quinta-feira, 10 de março de 2011

LEITURA DO DESTINO

Leitura do Destino? - Tudo na vida é um "jogo" de cartas marcadas? - Seria possível prever o dia de amanhã? - são algumas perguntas que ouvimos com frequência.
Prever para prover - ou seja, as previsões ou "profecias" devem ser um indicativo para tomar novas posições frente a fatos , e, não considerar tudo uma fatalidade. Especialmente se considerarmos, por exemplo, que uma guerra antes de acontecer foi amplamente planejada, estudada e preparada com um objetivo. O homem pode mudar suas decisões ou ser levado a outros resultados ao interferir na  ordem natural dos eventos - sem fatalismos. Os caminhos tem muitas bifurcações. Cada uma delas leva a novas bifurcações com novas possiblidades de escolha. Isto, indefinidamente...
Ler o destino pode ser muito ilustrativo desde que estejamos dispostos a aprender com as lições da vida.
A arte da guerra é um jogo de xadrez. A história é um jogo de quebra-cabeças montado pelas peças do jogo de xadrez. Se o I-Ching nos dá o momento da confluência dos eventos - propícios ou não - o Baralho com toda sua simbologia leva o imaginário a interpretações de representações universais pertinentes à Civilização e a humanidade como um todo, e ao cidadão em particular. Os Números que são a medida do Universo, juntamente com as Formas e sua vibrações cíclicas, explicam outros tantos conceitos que fazem parte do inconsciente coletivo. Dizer que tudo está escrito nas estrelas também vale para o DNA. Os números falam uma linguagem própria. Os movimentos das peças de um jogo de xadrez, ou a forma como as varetas caem e determinam o hexagrama a ser lido para aquele momento, tudo está vinculado ao movimento da vida.
Um vidente,  um leitor de cartas, ou um "jogador" brinca com o desenrolar dos eventos lógicos do dia a dia. E, faz "profecias"! Os suportes utilizados são variados. No entanto, é necessário conhecer outros detalhes do ser humano e ter controle sobre a própria mente que sai em busca da informação em outra dimensão - especialidade de um xamã.  É ver para crer. É saber ver para entender o que se lê no livro Cósmico; isso é um dom que muitos tem e usam sem saber; outros se valem para ganhar a vida. Outros ainda, para planejar e fazer acontecer o que desejam. Mas, não é tão simples assim. A música das estrelas tem seu próprio Maestro. Aí, a previsão pode não estar de acordo ou em harmonia com ela. Simplesmente não vai acontecer nada!
Leitura do destino? - Vale como um exercíco de auto conhecimento.