sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

KI - ORIGEM DA VIDA - PEQUENAS GRANDES INFORMAÇÕES!

KI – ORIGEM DA VIDA

Todas as coisas do céu e da terra obedecem ao "KI". O fenômeno da vida está na dependência dessa lei.

"O que havia no céu, no começo era o KI; na terra ele se fez visível pela forma. O Ki e a forma interatuam dando nascimento a todas as coisas existentes" (Su Wen)

A dualidade Yin/Yang (expressões do Ki), se estiverem em equilíbrio no corpo, o organismo fica  em harmonia com o Universo. Porém, se há estagnação dessa energia Ki no organismo, produz-se uma doença física ou mental.

Um congestionamento energético ao longo dos meridianos que percorrem todo o corpo, é o primeiro estágio do desenvolvimento de uma doença. Em geral esse desequilíbrio é muito  sutil, e assim, muitas pessoas "doentes" são tidas como portadoras de distúrbios neurovegetativos ou funcionais. Temos aí uma manifestação da Doença do KI. Ela se caracteriza por sonolência, perturbações mentais, dores no corpo sem causa aparente, desconforto na garganta, etc. A medicina Oriental considera como doente uma pessoa que se diz "doente" – ela é portadora da doença do KI.

A TÉCNICA  do tratamento consiste em ativar os meridianos e restabelecer o fluxo energético antes de aparecer os sintomas de lesão orgânica. Também podem utilizar alimentos de cheiro forte como o gengibre, cebola, alho, pimenta, etc. Às vezes basta cheirar esses alimentos para que desapareçam os sintomas.

A circulação harmoniosa de Ki é restaurada graças às propriedades que esses alimentos tem para estimular o organismo. Às vezes o reequilíbrio é rápido. Outras vezes é mais difícil, especialmente nos casos de desordem mental.

A automassagem  dos pontos específicos à cada órgão nos principais meridianos podem, em poucos instantes, restabelecer o fluxo de energia Ki. A milenar ciência Oriental do equilíbrio das energias tem muitas nuances fáceis de serem aprendidas e usadas no dia a dia através do uso do  Do-In.

Simples como respirar: o pequeno resumo de um ensinamento oriental encerra o conhecimento de grandes informações que podem fazer a diferença no dia a dia de cada um.