sexta-feira, 18 de março de 2011

O "POLITICAMENTE CORRETO"

A vantagem do jornal virtual é que temos acesso a uma variedade de informações em curto espaço de tempo, e assim, ter um panorama do que vai pelo país e pelo mundo. Já nos disseram que não é para acreditar em tudo o que Internet disponabiliza ao leitor. Sabemos disso. Porém, há muita coisa séria que merece ser mencionada.
Nos últimos tempos uma coisa que nos tem chamado a atenção é o que seja "politicamente correto" - ou seja, o que não contrarie a opinião oficial! E, portanto, dizer não a certas posturas passa a ser uma temeridade. Extirpar o adversário para reinar é o lema das ditaduras explícitas e também das disfarçadas. E alguns aqui no Brasil não escondem esse desejo...
Como vivemos em uma Democracia onde a opinião parece que ainda é livre, ou pelo menos é o que dizem, aqui vão algumas observações:
- O direito das minorias expressar sua divergência está se tornando uma ameaça aos demais cidadãos; para corrigir uma desigualdade cometem arbitrariedades em nome dos "direitos humanos"e esquecem que estão agredindo os direitos dos demais. Que mal pergunte: - como vão, por exemplo as tais cotas para Universitários?
- Incentivos fiscais para a Cultura - Ótimo! Porém, os critérios não nos parecem claros. Por exemplo, a divulgação de poesias da cantora Betânia através de vídeo na Internet. Nada contra desde que esse direito seja estendido a outras pessoas não famosas e sem recursos financeiros, como parece não ser o caso da cantora.
- Prêmios literários - Recente polêmica envolveu o conhecido cantor, compositor e escritor Chico Buarque com a premiação do "Jabuti". Quais as regras para a premiação? - O mesmo temos ouvido em relação ao patrocínio cultural com verbas públicas de filmes, peças teatrais, shows, etc.
Mudando de assunto - Fiquei chocada com a notícia de que o governo brasileiro não tem condições de repatriar os brasileiros que estão querendo deixar o Japão diante da catástrofe que se abateu sobre o país. Enquanto eles mandavam dólares e divisas para o Brasil, as quais chegaram a ser superiores ao valor de certas exportações de produtos nacionais, tudo bem. Agora... Nem um avião. Por onde anda o aerolula? Creio que por poucos brasileiros que pudesse trazer de volta já seria uma ajuda gratificante...Não temos navios, nem aviões militares para ajudar no resgate. Terceiro mundo, ou emergente país do faz de conta. As autoridades estarão pensando que o problema do Japão não passa de uma marolinha?
Em tempo: - O presidente B. Obama chega ao Brasil amanhã. Toda a agenda foi modificada. Seu principal pronunciamento na Cinelândia foi cancelado. Cautela nunca é demais. Ainda mais agora com o mundo a beira de um colapso, para não dizer de uma nova guerra, desta vez no Mediterrâneo. É realmente preocupante.
Bem, dias melhores virão. Assim esperamos. E que o que é correto prevaleça sempre.