domingo, 23 de janeiro de 2011

"BICHANA" - A GATA PRETA DE ESTIMAÇÃO

Tenho pena dos animais de estimação vivendo em cubículos, usando coleiras, alimentação industrializada...

Lembro então da nossa gata de estimação – a Bichana. Era preta brilhante, muito ágil e brincalhona.

Individualista , sabia que a residência oficial era nossa casa onde nascera. Usufruia do imenso quintal cheio de árvores com ninhos de passarinhos, que ela visitava naturalmente como boa caçadora em que se transformou. Ficava durante dias sumida. Quando aparecia, se fazia anunciar por forte miado como quem  avisa: - "Cheguei!"

Dificilmente entrava na casa; isto depois de ter levado um susto com uma música (O Mambo do Gato Preto) que estava a tocar na vitrola da sala. De um salto se pôs a salvo; e quando estava no terraço da frente e queria ir até a cozinha sempre dava a  volta pelo jardim...

Numa dessas ausências demoradas reapareceu tão debilitada que mal podia ficar em pé. Minha mãe cuidou dela com poucas esperanças; a conclusão é de que teria sido picada por alguma cobra ou aranha venenosa. Deixou-a acomodada na calçada perto da porta da cozinha à sombra da casa.

Enquanto isso eu arrumava a cozinha do almoço. Na época ainda o fogão era a lenha. Ao limpar o canto onde ficava a lenha e o carvão, notei que havia um "carvão" diferente. Era uma aranha com carapaça brilhante de cerca de 5cm de diâmetro, ferrões ameaçadores e longas patas. Tentei dominá-la com a vassoura para colocá-la para fora da cozinha. Mas, seus saltos dificultou tudo, e eu, após cinco tentativas acabei por amassá-la... Varri seus restos que foram cair ao lado da gata que mal respirava. Não sei se foi o cheiro ou o ruído da queda da aranha morta que lhe chamou a atenção. Cambaleante, levantou e começou a comer a aranha. Gritei para que não fizesse tal loucura. Inútil. Ela mastigou e engoliu tudo. Depois, de olhos brilhantes, lambendo os beiços começou a dar fortes miados, cambalhotas e saltos mortais.

Quando passou a "crise-reação" ao inusitado cardápio, bebeu água que havia sido deixada ao seu lado.

A cura foi tão instantânea e milagrosa que custei a acreditar.

Dizem que cada um tem uma função cósmica aqui no planeta Terra. Certamente à daquela aranha foi a de salvar a "Bichana". Nunca mais vi outra aranha igual àquela na nossa chácara. A gata preta viveu muitos anos. Morreu de morte natural quando seu tempo se esgotou.

Animais de estimação, só se for para viverem livres como a Bichana viveu.