terça-feira, 29 de março de 2011

EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA - DIMENSÃO ÉTICA DO HOMEM / AXIOLOGIA...

EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA - em continuação às lições já postadas apresentamos mais duas: nº 16 (DIMENSÃO ÉTICA DO HOMEM) E Nº 17 (AXIOLOGIA - ESTUDO DOS VALORES COMO UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL PERANTE A VIDA).

 

Lição Nº. 16  - DIMENSÃO ÉTICA DO HOMEM

 

O Homem nasceu para viver em sociedade e depende da solidariedade social.

Ética é a ciência relativa aos costumes. É a ciência da moral.

A Ética ou Filosofia Moral tem por objetivo o exame filosófico e a explicação dos chamados fatos morais. São fatos morais as normas, as atitudes virtuosas, as manifestações da consciência, etc.

A Ética Teológica explica e fundamenta as normas morais partindo da revelação sobrenatural.

A Ética Profissional corresponde às normas que devem ser obedecidas reciprocamente por profissionais que exercem uma mesma atividade.

A Ética Social corresponde às normas de conduta do indivíduo perante a sociedade; isto porque o homem pertence à sociedade.

Ética Individual é a ciência relativa às normas de ação do indivíduo, como tal, em relação a Deus, a si mesmo e ao próximo.

Os homens dependem uns dos outros para satisfazer suas necessidades: alimentação, habitação, vestuário, etc.

Os deveres da vida em sociedade são:

     1- CIVILIDADE – é a cortesia na convivência com os outros. Ex.:

a)    tratar com respeito as mulheres, os mais velhos e enfermos;

b)   respeitar as idéias alheias;

c)    não interromper os que estão falando;

d)   não rir ou gracejar em situações tristes;

e)   agradecer e retribuir os favores recebidos;

f)    ceder o lugar às pessoas mais velhas;

g)   tratar com respeito os superiores;

h)   tratar com bondade os inferiores, etc.

2-  JUSTIÇA – é o respeito aos direitos alheios.

3-  CARIDADE – fazer o bem a nossos semelhantes.

 

Lição Nº. 17  -  AXIOLOGIA – ESTUDO DOS VALORES COMO UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL PERANTE A VIDA.

 

AXIOLOGIA – é a parte da Filosofia que estuda os valores. Eles são:

1-    Subjetivos ou permanentes;

2-   Objetivos ou transitórios.

Valor Moral é o julgamento que alguém de um grupo social faz, num determinado momento, de uma determinada ação ou atitude tomada por outro indivíduo. Isto constitui um valor permanente. Os valores permanentes têm relação com a vida espiritual. Eles são: a bondade, coragem, firmeza, sendo dever a prática da generosidade, amor a Deus, etc.

Os valores permanentes produzem atitudes valoradas.

Os valores transitórios não são duradouros e entre eles podemos citar;

A)  Valores materiais – ex. riqueza, luxo.

B)   Valores físicos – ex. beleza, força física.

Hierarquia dos Valores:

Nós estabelecemos uma hierarquia de Valores. Às vezes achamos que os valores transitórios são mais importantes que os Valores permanentes.

Segundo Scheller os Valores espirituais devem soprepor-se aos Valores Vitais, e os Valores Religiosos acima de todos. Assim, na base de uma pirâmide temos os valores Vitais, a seguir os valores Espirituais e no topo os Valores Religiosos.

Porém, muitos dão mais importância aos Valores Vitais e estes se sobrepõe aos demais. Há então a inversão de Valores. Com isto o homem tem um retrocesso na sua evolução. A pirâmide anterior é invertida.

 

VALORES ÉTICOS –

1-  Valor Religioso ensina a distinguir entre o que é Sagrado e o que é Profano. A convicção religiosa de cada indivíduo o leva a preservar seus Valores Morais, como por ex. o senso de honra, o conceito de família e de Pátria, a preservação da fé e da dignidade humana.

2- Valor Lógico – indica o que é útil ao homem. Ex: - a prática da caça com finalidades  comerciais. O valor lógico pode ser certo ou errado, empírico ou científico, precioso ou sem valor.

3- Valor Estético – corresponde a uma questão de gosto. Pode ser belo ou feio, simples ou luxuoso, escuro ou luminoso.