sábado, 22 de janeiro de 2011

JARDINS PARADISÍACOS POSSÍVEIS

Jardins Paradisíacos são possíveis. Eles existem. São  "OS JARDINS DO CASTELO DE VILLANDRY".

Jardins e flores é tudo o que há de mais belo na natureza. E, quando a mão do artista  dá o seu toque mágico com a combinação de formas e cores, o resultado é o de encantamento. Ou seja, podem criar e apresentar um modelo do que pode  ser um Jardim-Paraíso.  É o que se pode ver nas maravilhosas fotos   nas suas dependências externas.

"Os Jardins do Castelo de Villandry" fica  no vale do Loire. Data de 1536 e foi construido por Jean le Breton, Secretário de Estado das Finanças de Frederico I. Tornou-se conhecido no século XVI pelas suas hortas. Em 1906 o Castelo foi comprado por Joaquin Carvallo – médico espanhol. Ele restaurou o castelo, e hoje, em mãos de seus descendentes, ostenta as maravilhas da combinação de hortas, jardins, plantas medicinais, árvores, etc, em canteiros artísticamente construídos e delimitados com buxos que são podados anualmente.

Apresenta três tipos de combinações: 1-Jardim do Amor – dominam as cores brancas (inocência), rosa (amor) e vermelho ( traição); 2- Jardim das Cruzes: de Malta, de Languedoc e a de Vasconia. 3- Jardim da Música – com canteiros em grandes triângulos representando instrumentos musicais: liras, harpas, candelabros. Há as hortas – o jardim dos vegetais - com nove quadros iguais, plantados  com hortaliças de cores contrastantes: vão do azul do alho porro, ao branco do repolho, o roxo das couves lombardas e da beterraba, ao verde da alface e das folhas da cenoura. É uma  réplica das hortas monacais da idade Média. A horta surgiu da necessidade durante a primeira guerra mundial; o médico J. Carvallo que atendia no Castelo os soldados feridos também tinha que providenciar sua alimentação.

AS PLANTAÇÕES DURAM UMA PRIMAVERA E UM VERÃO. No ano seguinte cultiva-se tudo de novo. Atualmente contém quarenta espécies de hortaliças. A rega é automática  e subterrânea.

Um modelo que vale a pena conhecer!