quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

ESTUDANDO EM CASA

Estudar só em casa é uma forma adotada por muitos pais nos EEUU. Esse sistema atende cerca de 2 milhões de crianças desde a pré-escola até o ensino de segundo grau. E, estudos demonstram que crianças que só estudam em casa tendem a superar crianças de mesma idade que estudam em escolas convencionais.
Nossa experiência pessoal, desde a alfabetização iniciada pelo meu avô, como falamos no blog anterior, nos deixa à vontade para falar no assunto. A maior parte do que aprendemos foi fora das salas de aula. A escola foi importante na medida que fornecia uma base,  a partir da qual desdobrávamos os estudos dos mais variados temas através de leituras, muita leitura(!) em livros de 2ª, 3ª mão (quando livros didáticos) e emprestados por colegas, ou de bibliotecas.
No Brasil, esse sistema de estudo só em casa, é proibido!
Entendemos que a escola deveria complementar o ensino de conteúdos; no entanto ela está sendo transformada em um "lar" para crianças cada vez mais cedo. E, pelo andar da carruagem, logo, logo, os pais e o verdadeiro lar serão substituídos completamente pelo Estado. Muitos comodistas entendem que o Estado é obrigado a cuidar dos filhos, pois parece que não sabem o que fazer com os "pentelhos".
Isso já é o resultado de: 1- da desagregação da família; 2- perda dos valores ético-morais-religiosos de grande parte da população; 3- gigantismo das cidades com a formação de Favelas em conseqüência do êxodo rural massivo nas últimas décadas;  4- falta de políticas de valorização do indivíduo, pois não basta chegar à classe "C" ou receber a tal bolsa-tudo para estar realmente inserida na sociedade; 5- uma educação difusa (confusa) com falsos objetivos a ponto de já faltar mão de obra qualificada, apesar do número de Faculdades criadas nos últimos anos.
Hoje, com a inclusão, pelo uso de internet nas escolas, os alunos estão com mais uma ferramenta para desviar a atenção em relação aos conteúdos que realmente interessam para a formação profissional. 
"Todos nascem iguais e são dotados pelo Criador com certos Direitos inalienáveis, entre os quais  a Vida, a Liberdade e busca da Felicidade. Como propriedades individuais, esses direitos Naturais não podem ser objeto de discussão, Leis ou regulamentações por parte dos homens. Cada um é responsável por si."