domingo, 16 de janeiro de 2011

DILÚVIOS E OUTRAS CATÁSTOFES

 DILÚVIOS E OUTRAS CATÁSTROFES não são novidades no planeta Terra.

A Terra já passou por pelo menos cinco grandes destruições. Pouco se sabe das verdadeiras causas do que ocorreu e que destruíram muitas espécies animais e vegetais, fracionando os continentes, e, num determinado momento da história, ameaçou a extinção da espécie humana, conforme muitas culturas falam do dilúvio.

Sabe-se que nosso planeta sempre esteve e está exposto a diferentes influência internas e externas. Há, por exemplo, indícios do impacto de um meteorito gigantesco na costa leste do Novo México e que seria o responsável pelo desaparecimento dos dinossauros. Nessa região foi localizado um gigantesco 'sismossauro'  com 40 metros de altura e com um peso equivalente a 40 toneladas.

Intenso vulcanismo teria sido desencadeado a partir desse impacto lançando cinzas a atmosfera o que provocou a morte de animais e plantas, não só pelo impacto, mas também pela falta de luz solar durante largo período.

O texto – "Os ventos sopraram seis dias e seis noites, enchentes e tempestades dominaram o mundo" – da epopéia de Gilgamesh (3.000 anos a.C) é semelhante ao texto bíblico que narra fato ocorrido no tempo de Noé e sua Arca. Narrativas semelhantes são encontradas entre povos de todos os continentes, desde povos mais evoluídos até os grupos mais primitivos. Pelo menos um grande dilúvio mundial –ou não- ocorreu, mas teriam ocorridos outros anteriormente.

Qual a importância de se saber o que já se passou em nosso planeta? – Quando ocorrem catástrofes naturais, logo alguém fala em fim do mundo. E paira no ar a "ameaça de 2012"! O que vai ocorrer não importa. O que é importante, é saber que hoje o homem também pode se prevenir, assim como Noé teve capacidade de sobreviver a um dilúvio usando a tecnologia que lhe foi oferecida. Parece que só no Brasil as autoridades ainda não perceberam o seu papel de executar obras de prevenção que protejam os cidadãos das catástrofes naturais, sejam elas quais forem. Executivo! – não é esse  o cargo exercido pelos senhores politicos eleitos para governar?- excutar significa fazer, realizar... Houvesse prevenção e os dramas que se repetem em vários lugares do país, ano após ano, já teriam sido evitados.