sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

AS CLASSES SOCIAIS E O SISTEMA DE CASTAS

O Sistema de Castas se caracterizou por uma estrutura social rígida, praticada na Índia por muito tempo. Segundo esse sistema o indivíduo nascido em uma casta não podia ocupar outra função a não ser à da casta à qual pertencia. 
Havia 4 castas: os Sudras - pertencentes à classe dos prestadores de serviços à sociedade através do trabalho braçal ou manual; o Vaicias - dedicados ao trabalho agrícola, comércio e negócios em geral; os Xátrias - pessoas de talento administrativo, executivo e defensivo (governantes e guerreiros); e, os Bramins - pessoas de natureza contemplativa, espiritualmente inspirados e inspiradores. Na Índia perdurou por muito tempo essa estrutura rígida sendo que ainda houve mais uma classe - a dos párias ou "intocáveis", vivendo na mais absoluta miséria. Deve-se ao trabalho abnegado de M. Gandhi o resgate desses excluídos, que com sua equipe de voluntários se dedicou a levar educação, noções de higiêne e de cidadania, sem nenhum plano mirabolante governamental.
Este sistema rígido é o resultado do desvirtuamento da Leis de Manu. Esse grande legislador entendia que os homens se distinguiam nessas 4 classes devido às suas capacidades inatas, e que só elas é que deveriam nortear a inclusão do indivíduo numa dessas castas na medida em que ele procurasse alcançar qualquer dos objetivos de uma delas. Todos tem alguma característica de cada uma das classes e sempre uma se sobrepõe às outras.
Manu ensinou que os membros de uma sociedade merecem respeito na medida de sua sabedoria, virtude, idade, parentesco e por último, a riqueza.
Atualmente fala-se muito em inclusão social e classes sociais. Ou seja, a distinção dos cidadãos baseados em categorias e uma hierarquia (A, B, C, D, E), considerando principalmente o poder de compra - ou seja, priorizando os bens materiais sobre outros valores: ex - o Conhecimento - tratado ironicamente como "elites" intelectuais; da Virtude - numa desmoralização dos usos e costumes; idade - divisão entre jovens/velhos sem respeito pela experiência e sabedoria dos mais idosos; parentesco - transformado em oportunismos e apadrinhamentos generalizados com troca de favores políticos, etc. As capacidades inatas, em nosso mundo atual é olhado com desdém.
A educação ideológica está deturpando o verdadeiro sentido das instituições, da vida e de seus valores. Podemos citar como exemplo o Casamento que na sua acepção verdadeira é "a união permanente e fiel de um homem e de uma mulher; ele é a base natural da família e uma instituição fundamental para o bem estar de toda sociedade. "Toda" a sociedade, não só dos que creem em uma religião!"
"Franqueza aliada à polidez é útil e admirável".