus descendentes hoje estão mais integrados na sociedade. Os bantos vieram de Angola, com uma cultura menos desenvolvida.

O negro influenciou:

a) na música (samba, frevo, etc)

b) trajes típicos (baiana)

c) alimentação (acarajé, vatapá, cuscuz, feijoada, etc)

d) expressões culturais ( macumba, umbanda, quimbanda, candomblé, etc).

e) na lingua e expressões populares.

A mãe-preta teve grande destaque nas casas grandes do Brasil colônia. O negro trabalhou na lavoura de café, nos engenhos de cana de açúcar e na mineração.

3- ASIÁTICOS – destacam-se: os sírio-libaneses e os japoneses. Os sírio-libaneses vieram como imigrantes a partir da metade do século XIX. Dedicaram-se ao comércio e a indústria. Os japoneses também vieram em grande número como imigrantes dedicando-se especialmente à agricultura (cultura de hortaliças, arroz, chá e algodão); eles introduziram novas técnicas agrícolas. Integrados à nova pátria conservaram muitos costumes e hábitos.

4- O INDÍGENA – (ou brasilindio) – há vário grupos espalhados pelo Brasil principalmente na Amazônia, região Centro Oeste, em diversos estados como no Maranhão, São Paulo, Paraná, etc., confundindo-se com os mestiços.

A aculturação tem sido ora pacífica, ora conflituosa desde o início da colonização.

As principais nações indígenas brasileiras são: os Tupis, os Tapuias, os Nuaruaques, e os Caraíbas. Eles influíram nos usos e costumes do colono, na língua, na habitação, etc.

Devido à mestiçagem e às doenças, o indígena tem sofrido um decréscimo populacional.

        5 -   OS MESTIÇOS – o número de mestiços no Brasil é grande. Eles são encontrados em quase todo o Brasil, sendo  que na Amazônia, por ex., constitui 60% da população.

Os principais grupos de mestiços são:

a)    Mulatos – cruzamento do negro com o branco;

b)   Caboclo – cruzamento do branco com o indígena. Este grupo recebe nomes regionais. Ex; Mamelucos, sertanejos (nordeste), capiau (Minas Gerais), Maratimba (no Espírito Santo), Caiçara e caipira (São Paulo), etc.

c)     Cafuzos – cruzamento do negro com o índio.

Entre os diferentes grupos têm ocorrido também cruzamentos com denominações regionais. Ex. Juçara (negro x índio x branco).

Atualmente também temos os mestiços de origem japonesa e seus descendentes: nissei, sansei.

 

Lição Nº. 12

VULTOS NACIONAIS

Inúmeros são os nomes de brasileiros ilustres que contribuíram para engrandecer o nome de nossa Pátria. Relacionar todos não é possível. Vejamos alguns que se destacaram, bem como quais foram suas atividades:

I – NAS ARTES –

A – LITERATURA -  1- José de Alencar – autor de inúmeros romances (Iracema, O Guarani, Minas de Prata, O Tronco de Ipê, Senhora, etc);

2- Machado de Assis – escreveu "Don Casmurro", "Iaiá Garcia"; etc;

3- Euclides da Cunha – autor de "Os Sertões"

4- Monteiro Lobato – escritor de coleções infantis e obras para adultos.

5- Jorge Amado – autor moderno e de grande sucesso na atualidade.

6- Humberto de Campos – autor de "Crônicas".

B – Na ESCULTURA – destaca-se Antonio da Silva Lisboa –"O Aleijadinho" – seus trabalhos estão em Ouro Preto, Sabará, Congonhas do Campo e outras cidades mineiras.

C- Na MÚSICA – 1- Antonio Carlos Gomes – compôs óperas. Autor de "O Guarani", ópera baseada no romance de José de Alencar; "O Escravo", "Maria Tudor", etc. 2- Francisco Manuel da Silva – compositor do Hino Nacional Brasileiro; 3- Antonio Francisco Braga – compositor e Maestro – autor da música do Hino à Bandeira. 4- Heitor Villa Lobos – gênio musical moderno. Sua música é baseada no folclore brasileiro.

D- Na POESIA – 1- Castro Alves – "O poeta da Abolição";

2- Antonio Gonçalves Dias – poeta indianista;

3- Cassiano Ricardo – o poeta da Natureza;

4- Cláudio Manuel da Costa – chefe da "Escola Mineira";

5- Olavo Bilac – chamado o "Príncipe dos Poetas";

6- Guilherme de Almeida – poeta contemporâneo;

Outros – Vicente de Carvalho, Tomaz Antonio Gonzaga, Raimundo Correia, Olegário Mariano, Fagundes Varela, Casimiro de Abreu, etc.

E- Na PINTURA – 1- Pedro Américo – que procurou perpetuar momentos de nossa história, com destaque para "O Grito do Ipiranga"; 2- Vitor Meirelles – "A Primeira Missa no Brasil"; 3- Cândido Portinari – tornou-se famoso e conhecido no mundo inteiro. Destaque para os murais no Edifício da ONU – "Guerra e Paz".

F - No TEATRO e no CINEMA – 1- Roquete Pinto – pioneiro na rádio difusão e do cinema educativo; 2- Procópio Ferreira (o Mazaropi); 3- Leopoldo Fróes; 4- Martins Pena, etc.

G- Na ORATÓRIA – destacaram-se: Antonio Silva Jardim, Gaspar da Silveira Martins, Frei Francisco Mont'Alverde.

II – CIÊNCIAS E PROFISSÕES:

A - Aviadores: Alberto Santos Dumont (O Pai da Aviação) e João Ribeiro de Barros;

B - Cientistas: 1- César Lattes – dedicou-se ao estudo da física nuclear, permitindo que o Brasil fosse incluído entre os países que participam das conquistas atômicas que caracterizam o mundo moderno.

C - Educadores: 1- Antonio Caetano de Campos – edificou a escola de mesmo nome na capital paulista; 2- Roberto C. Simonsen – fundou o SESI.

D – Engenheiros e Arquitetos –

1- Francisco de Paula Bicalho – construtor de Belo Horizonte;

2- Francisco Pereira Passos – reforma do Rio de Janeiro – O Corcovado.

3- André P. Rebouças – projetos portuários.

4- Paulo Frontin – precursor do modernismo.

5- Cândido Mariano da Silva Rondon – "O Marechal Rondon" – C.N. de Proteção aos Índios.

6- Oscar Niemayer – arquiteto de Brasília e outros projetos urbanísticos.

E- Médicos –

1- Dr. Emílio M. Ribas – diretor do serviço sanitário.

2- Osvaldo Cruz – combate à febre amarela.

3- Carlos Chagas – estudo e combate à "moléstia de Chagas".

4- Dr. Zerbini – médico cirurgião – tratamento do coração e realização de transplantes.

F – Historiadores – destacam-se: Pedro Calmon, Luis Câmara Cascudo, Silvio Romero, Capistrano de Abreu, etc.

G- Jornalistas –

1- Cipriano José Barata de Almeida – Nacionalista da Independência.

2- Quintino Bocaiúva – nacionalista da  República.

3- José Carlos do Patrocínio – "o gigante negro da Abolição".

4- Cásper Líbero – fundou a primeira agência noticiosa do Brasil e instituiu a Corrida de São Silvestre.

H – Militares –

1- Luis Felipe Saldanha da Gama – revolta da Armada.

2- Carlos Machado Bittencourt - "Marechal de Ouro".

3- Rafael Tobias de Aguiar –

4- Luis Alves de Lima e Silva – "Duque de Caxias" – patrono do Exército.

5- Manuel Luiz Osório – Patrono da Cavalaria do Exército.

I – Homens Públicos -  Entre muitos nomes de homens públicos que permitiram a construção da nossa nacionalidade destacamos alguns que foram marco na História da Pátria.

1- José Bonifácio de Andrade e Silva – "O Patriarca da Independência".

2- José Maria da Silva Paranhos – o "Barão do Rio Branco" – diplomata.

3- Princesa Isabel – "A Redentora" – fim da escravidão negra no Brasil.

4- D. Pedro I – proclamou a Independência do Brasil.

5- Marechal Deodoro -  proclamou a República e foi o primeiro Presidente do Brasil.

J – Heróis Nacionais – São considerados heróis nacionais:

1- Joaquim José da Silva Xavier – "Tiradentes" – o mártir da independência.

2- Felipe dos Santos –

3- Maria Quitéria de Jesus Medeiros – heroína da Independência – (batalhão "Voluntários do Príncipe D. Pedro").

4- Anita Garibaldi – participou da guerra dos Farrapos.

5- Ana Nery – enfermeira na guerra do Paraguai.

6- Henrique Dias – guerras holandesas.