segunda-feira, 21 de março de 2011

MEL - O ALIMENTO QUE TAMBÉM É MEDICAMENTO.

Mel, um dos mais antigos produtos naturais que fez parte da alimentação humana caiu em desuso a partir da descoberta e fabricação do açúcar de beterraba e da cana.
Sua composição química contém hidratos de carbono, Vitaminas (A, B1, B2, B5, C), Potássio, Fósforo, Cálcio, Sódio, Ferro, e mais Cobre e Manganês. Mais de 3/4 da parte de mel é formada de açúcar na forma elementar: destrose (ou glicose) e levulose (ou frutose).
Uma das mais antigas citações do mel como medicamento data do Iº século da era cristã, em que era recomendado como cicatrizante e resolutivo quando aplicado na pele sobre tumores.
O Mel tem propriedades dieuréticas, é laxante, calmante, tônico cerebral, depurativo do sangue, combate afecções respiratórias, digestivas, debilidade geral, além de muitas outras propriedades. Como bactericida o melhor mel é o recém coletado, pois estaria ligado às propriedades medicinais das diferentes flores que fornecem o néctar.
A experiência no uso do mel de flores do campo para a eliminação da radiotividade do organismo contaminado é citada no cap. 4.3.6 (pág. 33 a 42) do livro "Curso Avançado de Alimentação Natural" - vol III (Regeneração e Cura) em 4ª edição - de Mário Sanchez , com base em palestra realizada pelo autor quando do acidente com o Césio 137 em Goiânia.
O mel é ótimo alimento para pessoas de todas as idades pois favorece o crescimento de crianças e adolescentes, dá energia a atletas, prolonga a vida dos adultos e idosos. Uma das vantagens do uso do mel é que ele não eleva o nível do açúcar no sangue, podendo ser usado por diabéticos. A dosagem deve ser moderada - não é porque é gostoso que se deve abusar.
Algumas sugestões de uso do mel como medicamento e alimento saudável:
- nozes, castanhas, ou amêndoas moidas e misturadas com mel - (combate a tuberculose);
- mistura de mel com linhaça ou tintura de açafrão (combate dor de dentes).
- uma colher de mel diluído em um copo de água - tomar à noite (combate a insônia, normaliza o funcionamento dos intestinos e alivia a tosse).
Se você é daquelas pessoas que "morrem de fome"  e ficam deseperadas para atacar um bom prato de comida ou sanduiche - experimente substituir o açúcar branco pelo mel. Você se livrará dessa sensação de fome desesperada cujo resultado vai aparecer na balança.