sábado, 26 de março de 2011

EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA: AS INSTITUIÇÕES (FAMÍLIA,ESTADO,IGREJA,ETC)/SÍMBOLOS NACIONAIS

EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA (continuação - Lição Nº. 13 e 14).

 

LIÇÃO Nº13 : 

AS INSTITUIÇÕES – FAMÍLIA, NAÇÃO, ESTADO, IGREJA, ETC.

 

O homem não é apenas um ser naturalmente social. Ele é também, naturalmente grupal. Daí sua tendência espontânea institucional. Ou seja, sua tendência para estabelecer leis fundamentais para viver em sociedade.

O homem formou os grupos fundamentais que são:

1- Grupo doméstico – a Família

2- O grupo espiritual – Igreja

3- Grupo político – Estado

4- Grupo Militar – Forças Armadas.

5- Grupo Econômico – as Empresas.

6- Grupo Cultural – escolas e demais instituições.

 

FAMÍLIA – é a sociedade constituída pelo marido, esposa e filhos. Mas geralmente dá-se o nome de Família ao conjunto de todos os parentes.

A Família, base da Sociedade, é constituída através do casamento monogâmico. Casamento é o contrato voluntário entre um homem e uma mulher para fundarem uma Família. O casamento no Brasil era indissolúvel – atualmente existe o divórcio. Parentes são os indivíduos que pertencem à mesma família. São consanguíneos e afins, conforme a Lição nº. 3.

 

IGREJA – A Igreja é um grupo religioso organizado e institucionalizado. Como grupo religioso, uma Igreja abrange a comunidade dos crentes e geralmente o corpo de sacerdotes hierarquizados ou não. Como instituição a Igreja apresenta:

1-    Um sistema de preceitos dogmáticos, ritos e crenças.

2-   Uma comunidade dos crentes e os órgãos administrativos.

3-   Um equipamento material que consta de templos, conventos e objetos de culto.

 

ESTADO – É uma instituição para dirigir o País ou a Nação, dispondo de força para fazer cumprir as Leis e impor sanções a quem não as cumprir.

Num Estado há governantes e governados.

Governantes são os que dirigem as coisas públicas. Devem governar de acordo com os interesses gerais, respeitando os direitos de cada um e de todos. Devem governar com honestidade para promover o progresso material, intelectual, moral e cívico da Nação. Os governados são aqueles que devem obedecer às instituições e as Leis e trabalhar cooperando no progresso do País.

Governo é a direção visando o bem-estar comum. Quando não temos governo, se estabelece a anarquia. Há duas formas de governo:

1-    Monarquia – o governo é exercido por um só chefe (rei ou imperador), autoridade suprema, geralmente hereditária e vitalícia.

2-   República – o governo é exercido por chefes temporários, ou assembléias, eleitos pelo povo. É a Democracia = o governo do povo, pelo povo e para o povo. A República pode ser:

a) - Constitucional – o Presidente tem seu poder limitado pela Constituição.

b) - Representativa – o Presidente não pode fazer nem modificar nada nas Leis sem o concurso das assembléias eleitas pelo povo.

c) - Absoluta – o Presidente pode modificar ou abolir leis.

d) - Despótica – quando o Presidente não está sujeito a nenhuma lei fixa.

Atualmente as monarquias e as repúblicas são Constitucionais representativas.

Há dois tipos de república Constitucional Representativa:

1-    Presidencialista – onde o único responsável é o Presidente da República que governa com os Ministros de Estado por ele nomeados.

2-   Parlamentarista – onde o Poder Executivo cabe aos Ministros que dependem do poder Legislativo

As Repúblicas e Monarquias podem ser:

a) Unitárias – dependem de um governo central.

b) Federativas – são vários Estados com governos autônomos respeitando o poder central, expressos na Constituição.

O Brasil é uma República Federativa Constitucional Presidencialista. Portanto é um governo Democrático.

As vantagens da Democracia são: 1- concede liberdades individuais; 2- o povo conhece os atos do governo; 3- os governos se renovam; 4- predomínio da opinião da maioria.

 

FORÇAS ARMADAS – Toda Nação necessita de um instrumento de força para a defesa de seus ideais e interesses. As Forças Armadas brasileiras são formadas pela Marinha, Aeronáutica e Exército; elas constituem esse instrumento de segurança e defesa da Pátria e da manutenção dos poderes constitucionais, da Lei e a Ordem.

As Forças Armadas necessitam de um efetivo permanente que é aumentado em tempo de guerra.

A fim de preparar os homens para a defesa da Pátria, há o serviço militar  obrigatório para todos os rapazes com 18 anos de idade.

 

EMPRESAS – As Empresas são organizações de trabalho para prestação de bens e de serviços à Comunidade. Elas podem ser:

a)    Públicas – quando são propriedade do Estado. Ex. Correios.

b)   Social – quando atendem a um grupo. Ex. Cooperativas.

c)    Privada – quando pertence a uma pessoa particular ou a um grupo em sociedade civil.

d)   Mista – quando usa capital público e privado.

 

ESCOLAS E INSTITUIÇÕES CULTURAIS – Cada grupo social ou cada Nação possui uma cultura. A cultura representa a vida intelectual, suas instituições e a maneira de viver.

Através das Escolas é difundida a cultura (conhecimentos intelectuais, artes, ciências, etc,). As escolas procuram tornar o homem em um cidadão útil a si e à comunidade.

Além das escolas há outras instituições que divulgam a cultura e procuram formar cidadãos conscientes. São: o cinema, o teatro, o rádio, a televisão, entidades científicas, clubes esportivos e sociais, etc.

 

Lição Nº. 14

OS SÍMBOLOS NACIONAIS

 

Símbolo é o sinal que encerra uma idéia, um conceito.

Para simbolizar nosso País, temos os símbolos nacionais criados por força da Constituição. Os símbolos nacionais do Brasil são:

1-    a Bandeira Nacional;

2-   o Hino Nacional;

3-   o Escudo ou Armas Nacionais;

4-   o Selo Nacional.

 

A BANDEIRA NACIONAL:

Foi criada a 19 de novembro de 1889.

A forma da Bandeira – um losango amarelo dentro de um retângulo verde. No meio do losango está uma esfera azul-celeste cortada por uma faixa branca descendente da esquerda para a direita, com os dizeres: "Ordem e Progresso". Na esfera há 27 estrelas representando os Estados e o Distrito Federal. As cores verde e amarelo são as cores nacionais; o azul representa o céu brasileiro. As estrelas correspondem aos Estados, sendo que sempre que é criado um novo Estado são acrescentadas novas estrelas. A legenda "Ordem e Progresso" é o lema do povo brasileiro.

Normalmente a Bandeira Nacional deve ser hasteada de sol a sol, sendo permitido o seu uso à noite uma vez que esteja iluminada. O hasteamento deve ser feito às 8 horas da manhã e o arriamento às 18 horas. No dia 19 de Novembro o hasteamento será feito às 12 horas e o arriamento às 18 horas.

A Bandeira Nacional será hasteada obrigatoriamente nos dias de festa, ou de luto nacional, em todas as repartições públicas federais, estaduais e municipais, nos estabelecimentos de Ensino Público e de Ensino Particular, e em todas as instituições particulares de assistência, letras, artes, ciências, e desportes.

 

O HINO NACIONAL –

O Hino Nacional brasileiro consta de música  de Francisco Manuel da Silva e o poema de Joaquim Osório Duque Estrada. O Hino Nacional será executado: A) em continência à Bandeira Nacional, ao Presidente da República, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal, e nos demais casos determinados pelos regulamentos de continência e cerimonial de cortesias internacionais. B) quando a Bandeira Nacional for hasteada nos Estabelecimentos de Ensino Público ou Particular.

 

O ESCUDO OU ARMAS NACIONAIS –

Consta de uma grande estrela sustentada por um sabre, a qual tem em sua volta um ramo de café e outro de fumo, e no centro a esfera azul-celeste com as 27 estrelas. No fundo sobre o sabre há também uma estrela. Cada ângulo da estrela está dividido ao meio, alternando-se as cores verde e amarelo. Abaixo do sabre há uma faixa com os dizeres: "Estados Unidos do Brasil, 15 de Novembro de 1889".

O uso das Armas Nacionais é obrigatório:

a) no Palácio da Presidência da República;

b) na residência oficial do Presidente da República;

c) na Câmara dos Deputados, no Senado Federal, nos Tribunais, nos Palácios de Governo Estadual e Prefeituras Municipais.

d) na frontaria dos edifícios das repartições públicas federais;

e) nos papéis de expediente das repartições públicas e nas publicações oficiais.

 

O SELO NACIONAL –

Consta da esfera azul-celeste tendo em volta os dizeres: "República dos Estados Unidos do Brasil".

É usado na correspondência oficial para autenticação.

(continua)